Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

YorkshireTea • 6 anos atrás

Ufa! Até que enfim alguém disse o óbvio. A narrativa toda desse áudio é a do "deixa disso", do "deixa pra lá". Incrível o pessoal não perceber isso. É na linha da mesma "brochada" que foi imposta à militância no sábado depois da missa e à noite. Tudo para amortizar e acalmar quem está puto nas calças.

Crase • 6 anos atrás

Manipulação extrema. Mas o Lula deveria ter fugido mesmo!! Essa gente tem as costas largas. Ele sequer conseguiu se tornar ministro!!! Vários anos sem conseguir nada, nenhuma vitória, absolutamente nada. Essa masturbação jurídica do Zanin é só protelação daquilo que até agora se mostrou inexorável. Polícias sempre foram anti-povo, anti-pobres, e um simples guardinha não se acha povo. Se a polícia é deles, podemos fazer o quê? Disseram numa live que revoluções só foram possíveis com população armada!!! A Suíça é o povo mais armado do mundo. Enfim, são muitas coisas e só a tristeza tem sido nossa companheira. Vocês do DE têm sido nosso fio de esperança... Até.

José Carlos Vieira filho • 6 anos atrás

Crase, a Suiça não passa de um enorme estacionamento.
De dinheiro!
O gerente chama-se BIS.
O preço do estacionamento é suficientemente caro pra manter quieta, e satisfeita, toda a população armada.

Romulus • 6 anos atrás

E a classe trabalhadora - nao existe classe media - paga impostos de nivel escandinavo e recebe em troca um "welfare" state de nivel americano - pre-Obamacare. Assim, os ricos nao precisam pagar nada. É o paraiso do 0,1%. Por isso que Lehmann é meu vizinho.

Crase • 6 anos atrás

A polícia só mantém o controle porque tem armas e o monopólio da violência. Você acha que aconteceria o quê, se tivessem resistido no sindicato? Eldorado dos Carajás foi um episódio que mostra do que são capazes...

Nina Lima • 6 anos atrás

Olá Romulus, creio que a sua análise foi no ponto. Só tenho um reparo a fazer. Penso que você deixou de incluir e analisar a parte mais significativa (pelo menos para mim) do texto do Nassif: a sua conclusão e que condensa a mensagem final que este movimento plano B quer passar, que posto aqui,:

"Da parte de Haddad, sua presença discreta no palco foi decisão pessoal, para não parecer estar explorando politicamente uma tragédia política, como ocorreu com os funerais de Eduardo Campos. Mas sua posição é de total acatamento do que Lula determinar. Se quiser que seja candidato a presidente, será; se quiser que se apresente como vice de Ciro, irá; se quiser que se candidate a Senador, se candidatará." (GGN - L. Nassif).

Fiquei impressionada com esta passagem do texto, tanto do que ressalta explícito do conteúdo como o que tem aí de subliminar. Ou seja, a mensagem final é: Haddad, o Puro. Haddad, o Fiel. Haddad, o Ungido!!

Há duas manobras realizadas ao longo do texto, a meu ver: de um lado, apresenta-se Ciro como possível herdeiro, para logo depois ser descartado pela sua infidelidade e instabilidade (o que ninguém em sã consciência pode realmente discordar); de outro, e em contraste evidente, aparece em poucas linhas a apresentação do perfeito sucessor do líder carismático: aquele que é fiel e obediente. Assim, todo o destaque dado a Ciro parece-me uma estratégia para descartá-lo e, por contraste, apresentar aquele que tem o verdadeiro perfil do sucessor de Lula.

Afinal, o que a militância espera do sucessor de Lula? Alguém que não o traia, alguém que não queira ser maior do que ele, alguém que, se eleito siga - obedientemente - o programa que Lula faria, que simbolicamente tenha o corpo possuído do espírito de Lula (ou seja: um anti-Macron rsrs). Alguém que tenha a posição de "de total acatamento do que Lula determinar"!!

Mas, então, porque Lula não indicou ele no palanque? Porque ele ficou relegado? Ah, porque "foi decisão pessoal" do próprio Haddad, para não parecer estar se aproveitando politicamente da situação.

Realmente, pensam que somos burros? Alguém em sã consciência acredita que um político, em situação política legítima, tendo o futuro do país em questão, não iria tirar proveito (legítimo) político disto? Sobretudo, se autorizado pelo próprio Lula?

E a cereja do bolo, para mim, os atos-falhos (no sentido de expressar desejos, convicções e idéias inconscientes ou conscientes, mas que não se quer deixar sair à luz):
1. Se alguém é tão dedicado a acatar as decisões de Lula, como vai se recusar a seguir sua decisão em um momento crucial como aquele? Como vai contrariar a inteligência e o feeling político de Lula, que todos sabem, é da estirpe dos gênios?
2. Como se diz que ele acatará o que Lula disser, e como ser candidato a presidente é uma possibilidade apresentada, então, ele está dizendo que tem essa possibilidade de plano B?
3. Na decisão pessoal entrou a analogia ao fator "enterro Eduardo Campo", que chocou o povo uso político do funeral. Aqui o ato-falho ganha outra dimensão: o evento em São Bernardo não era um ato político de resistência de Lula, mas seu enterro simbólico!! Se ato político de resistência, fazer política e agir politicamente é legítimo; se enterro deve-se guardar as aparências e não agir politicamente, porque não legitimo. Ou seja, o ato-falho é tratar o ato imensurável de Lula, não como ato de resistência, mas como seu enterro. E, rei morto, rei posto.

Ou seja: esses três atos-falhos revelam o contrário daquilo que o texto procura construir: há aqui desobediência; há aqui a batalha pelo plano B; há aqui o desejo de impor um quadro pós-Lula (com o seu enterro simbólico), em que este teria significado apenas como cabo-eleitoral

A última mensagem implícita aqui é a tentativa de transformar aquilo que é uma clara indicação de que Lula desprestigiou Haddad, na apresentação deste como o legítimo sucessor.

O jogo é pesado.

Lula Livre Já! Lula de A a Z!

Paulo Follador • 6 anos atrás

Vou me apropriar do seu texto, enviarei e-mail e publicarei em grupo fechado (Amigos ...)

Romulus • 6 anos atrás

EXCELENTE - como sempre.
Vou subir pro texto.
"O jogo é pesado" foi exatamente o que me disse membro da Executiva do PT quando Haddad começou o seu golpe ainda em janeiro.

Yuri Verissimo • 6 anos atrás

Falou tudo, não desista não irmão ! Você é cada vez mais necessário.

Rita • 6 anos atrás

Meu, eu fui uma das idiotas que estava caindo no conto do vigário do Chico Pinheiro. Achei estranho a Globo publicar em Plantão especial. Mostrei no computador pra minha mãe: falei que era estranho o Plantão (como assim?) e os vídeos de fundo (de alta qualidade e com roteiro). Mas, mesmo assim, não vi o óbvio! Ficou nebuloso. Vi o vídeo aqui, mesmo, publicado pelo Messias. PQP!
Pensei como militonta e precisei muitíssimo de vcs, do Duplo Expresso, e de vc, em particular, Rômulus, para me alertar!
Mas, não vai ficar assim tão barato, vou postar seu texto em tudo que é lugar que não me querem ouvir mais. Se eu, que não vejo a Globo, há mais de 10 anos, caí nessa idiotice, mesmo achando que tinha algo errado! Ai, ai, ai...
Obrigada, de novo, DE! Tô com muita vergonha da minha burrice! Vou colocar o texto de vcs em todos os lugares agora, pra tentar me redimir pelos instantes de burrice.

YorkshireTea • 6 anos atrás

Rita, não é burrice. Você não foi idiota. Como disse em alguns lugares:

1) Nem todo mundo está com a capacidade analítica intacta, neste momento, para perceber o que, para alguns, parece ser óbvio: que o conteúdo do áudio do CP é totalmente voltado para a desmobilização.

2) O pessoal fica (com toda razão) desesperado para encontrar alguma saída, algum consolo, neste momento pra lá de difícil. Daí, é um pulo achar que "ainda há esperança... afinal de contas, até o Chico Pinheiro se posicionou [supostamente] contra a prisão do Lula".

O negócio, nestas horas, é parar, respirar, tomar uma xícara de chá preto com leite (excepcionalmente com açúcar) e tentar ler nas entrelinhas.

José Carlos Vieira filho • 6 anos atrás

Rita, já preveni sobre o Messias.
Faz tempo que tenho a impressão que é agente provocador.
Basta ver as fontes do que ele replica aquí.
Leia, mas, cum grano salis.

Maria Cosmel • 6 anos atrás

Romulus, vc é GENIAL!! Não é a toa que nunca abandonei o DE, mesmo durante o forte ataque que sofreram da "Bobosfera" e de certos deputados papagaios de pirata. Vc e o Wellington Calazans fazem um trabalho muito sério, de alto nível, fundamental para a resistência contra o fascismo que se instala no Brasil. Parabéns a toda equipe do DE e demais comentaristas e colaboradores. Foco na luta, Lula de A a Z!!!

R. Nunes • 6 anos atrás

Ps: estamos correndo o risco dessa estética Lula "messias-mandelista" ser o mais novo Che-Guevara dos souvenirs Neoliberais feitos pra quem fala que é de esquerda. Vejo empreendedores, muitos saídos do MBL, lucrando com isso.

R. Nunes • 6 anos atrás

Brilhante. <3

Esse lance das cartas, perderam a noção do ridículo, em pleno estado de exceção, devidamente declarado via Judiciário, mandar cartinhas, perderam a noção. Entendo que Lula também tinha receio de mortes em caso de patrolamento da PF (Polícia Fascista), mas aquelas pessoas (bem, a militância sem aspas) estava a postos ideologicamente.

Trocar isso por um bando de bundões , que acreditam nesse sistema """jurídico"""" falido das duas uma: ou os trouxas somos nós, ou são eles. E porque esse desfecho plano B não seria o grande acordo? Perfeito pro mercado.

Enfim , estive na minha cidade, junto com outros partidos de esquerda , junto com o PT, estava lá porque entendo que ódio e perseguição a Lula e a lava jato são os perpertuadores do ódio de classes, reforçado pelo total estado de acultura política que vivemos..

Quem é de luta segue lutando e se organizando. Não há melhora no horizonte sem esforço nosso.

Marcio Costa • 6 anos atrás

Romulus vc merece aplausos pela sua perspicácia . Espero para o bem de Lula vc esteja errado. Más sei que estas 100% certo. O presidente Lula corre risco na prisão. O que faremos para ajudar o presidente? Sinto braços amarrado. Hoje a ver Luciana Santos dos PC do B esteve na câmara de Olinda. Mandei recado pelo assessor para ela acompanha o Blog DE. Espero que ela acompanhe esse Blog e faça o que os deputados papagaio de pirata não fazem e não farão nunca, defender o Presidente Lula. No mais estou compartilhando este canal com amigos e pedindo para se inscreverem . Acho a única forma rechaça este golpe jurídico e midiático é informação.

Rita • 6 anos atrás

Ele NÃO está errado! O golpe só fecha com a morte de Lula, aquele cara que fica "olhando e matutando".
A gente, mesmo querendo ser correto, não chega aos pés de Lula! Para os caras do outro lado do mundo, que precisam nos submeter para roubar-nos aquilo de que eles não precisam, para eles se sentirem mais um pouco poderosos, Lula tem que morrer. Esse negócio de "PODER" deve ser muito viciante, os caras não têm limites! Aff

Guest • 6 anos atrás
YorkshireTea • 6 anos atrás

Isso, isso, isso!

José CS • 6 anos atrás

Pode confundir a esquerda, mas meus amigos coxinhas estão em parafuso.

Viviane • 6 anos atrás

José Santana, se conseguiram enganar parte da esquerda, imagine os lobotomizados pela Globo. Eu morreria de rir... se o pessoal do nosso lado também não caísse. :-(

Rita • 6 anos atrás

Espalhei este texto por lugares dos quais eu já havia desistido.
A família se mostrou como barata tonta de veneno. Os coxinhas também não tinham entendido nada! Talvez, agora, AMEM mais ainda o Chico Pinheiro! Putz!

Guest • 6 anos atrás
José CS • 6 anos atrás

O paradigma dos macacos explica bem isto, onde Lula é a Banana e a água e a globo.
A esquerda não gostou, mas a direita Odiou.

SaintSuinno • 6 anos atrás

Aproveite enquanto Tio Sam deu uma distraída ali com a Síria e dobre suas apostas. O jogo é mais pesado que podemos imaginar. Foram só as primeiras rodadas de "interações híbridas".
Jamais se esquecer dos trilhões: Quanto vale o show??

Andre Lepikson • 6 anos atrás

Porra! Essas REAIS de Rômulus em todos nós, militontos, são um soco mais que merecido no estômago!!!! Obrigado Rômulus!!!!

Valdir • 6 anos atrás

Excelente Romulos, mais claro que isso só arrancando de vez os traíras do partido.

CLEVER MENDES DE OLIVEIRA • 6 anos atrás

Romulus,
Acho muito difícil que o Partido dos Trabalhadores ache um caminho correto para a atual situação. É claro que o interesse da defesa de Lula deveria prevalecer, mas por mais que o PT deva tudo que o partido conseguiu a Lula, o partido não pode pensar em se deixar ser exterminado apenas para defender Lula.
Talvez você se deixa acreditar pelo retorno da audiência ao programa do Duplo Expresso, mas e preciso compreender que esta audiência é minuscula. E a sua audiência não aumenta muito porque o site só atrai os que pensam como vocês. Os que pensam como vocês dois e demais colaboradores são muito poucos.
Dito isso paro para o assunto que me trouxe aqui.
Hoje de madrugada coloquei um comentário para Luis Nassif lá no post "No Xadrez do pós-punk e o fator Ciro, por Luis Nassif" de segunda-feira, 09/04/2018 às 00:50 e que pode ser visto no seguinte endereço:
https://jornalggn.com.br/no...
Bem vou transcrever o meu comentário, corrigindo no que for possível alguns erros em muito produzidos pelo cansaço dado ao adiantado da hora.
Primeiro lembro o título que dei ao meu comentario: "Duas propostas arriscadas, arrojadas e radicais" e meu comentário foi enviado quata-feira, 11/04/2018 às 02:54 e após as correções é o seguinte:
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
"Luis Nassif,
Nessa selva de pedra em que não sabemos quem é quem. eu imagino duas propostas que me parecem mesmo revolucionárias.
A primeira proposta seria colocar o Fernando Haddad de vice de Geraldo Alckmin, pois assim ele poderia realizar o desiderato que ele expressou a Lula de ver o PT conciliar com a revolta de 32.
Se essa primeira proposta parecer antipática dentro do PT, eu proponho a segunda proposta e que consistiria em o PT manter a candidatura de Lula até o fim. E o fim é até o segundo turno se esta alternatica for de algum modo possível. Só que a proposta é bem radical, pois ele prevê que a candidatura de Lula se mantenha para o segundo turno, mesmo que o PT não consiga o registro da candidatura de Lula nem mesmo para o primeiro turno.
O registro será negado, mas o PT com artimanhas jurídicas dirá que a candidatura de Lula permanecerá. Só que será mais que isso, pois a campanha do PT em todo o território nacional será para vota no 13.. Não é só votar no 13 para presidente da República, é votar no 13 em todas as candidaturas.
Não lembro qual é a ordem a aparecer na urna, mas supondo que se vota primeiro para presidente, depois para senador, depois de novo para senador, depois para deputado federal, depois para deputado estadual e por último para governador, então, pela campanha o PT recomendaria e divulgaria nos horários eleitorais a que se votasse no 13 e só no 13. Assim, se votaria no 13 para presidente, no 13 para um senador, no 13 para um segundo senador (mesmo que por motivos de acordo não haja um segundo candidato do PT, no 13 para deputado federal, no 13 para deputado estadual e no 13 para governador.
Teria até um jingle sem música:
"Vote no 13, vote no 13
Bolim Bolacho
Vote no 13, vote no 13
De cima em baixo
Vote no 13, vote no 13
O aparente único problema desta proposta é que ela não é conciliadora na medida que ela não abriria espaço para que haja algum acordo entre os partidos com o intuito de se ter uma maior representação mais abrangente da sociedade criando mais opção de se ganhar a eleição ou mesmo de ir para o segundo turno.
Em razão da dificuldade para se dar margem ao diálogo, à conversação e aos acordos, os governadores do PT e os candidatos ao governo pelo PT isto é, a cargo com eleição majoritária com possibilidade de segundo turno serão mais refratário a esta proposta uma vez que eles precisam de conchavos com outros partidos para deslanchar a sua candidatura e, portanto, iriam fazer todo o esforço possível para inviabilizar esta proposta. Sem a possibilidade de acordos partidários não haveria a oportunidade de abrir vaga para candidatura para senador de um partido que iria apoiar o candidato ao governo de outro partido.
Agora se a primeira vista a proposta é refratária ao processo de conchavos e acertos partidários ela é uma ponte segura para muitos partidos. Os outros partidos iriam ter [acho melhor usar o verbo manter] o voto que já eles teriam sem o voto dos eleitores do PT. Sob esse ângulo é até uma boa alternativa para outros partidos que queiram fazer coligação com o PT.
Assim, os outros partidos poderiam colocar o vice seja a presidente (embora nesse caso sem perspectiva nenhuma, pois a candidatura à presidente seria apenas para constar), seja para governador, seja para um dos cargos ou para os dois cargos de senador e os eleitores do partido poderiam não seguir a orientação do PT e votar no candidato do Partido. Em cada estado a estratégia seria seguida de acordo com a realidade do Estado, da dificuldade ou facilidade de fazer aliança.
É uma estratégia radical e certamente arriscada, mas dificilmente o PT perderia em relação à situação atual nas eleições legislativas e poderia vir a ser o maior partido em quase todas as assembleias do país.
[Vou fazer esse acréscimo aqui: outro aspecto ruim ďesta estratégia proposta para o PT seria muito papagaio de pirata dentro do PT ser eleito. Esta6, entretanto é uma realidade que persistirá seja qual a estratégia o PT adotar]
E imagino que quanto mais cedo surgisse ou se adotasse ou mesmo se criasse a percepção que esta é a única alternativa do PT, maior será o número dos que terão interesse nessa estratégia. E ainda que arriscada dificilmente o PT perderia em relação à situação atual nas eleições legislativas e poderia vir a ser o maior o partido em quase todas as Assembeias do país. E acredito quanto mais cedo surgisse e se adotasse esta estratégia melhor seria o resultado que ela obteria."
-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-×-
O ponto principal para a esquerda é perceber que ela precisa reunir força suficiente para impedir reforma na Constituição que apesar de todos os males é uma das Constituições mais avançadas do mundo.
É claro que uma proposta assim é boa para o PT, mas ruim para Lula. É verdade se a proposta culminar com o se pode dizer assim: interdito proibitório de Lula. Só que se a esquerda (ou o PT) considerar mais importante defender Lula que se defender ela verá dois fracassos o de Lula e o da esquerda. Não adiantou dizer que era golpe o impeachment da ex-presidente às custas do golpe Dilma Rousseff que o golpe veio e ficou. Do mesmo modo não adianta dizer que a eleição sem Lula é golpe. Será, mas mesmo assim ocorrerá. E só não será tão destruidora para a esquerda como foi o golpe do impeachment se a esquerda conseguir em alguma das casas do Congresso Nacional mais de dois quintos dos votos para a representação ela terá força para impedir reforma constitucional. E tudo que resta à esquerda.
Dois tópicos que ainda poderia render muito. Um é comentar o interesse de Luis Nassif em fazer um texto assim se aproximando de Ciro e de Haddad. Ele está testando a aceitação da proposta entre seus leitores. Ele não tem compromisso com o que ele escreve. Ao mesmo tempo se qualquer proposta dele colar, melhor, pois dormirá à sombra.
O outro ponto é dizer que o PT não é tão importante que Lula, mas o partido não pode se perder para salvar Lula sabendo que o partido não tem força suficiente para o salvar, nem tem força suficiente para se salvar se não contar com a ajuda de Lula. E se o PT se salvar, a esquerda também se salva, mesmo que seja um salvamento meia boca.
Abraços,
Clever Mendes de Oliveira
BH, 11/04/2018

Viviane • 6 anos atrás

(sobre a atualização)
Esse veículo da Globosfera, praticamente assessoria de imprensa do DJ Pepper, foi o mesmo que disse para Lula suspender a caravana devido ao atentado no Sul, lembram?

Romulus • 6 anos atrás

BEM LEMBRADO!
Em texto nao assinado... rs

José Carlos Vieira filho • 6 anos atrás

Romulus, NOME AOS BOIS!

Romulus • 6 anos atrás

Uai, coloquei ate print no texto na atualizaçao! 247!

Romulus • 6 anos atrás
João de Paiva Andrade • 6 anos atrás

Como tem sido desde que nasceu, as análises do Duplo Expresso se mostram demolidoras, demolindo quaisquer traições e Planos "B", "C", "D"... gestados na máquina petista. Quem acompanhou o drama do governo da Presidenta Dilma Rousseff e as traições em série que antecederam a deposição dela puderam perceber que com o Ex-Presidente Lula ocorreria algo parecido, embora mais dissimulado ou até mesmo velado.

Independência editorial e amor a uma causa (a Democracia e a inclusão social, há 40 anos encarnada pelo Ex-Presidente Lula) tem sido a tônica deste Duplo Expresso. Que assim continue e que o blog/portal tenha vida longa.

Viviane • 6 anos atrás

João, eu tenho para mim que a história das traições à presidenta Dilma ainda está por ser escrita. Por mais que ela tenha cometido erros, resistir às víboras dentro do próprio partido é quase impossível! E se ela parou de lutar para não expor as fissuras no partido? Enfim, nossos netos vão saber...

Romulus • 6 anos atrás

Ministro da Casa Civil: Palocci/ Mercadante.
Justiça: Cardozo.
BINGO!

Antonio Ateu • 6 anos atrás
S. R. Tuppan • 6 anos atrás

~ * ~

Eu + Baco via Dioniso : sobserva-se?!

Ricardo Freitas Freitas • 6 anos atrás

O próprio Chico deixou furo ,em quando ele falava quelas besteiras , é só prestar bem atenção que você já percebe .

Valdir • 6 anos atrás

Não é ele, a voz dele não é igual, foi plantado, mas não por ele.

Romulus • 6 anos atrás

Ele assumiu. Até a Veja falou com ele. Disse que não ia comentar.

Cleber • 6 anos atrás

Dia da Lealdade (17 de outubro de 1945)

No dia 9 de outubro de 1945, Perón foi destituído do seu cargo por um golpe civil e militar que o pôs na cadeia, provocando uma crise no governo. Eva Duarte e líderes sindicalistas reuniram os trabalhadores da grande Buenos Aires e exigiram a sua libertação. Diante da enorme multidão, os militares não tiveram outra opção senão libertar Perón no dia 17 de outubro do mesmo ano. Neste dia, Perón discursou para 300.000 pessoas e as suas palavras foram retransmitidas pelo rádio para todo o país. No seu discurso prometeu ao povo argentino a realização de eleições que estavam pendentes e construir uma nação forte e justa. Dias depois, casou-se com Evita (como era popularmente chamada Eva Duarte), que o ajudou a dirigir o país nos anos que se seguiram.

https://www.laizquierdadiar...

https://es.wikipedia.org/wi...

Cleber • 6 anos atrás
Romulus • 6 anos atrás

clap clap clap

Geny Pierina Camara • 6 anos atrás

Logo vi que o vazamento do áudio do Chico Pinheiro tinha algo de podre. Tanto que não compartilhei, porque logo imaginei que um cara que está há tantos anos lambendo as botas da globo não iria abrir o jogo logo agora. Teve tantas outras oportunidades de se manifestar, mas sempre foi conivente com as sujeiras da emissora. Realmente, dentro da esquerda ainda há muita gente ingênua e crédula.

Leo Bahia • 6 anos atrás

Dez governadores vão visitar um ex presidente, que por sinal é o líder de todas as pesquisas, e são barrados por um juiz de piso. A ditadura militar foi substituída pela ditadura de Toga. Nossos princípios civilizatórios estão regredindo. Os sentimentos que preponderam nessa ditadura são vaidade, ódio, vingança e perseguição a soberania popular. O juiz (sem voto) pode tudo.
"A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer". Rui Barbosa

EmilioMil • 6 anos atrás

Amigo, a regra diz que o preso só tem direito a receber visita de advogado ou de familiar uma vez por semana. Esse negócio de querer forçar visita de pessoas não autorizadas só gera duas coisas:
- Acusações de que o Lula se considera acima da lei (o que sempre pega mal).
- Humilhação frente ao juiz que vai negar dizendo justamente que segue a lei e todos para ele são iguais.

Doggie Daddy • 6 anos atrás

Parece uma bomba semiótica (Ver https://chicoary.wordpress.....

Romulus • 6 anos atrás

certeza

Viviane • 6 anos atrás

"Boicote ao Netflix parte II - a missão". Estou falando da estratégia, não defendendo empresa A ou B. #mastigando