Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Renato • 5 anos atrás

Bom dia Dr. Souto,
Fiquei preocupado com a nota da ASBRAN publicada este ano fazendo duras críticas ao jejum intermitente, dizendo que não há evidências que comprovem sua eficácia e os benefícios relatados (o que não é verdade, pois há estudos clínicos em humanos). A nota ainda afirma a necessidade de estudos clínicos randomizados de longa duração (o que de fato não existe) para uma possível incorporação do jejum como estratégia terapêutica.
A questão que me deixa irritado é porque 2 pesos e 2 medidas? Por quê não usam esses mesmos argumentos quando afirmar que a gordura faz mal, que comer de 3 em 3 horas é o ideal (para manter a TMB elevada), etc, etc....nada disso tem evidência na ciência de qualidade e, como já refutado aqui inúmeras vezes. Talvez um podcast sobre essa nota seria interessante.
Um abraço

Eliane Mourao • 5 anos atrás

Oi Dr. Souto! Espero que o Sr. esteja bem!
Paguei para participar de uma aula recentemente. A profissional que deu a aula disse, num certo momento, que o estudo ARIC não tinha diferença do estudo PURE. Ela disse também que não entendia porque pessoas ficavam comparando este estudo. Ela utilizou uma figura do estudo ARIC (tenho quase certeza que é a figura 3), comprovando, segundo ela, que não há diferença nos estudos.
Como leio tanto conteúdo aqui que o Sr. disponibiliza, minha cabeça deu um "branco". O Sr. já comentou sobre essa figura 3 do estudo ARIC aqui, não comentou?
Se não comentou, desculpe. É que no dia todos os alunos deram razão para a professora, mas eu fiquei com alguma sensação que a professora estava equivocada sobre a afirmação que ela fez.
Espero não ter amolado o Sr. com esta minha dúvida.
Obrigado.

J. C. Souto • 5 anos atrás

Um estudo observacional (especialmente em nutrição) não serve para dizer que algo É de uma forma ("low-carb aumenta a mortalidade"): http://www.lowcarb-paleo.co... O PURE é mais útil pois, ao NÃO mostrar associação, ele está próximo de refutar a idéia de que gordura faça mal --> http://www.lowcarb-paleo.co...
(re)leia: http://www.lowcarb-paleo.co...http://www.lowcarb-paleo.co...http://www.lowcarb-paleo.co...http://www.lowcarb-paleo.co...http://www.lowcarb-paleo.co...

Em qua, 27 de fev de 2019 às 19:38, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Ariane • 5 anos atrás

Olá Dr., venho pedir uma dica. Na verdade, eu pratiquei low carb com jejum intermitente por algum tempo e agora eu percebo uma reação do meu organismo. Quando fico um tempo sem comer carboidrato e torno a comer eu fico mal, meu coração acelera, me dá falta de ar às vezes, um pouco de tremedeira. Não sei o que poderia ser, tentei pesquisar no google sobre aceleração cardíaca após comer carbos, mas não encontrei nada que falasse sobre. Alguns posts falam sobre hipoglicemia o que também não é o caso (acredito) porque é imediatamente após a refeição. O Sr. poderia me dar uma dica à respeito. Será que devo procurar um médico? Agradeço.

@patyayres.nutri • 5 anos atrás
Luciane B. • 5 anos atrás

Bom dia! Aprendendo a conviver com as críticas quanto à dieta low carb, tranquilamente. E elas vem, na maioria dos casos, de profissionais de saúde, infelizmente. Minhas taxas de TGO e TGP normalizaram em 2 meses de dieta, então não me venham com falácias! Tenho ouvido falar de um aplicativo, tecnonutri. Pesquisei no blog e não encontrei o termo. Sabem se é confiável? Grata!

ferreiraea • 5 anos atrás

Caro Dr. Souto

Recentemente tive ocasião de lhe enviar um email expressando os meus agradecimentos por toda a ajuda que tem dado a uma comunidade de pessoas preocupadas com a saúde e bem estar e mais pessoalmente, pelas profundas mudanças na minha vida, para as quais contribuiu (juntamente com outros autores que conheci através de si...) sem saber.

Imensamente grato, aqui deste lado do Atlântico...

Também lancei um humilde desafio para uma curta entrevista escrita, a ser eventualmente publicado no meu "cantinho" https://nutrirevolucao.pt :)

Aguardo com expectativa e esperança uma sua resposta...

Abraço transatlântico deste Portuga :)

Eduardo Ferreira | NUTRIrevolução

J. C. Souto • 5 anos atrás

Olá!
Me escreva novamente por lá, que eu respondo.

Em seg, 28 de jan de 2019 às 16:16, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

ferreiraea • 5 anos atrás

Muito Grato... Reenviei para soutopaleo@gmail.com :)

Obrigado por tudo o que partilha com tanta gente!

ferreiraea • 5 anos atrás

Muito grato! Vou reenviar :)

Gustavo CDA • 5 anos atrás

Desculpe peguntar aqui e também pelo próprio conteúdo da indagação. Para uma criança de 2 anos que ainda sente necessidade de tomar de vez em quando o dito mama o Dr acha melhor o leite de vaca in natura ou continuar com a fórmula tipo Aptamil? o que é menos pior? indicas outra alternativa? Desde já muito grato!

Gustavo CDA • 5 anos atrás

obrigado Paty!

@patyayres.nutri • 5 anos atrás

Olá Gustavo,

alimentação infantil pode ser complexa se a criança não se alimenta bem (carnes, vegetais, etc.) Mas, no geral, se a criança é saudável e não tem problema com leite de vaca, ok. Já leu/ouviu? https://www.senhortanquinho...

Junior pr • 5 anos atrás

Você viu o vídeo do Slow https://www.youtube.com/wat...

Voce com um cansa no youtube iria bombam, e tremer os canais de ciência e nutrição...

Thiago Miranda • 5 anos atrás

Boa noite Dr. Souto. Gostaria de dizer que o senhor mudou minha vida. Fui de 99 para 84 em 6 meses sem exercícios. Tenho uma pergunta justamente sobre esse tema. O que é melhor, exercícios de cárdio ou exercícios de força? Vou começar a me exercitar com frequência agora apenas para ter mais saúde, e não para emagrecer. Gostaria de começar com o tipo mais importante para manter a saúde ainda melhor. O senhor tem algum artigo falando sobre esse assunto?

Muito Obrigado!

Att.
Thiago Miranda

J. C. Souto • 5 anos atrás

De força, sem dúvida.

Em seg, 14 de jan de 2019 21:17, Disqus <notifications@disqus.net escreveu:="">

Mary Santos • 5 anos atrás

Boa noite, Dr. Souto.

Sei que não pode dar respostas a casos específicos. Eu só queria tirar uma dúvida de algo que ouvimos da médica e se é possível mesmo.

Eu e meu esposo fomos a endocrinologista levar os resultados de exames de sangue.
A glicose de jejum dele estava 108, a gllicada 5,6 e a insulina 5,6 também. Bom, ela disse que ele está pré-diabético. Eu questionei sobre a insulina e a glicada. Bom, ela falou que isso é genético, que apesar de ser magro, ele tem algum problema no pâncreas. Ela pediu teste de intolerância a glicose, que ele fará.
Pergunto: Existe mesmo essa tal diabetes tipo 2 hereditária e que não há dieta que impeça o seu aparecimento, como ela falou? Ela disse, é triste te dar essa notícia, mas isso é genético. Tenho medo de pesquisar e acabar por ler aberrações.

J. C. Souto • 5 anos atrás

Procure uma segunda opinião de alguém com experiência em low-carb.

Em sáb, 6 de out de 2018 às 18:17, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Stuart • 5 anos atrás

Lembrei de um podcast recente com o tópico aspirina. Acho que o Medscape tem condições de filtrar melhor essas notícias...

https://www.medscape.com/vi...

Camila Morais • 5 anos atrás

Boa tarde Dr. Souto!
Tenho sofrido com gases e na busca por alguma solução encontrei relatos sobre a dieta dice, seria uma paleo lowcarb? Pq se for já sigo assim, ou tem algo mais específico? Ah, não tenho doença intestinal (até onde sei). Obrigada!

Ivo Alemao • 5 anos atrás

reduzi muito parando de comer folhas, basicamente como carne e alguma raiz

J. C. Souto • 5 anos atrás

Experimente reduzir fibras.

Em sex, 5 de out de 2018 às 16:07, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Ana Marcia Brant • 5 anos atrás

Dr,na low carb posso comer pipoca se essas couberem na cota diária de carboidratos?

J. C. Souto • 5 anos atrás

Tanto quanto se fosse açúcar.

Em qui, 4 de out de 2018 21:29, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Ana Marcia Brant • 5 anos atrás

Isso significa "não, de jeito nenhum" ou "esporadicamente com moderação, sim"? Rsrsrs

J. C. Souto • 5 anos atrás

Significa que isso não é low carb, deve ser tratado como algo fora. Não há diferença entre pipoca, batata, arroz ou maisena.

Em qui, 4 de out de 2018 21:40, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Ana Marcia Brant • 5 anos atrás

Muito obrigada pela resposta! Parabéns pelo trabalho!

Karina Cruciol • 5 anos atrás

Bom dia
Sempre que posso ouço os podcasts de vcs, e me surgiu uma duvida, caso ja haja algum podcast sobre este assunto gostaria de saber qual.
Pois bem, gostaría de saber se uma pessoa que segue uma linha lowcarb, ao consumir por exemplo, uma lambida na tampa do pote de iogurte (adoçado) qual seria o impacto sobre o habito alimentar para emagrecimento na lowcarb?
Outro exemplo: qual o impacto de ao consumir uma costela assada e em seguida tomar uma xicara de café adoçado?
Desculpe a ignorancia mas essa duvida me persegue ha muito tempo ;)

VitorForte • 5 anos atrás

Comigo seria uma verdadeira catástrofe, pois sou viciado em açúcar grau máximo e já tive diversas recaídas.
Basta ter algo doce ao alcance da mão para cair em tentação e desencadear novos episódios de compulsão.

Paulo Rigler • 5 anos atrás

Supondo que a pessoa realmente se contente com apenas isso, eu diria que o impacto é nulo. Se a pessoa adotou lowcarb devido uma necessidade de saúde e continua usando essas pequenas coisas para não se afastar totalmente do açúcar, me parece meio bobo apenas.

Flavio • 5 anos atrás

A quantidade de açúcar no iogurte grudado na tampa deve ser irrisória.

Cristina • 5 anos atrás

É individual.
Faça o teste, vai que....

Hugo Araújo • 5 anos atrás

Dr. Souto, bom dia!

Depois que se chegar no peso ideal, sei que é preciso manter a lowcarb em algum grau pra sempre (estilo de vida). Caso contrário, volta-se a engordar.

Mas... existe algum tempo (em meses ou anos) em que se você permanecer no mesmo peso ideal, mesmo que você exagere no carboidrato ou açúcar de vez em quando o corpo tende a manter o peso ideal em que ele se acostumou após esses meses ou anos?

VitorForte • 5 anos atrás

Totalmente individual.
Imagina um cara de 50 anos que ficou 35 Kg acima do peso por 30 anos.
E outro de 14 anos que ficou 5 Kg acima do peso por 6 meses.

Paulo Rigler • 5 anos atrás

É possível manter o peso depois de qualquer tempo com escapadas de vez em quando. O principal problema não é manter o peso e sim a escapada deixar de ser de vez em quando para virar de "vez em sempre". É isso que leva ao retorno do sobrepeso.

Hugo Araújo • 5 anos atrás

Concordo totalmente contigo!

VitorForte • 5 anos atrás

Eu já caí nesta cilada mais de uma vez kkkkkkk

Willian A • 5 anos atrás

Eu acredito que não existe forma de mudar o set point. Se seu organismo está em homeostase em 15% de gordura corporal, e você ficar com <15% durante um ano não mudará o fato de que 15% é o seu set point. Se você comer errado durante certo tempo, irá voltar facilmente para os 15%, ou mais. Uma coisa que o Dr. Souto disse várias vezes aqui é que, "na segunda vez é mais dificil de emagrecer e cada vez ficará mais difícil". Então, vigilância sempre!

Hugo Araújo • 5 anos atrás

Vigilância, sempre!

Cristina • 5 anos atrás

É verdade que o "primo pobre" do Dr Souto pode ser ministro da saúde via Bolsonaro????

Gustavo Zampari • 5 anos atrás

Boa noite. dr.!

Suplementação de colágeno pode ajudar a cicatrização óssea?

J. C. Souto • 5 anos atrás

Não há necessidade de suplementos. Carne tem colágeno.

Em qua, 3 de out de 2018 21:34, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Gustavo Zampari • 5 anos atrás

Refrigerantes diet reduzem a densidade óssea?

J. C. Souto • 5 anos atrás

Não.

Em qua, 3 de out de 2018 21:48, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Pedro R • 5 anos atrás
J. C. Souto • 5 anos atrás

Que tipo de desfecho é esse? Concreto ou substituto?

Em qua, 3 de out de 2018 às 17:34, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Pedro R • 5 anos atrás

Substituto...

e pelo q percebo... feito in vitro , certo ?

J. C. Souto • 5 anos atrás

Exatamente. E aí, isso é ruim ou bom?
O pessoal se vangloria do fato de que óleo de coco mata bactérias. Então, matar bactérias é bom? É ruim?
O QUE INTERESSA SÃO DESFECHOS CONCRETOS!
Viver mais. Emagrecer. Reverter diabetes. Who cares about E. coli?

Em qua, 3 de out de 2018 18:40, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu:

Pedro R • 5 anos atrás

sim sim... não queria admitir... mas só mandei pra te cutucar e ver vc xingando o povo q solta mais do mesmo...rsrs....

J. C. Souto • 5 anos atrás

Eu sei, te conheço já 😀

Em qua, 3 de out de 2018 19:02, Disqus <notifications@disqus.net> escreveu: