Não foi possível carregar o Disqus. Se é um moderador, por favor leia o nosso guia de resolução de problemas.

Luciene Cardoso • há 6 anos

Não se pode banalizar esta questão, a reportagem mostra dados e comentários de pesquisadores sobre elas que são muito importantes, até mesmo para servir de base á discussão que vem se travando hoje na área da saúde do excesso de diagnóstico de transtornos psiquiátricos e da consequente medicação com remédios prescritos O que está em jogo são vidas humanas que a cada ano vem sendo colocadas em risco e se perdendo devido ao uso contínuo destes medicamentos. Achei importante a pesquisa e a divulgação, parabéns pelo empenho.

Fernando Afonso • há 6 anos

Ridículo e comercial. Algum Benzodiazepínico pagou pra não ser citado é claro. Ou querem ver as pessoas piorarem de seus sintomas de ansiedade. Não creiam nisso. É papo furado!

Tambem acho, mentiras, se matasse assim como ele ta falando, eu já estava mortinha....isso é que o Rivotril e uma medicação, mais barato, tão falando isso pra , pararem de fabricar, colocar um outro mais caro e ruim, que não servem pra nada, pra poderem ter maus lucro...tudo se volta pro dinheiro, pois é o que vale hoje..um dia vou morrer mesmo, kkll

TOM • há 5 anos

Exatamente! Passei minha vida sofrendo com transtornos de sono e ansiedade, até ter coragem de buscar um psiquiatra e começar a tratar com Escitalopram e o Rivotril. Minha vida deu um salto de qualidade, hoje durmo bem, meu dia é mais produtivo, tenho mais confiança em mim... Se fosse enumerar quantas coisas mudaram, teria de escrever um livro. As indústrias farmacêuticas querem faturar mais e, obviamente, não querem que um remédio tão barato promova resultados tão positivos. A exemplo da Fosfoetanolamina sintetica, que já se sabe, promove resultados muito melhores que diversos tratamentos caríssimos, mas que ainda é proibido.

Jose Benedito de Paula • há 6 anos

Conversa fiada, tomo Rivotril de 2mg, um a noite e meio de manhã, viajo o dia todo e graças a Deus, numa boa. Detalhe: semana passada saí de Pirapora 08:30 e cheguei em Pouso Alegre 17:00, rodei 760 Km, só parando para abastecer e um cafezinho!!!

Simone Elias • há 6 anos

Colocou a vida de muitas a gente em risco hein!

DANILO GAMERS • há 5 anos

poderia até ter causado uma tragedia. toma cuidado.

Carolinna Santos • há 5 anos

Também acho Maria.
Antes de mudar de psiquiatra tomava frontal que é basicamente a mesma coisa do Rivotril, porém o médico nunca me medicava com o clonazepan.
Cheguei a ficar um pouco mais de um mês sem medicamento por esta em falta em todos os estados,mas o médico não prescreveu o clonazepan.( provavelmente ele recebia algum dinheiro do representante para prescrever apenas frontal).
No entanto quando mudei de médico fui receitada com clonazepan ( rivotril) e ainda recebo pelo sus.
Faço isso há mais ou menos 3 anos. ( tenho síndrome do pânico. ).

Gustavo Fontes • há 5 anos

Boa noite. Me chama no zap 11999394107. Preciso de ajuda

loucasporkonad • há 5 anos

Tb recebo pelo SUS. Uso pra dormir mesmo. 1 por noite

Thiago Sesti • há 6 anos

Concordo plenamente.
Essa pesquisa não tem uma base lógica.
Tratamento com Benzodiazepínico feito corretamente só ajuda o paciente.

Marlon Rocha • há 5 anos

Boa!!! Perfeito! Tomo zolpidem e rivotril!! Me sinto muito bem....FÁCIL apontar os contras, criticar marcas , MAS não mostrar solução. E ae? O q eu faço? Paro com tudo! Não consigo dormir. Tenho crises insuportáveis de ansiedade e tomo um antidepressivo!!!
Um ponto importante! Vcs estão lendo um relato de alguém q tinha um preconceito ABSURDO de remédios, médicos especialistas e pacientes.... eu os chamava de frouxo e TURMA do mínimo.....
Sofri anos!! Achando q iria conseguir lutar SOZINHO e sucumbiu!.....
Perdão, MAS talvez eu seja mais uma vítima e morra.... VENHAM COM SOLUÇÃO!!! QUE ESSE COQUETEL DE LOUCO ACABA COM MEU CORPO, EU JÁ SEI.... PORÉM COCAÍNA EU NÃO USARIA. KKKKKKKKK

TOM • há 5 anos

Eu também, sofri desde a infância. Achava que psiquiatra era coisa pra louco. Hoje, depois de divorciado, de tantos empregos bons que tive, percebi após 1 ano de tratamento o quanto a minha vida teria sido diferente se tivesse começado o tratamento cedo, já na adolescência. Acho que essa matéria é tendenciosa, querem tirar o rivotril, substituir por outro com mesmo efeito, mas que custa 1000% a mais, como acontece com tantas outras coisas.

Dani Garcia • há 5 anos

Oi Marlon! Sugiro que conheça a medicina antroposófica. É europeia.
Trata a origem do problema, sem camuflar os sintomas. Tem no Brasil. Indico um site onde vc pode pesquisar a respeito. Eu e minha família preferimos a medicina antroposófica. Conseguimos resgatar uma tia que estava em depressão. Pesquise: www.vivendasantanna.com.br

Dani Garcia • há 5 anos

Oi Marlon! Li seu comentário e indico que busque conhecer a Medicina Antroposófica, é europeia e busca tratar a origem do problema, não camuflando os sintomas. Um abraço.

Edicleide Feitosa • há 5 anos

Porque acaba com o corpo pode m3 3xplicar por favor?

Accelina Moura da Silva • há 6 anos

Concordo com você, provavelmente tem outros novos no mercado e eles querem nos confundir ou ganhar dinheiro fácil!

Neuza Maria Oliveira • há 5 anos

Pois é... Eles dizem pq e do que morrem . ..

Amanda Ribeiro • há 5 anos

Já ouviu vários papos sobre o Rivotril já conversei com 3 psiquiatra eles falarão q è td mentira que o Rivotril è o melhor remédio psiquiatra q já fizeram várias pessoas consegue controlar depressão síndrome do pânico ansiedade e para dormir

Monique Oliveira • há 6 anos

eu já to no caixão, prontinha pra enterrar então... Balela! Morta estaria se enfrentasse os sintomas absurdos da ansiedade sem o rivotril! quem escreveu isso não tem transtorno de ansiedade haha

Elisângela Iwamoto • há 6 anos

Concordo plenamente

Regina Lucia Santiago • há 6 anos

Estudo muito vago e dizer q mata mais q a heroína, realmente, não acredito. A heroína no Brasil é pouco conhecida pq é cara, mas na década de 70, aqui no Brasil era muito usada por via injetável. E estudo de pesquisadores do Centro de Excelência em HIV, deve saber q o portador de HIV é bem sensível a qq droga.

Miguel Angelo Rodrigues • há 6 anos

Acho que alguns que comentaram aqui não leram o artigo inteiro, não entenderam ou vendem rivotril. Que parte de que o consumo contínuo afeta o fígado e leva a morte não entenderam?

Joy Mafaro • há 6 anos

Usei medicamentos tarja preta por um bom tempo, posso dizer que eles são perigosos, sim!
Um deles me desregulou mais do que me tratou e piorou minha situação. Passei a ter mais convulsões e cheguei bem perto da morte.
O texto foca sobre o uso POR LONGO PERÍODO, o quanto pode afetar o corpo, principalmente o fígado, causando hepatite (que mata) e sobre MÉDICOS QUE PRESCREVEM sem indicar outra alternativa antes. Não fala nada sobre overdose, como alguém nos comentários citou.
A TERAPIA foi o que me ajudou a retirar os medicamentos, hoje não preciso mais deles, criei minhas próprias ferramentas para lidar com minhas deficiências. Aprender a me alimentar melhor, praticar atividades físicas, meditação, são meios que me ajudam em meu processo também.
Alguns remédios me foram necessários por um tempo, quando surtava e perdia totalmente o controle e/ou quando convulsionava, não tinha mesmo outra alternativa, mas toda droga tem efeitos colaterais e os Tarja Preta ainda mais! Além do que viciam de uma forma que nunca imaginei. Fiquei dependente tanto fisicamente, quanto emocionalmente e tirá-los não foi nada fácil.
Olha que já tive outros vícios considerados "piores" que parei com muito mais facilidade.

FIQUEM ATENTOS, POR FAVOR!
Não defendam o uso de algo que pode levar a ti ou alguém à morte.
Isso é muito sério!
Remédio pode ser necessário, mas NÃO É A ÚNICA SAÍDA.

Nino Bellieny, minha vó toma clonazepam e risperidona e parece um zumbi, não fala direito mal caminha e não consegue ter uma conversa mais complexa. O que tu me diz sobre isso, e ela não era assim antes dos medicamentos.

Zélia Margarida • há 6 anos

Tomo o Rivotril à mais de 10 anos e não consigo me ver livre do Rivotril, diminuo a dosagem, mas a Ansiedade volta, parece que vou voltar a ter uma crise de Pânico!

Zélia Margarida • há 6 anos

Tomo o Rivotril à mais de 20 anos e não consigo me ver livre deste remédio, diminuo a dosagem, mas a Ansiedade volta, parece que vou voltar a ter uma crise de Pânico! Quanto ao Risperidona, comecei a tomar este ano, juntamente com o Escitalopram, Biperideno, Razapina e Amato. Não aguento mais tomar tanto remédio e só continuo viva porque tenho um filho. Tenho Depressão e Ansiedade e que só a base de remédio consigo viver mais ou menos bem, pois mesmo tomando meus remédios tenho tido em alguns dias crises de Ansiedade, aí meu filho me dá um Rivotril e a crise passa e eu adormeço. Tenho medo agora, de não acordar mais! Vou falar com minha médica, que já está diminuindo minha dosagem, por conta de minha falta de memória, já me perdi perto de casa duas vezes! Não sei o que ela vai fazer, só sei que não quero morrer ainda não.

Raoni Penna Firme • há 6 anos

Com o tempo, os efeitos colaterais só aumentam. Pode procurar, não é um medicamento para ser usado por mais de 3 meses. E os efeitos colaterais são: insônia extrema, sindrome do pânico, depressão aguda, entre muitos outros. Pode pesquisar. em inglês tem bastante material.. Vidas totalmente destruídas por essa droga. Para desviciar é mais difícil que crack e cocaína.

Alexandre Vieira • há 6 anos

Pode falar um pouco sobre este assunto quem tenta e já tentou muito largar do vício em Rivotril. Aliás, vcs consumidore e defensores, já tentaram parar? Já superaram a crise de abstinência? Eu estou no final da minha e espero nunca mais voltar!

Maria araujo Lima • há 6 anos

Não volte, continue tentando Alexandre Vieira, eu tomo desde os 36 anos, hoje estou com 71 e desde então venho tentando deixar de tomar.
Agora que estou idosa mais do que nunca, pois, a ansiedade não foi curada, há alguns anos faco uso em gotas porque não tenho sonolência diurna como antes. O Rivotril deve ser parado lentamente, eu comecei há um ano e entre recaídas eu já estou na sétima gota, mas, pra quem já tomou 30 gotas 7 não é nada. Há cada mês uma gota até chegar em zero gota. Para quem faz uso de comprimidos eu não sei como se faz. Eu estou substituindo por chás e produtos naturais e venho me sentindo melhor. Faco chá de folhas de maracujá+ erva cidreira, vou fazendo mudancas semanalmente dos usos dos chás valeriana pura, capim santo ou capim cidrão misturado a erva cidreira, camomila, Melatonina importada. Mudar hábitos de vida errados por anos , não é fácil exige disciplina, fé, esperanca e luta, muita luta. Fazer caminhada também ajuda, para os insones eu aconselho não tomar café depois das 17 horas, procurar viver uma vida tranquila, o que não é fácil nos dias de hoje.
Mas eu estou tentando com firmeza . Durmo sempre a mesma hora e procuro acordar a mesma hora. Por isso não vejo filmes á noite. Mas quem quer se curar desse vício, tem que se sacrificar se amar, gostar do que somos, aprender entende? Um abraco boa sorte Jesus é com todos nós. Amém?

?

Léo Demétrius Lassi • há 6 anos

A questão é que nao tem como pagar 500 reais por mes do bolso pra um terapeuta e pagar por todo o resto que a caríssima vida brasileira cobra. É mais barato fazer a consulta médica pelo convênio, ja caro, e comprar o rivotril que é barato

Raoni Penna Firme • há 6 anos

O barato sai muito caro

Aloisio • há 6 anos

“Há muitas pesquisas feitas sobre as drogas mais tradicionais de abuso, como as drogas ilegais como a heroína, a cocaína e as anfetaminas, mas não se sabe muito sobre o abuso das drogas legais”. Não deixa de ser outra droga.
Quem sabe se fizerem pesquisas sobre o abuso do Rivotril cheguem a conclusão que as drogas ilegais devem substituí-lo. E assim o meio científico dê uma forcinha para liberá-las. Volte meia cientistas dizem que alimentos industrializados e outros produtos comestíveis são mais maléficos que as tais drogas... Usuários e traficantes amam essas informações...
Melhor então seria liberar geral. O quantitativo de traficantes é fantástico. Não temos divulgação. O movimento do tráfico cresce cada vez mais porque mais consumidores aparecem... Os estoques dos produtos no mercado estão tão abastecidos; a sobra está indo para a Europa via África. Somos o quarto maior consumidor do mundo. A cocaína vem de perto. Do Paraguai... Mas são produzidas em países ao norte do Brasil.
Viciados estão curtindo a cocaína em vários lugares públicos, sem o menor pudor. Autoridades, educadores e ONGs passam a mão em suas cabeças. Os defensores da liberação estão em sinuca: se o Congresso vier aprovar a liberação que vai comercializar. Governo (PT, MDB, PSDB...) ou empresários? Ambos são ligados ao traficantes... Quem compra droga financia o crime. Droga é uma droga...

Branko Granatic • há 6 anos

As revistas Public Health Reports, no American Journal of Public Health e no Vancouversun. estavam sem matéria de capa e aproveitaram um estudo estapafúrdio sem pé e nem cabeça. Associar o uso de benzodiazepínicos com drogas ilegais como crac , ópio e cocaína tendo como estudo principal taxa de mortalidade além de inconclusivo e sem sentido. Este estudo me lembra um livro de woody allen , onde ele relata que seu amigo morreu de uma combinação de uma gripe forte com uma machadada na cabeça kkkkkk

Ricardo M-Jr • há 6 anos

Algum estagiário fez essa pesquisa? Pois ela não diz nada com nada e muito menos prova alguma coisa pois não está levando em consideração os outros muitos disturbios que levam as pessoas a usarem tal medicamento. Fraco.

Fabiano Araújo • há 6 anos

O que eu sei sobre "óbito" como "reação adversa" é o medicamento associado a álcool. É o que está na bula. Eu não bebo, e já é de muito tempo. Penso que é "álcool zero". Não aceito a "cervejinha do Domingo, é só um pouco, que não faz mal nenhum...". Para mim, isso é coisa séria! Vale a pena levar este texto e conversar com o seu próprio médico.. >A todos, muita saúde...<

Abel Milan • há 6 anos

Sempre trato de ensinar aos pacientes em relação com esses tipos de medicamentos , mas há pessoas que não aceitam um bom conselho . Há muitas pessoas que estão utilizando esses medicamentos sem ter critérios para isso . Esses tipos de medicamentos quando é necessário utilizá-los deve se procurar que seja pelo menor tempo possível em dependência da doença de cada paciente . Muitas pessoas começam a utilizar esses medicamentos e ficam presos na dependência medicamentosa , *** ou seja às vezes é pior o remédio que a doença .***

Ev Gilmar Couto • há 6 anos

SE O REMÉDIO É DE TARJA PRETA SIGNIFICA QUE PODE SIM CAUSAR A MORTE !!

Nino Bellieny • há 6 anos

Alguém que leu a bula! Porque lá está tudo bem explicado.

Gabriel Nantes Gimenez • há 6 anos

Texto traduzido deste link:

https://www.google.com.br/a...

Má-fé dizer que foi Nino Bellieny escreveu. Na verdade, parece plágio.

O Folha1 pode se pronunciar?

Nino Bellieny • há 6 anos

Está muito claro que não foi Nino Bellieny o autor do texto.. Ele cita as fontes, basta olhar com cuidado. O artigo já fora publicado no Brasil por outro site e reproduzido aqui. E tem sido uma bela maneira de milhares de pessoas debaterem o assunto. Obrigado por ter também participado.

Gabriel Nantes Gimenez • há 6 anos

Não, não está claro.
Quando se cita uma fonte, o autor indica que escreveu o próprio texto, com as próprias palavras, com base naquelas informações contidas na fonte.
No caso, vc apenas copiou o texto de outro site brasileiro.
Esse site, por acaso, copiou o texto de um original canadense, apenas o traduzindo.
O artigo é sim super importante, a forma jornalística com a qual ele foi publicado foi errada.

Nino Bellieny • há 6 anos

É mesmo? Agradeço pela informação. Nos próximos possíveis, escreverei que foi reproduzido de determinado autor e não apenas a fonte, como quase todos os blogs fazem, agradeço mesmo. Reproduzi de um outro blog. Sua informação é muito importante. Caso tenha alguma mais, envie-me. Obrigado.

Gabriel Nantes Gimenez • há 6 anos

Legal!
Abs!

Pedro Bonfim • há 6 anos

O título da matéria, e a própria matéria, são bastantes tendenciosos e cheios de ????.
Como já bem dissecado pelos diversos comentários, talvez seja o clonazepam do RIVOTRIL aquele q tem a melhor relação custo/benefício p/ o usuário. E Isso incomoda, e muito, a concorrência!
O resto não passa de mimimi.

Marizete ferreira se prestarem atenção, verão que existe um comentário que esse remédios matam com falta de ar ou seja: a longo prazo, o paciente se torna refém dessa droga. Como ele comentou, e uma cocaína, eroina, que mata sem perceber. tenho uma paciente que aos 38 anos, começou com somalium, depois com o tempo o valium , depois o diazepan e por fim o clonazepan . Ela sente muita falta de ar sim, usa alenia o tempo todo, o estrago que sofreu causou demência e agota o mal de auzheime, além de ficar deficiente visual e acamada. ESSA DROGA PREJUDICA CAUSANDO EFEITOS COLATERAIS COM O DONAREM RETARD PRA AUZHEIME; LAMENTAVEL.

SAÚDE e TERAPIA • há 6 anos

Eu já sabia. É um verdadeiro VENENO.

MANOEL GALDINO • há 6 anos

Todo medicamento ele cura uma doença, mas trás efeitos colaterais. Se o RIVOTRIL causa tanto dano assim, porquê não param de fabricar. Isso é como o cigarro, todos sabem que mas enorme estrago para saúde, mas continuam fabricando. Dá pra entender?

Cilene Ferreira • há 6 anos

Eu tomo revotril tem 5 anos , estou com medo .. o que eu faço tive descompasso cardioco

Caio Carvalho • há 6 anos

Tomei 30 dias por causa de zumbido no ouvido e fiquei com Azia e problema de refluxo pro resto da vida, nao tomem esse veneno!