Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Cesar Cunha • 1 mês atrás

Foi geopolítico, com certeza.
Sempre menciono: Edward Snowden avisou. Angela Merkel espionada. Qual o motivo? CEE. Anos depois, o movimento BREXIT, via Cambridge Analytica, em pareceria com Facebook&WhatsApp.
Dilma e Petrobras espionados: Não é necessário falar muito. Dilma firmou posição estratégicas, fez pé firme contra pressões externas, reforçando o Brasil dentro do BRICS; MERCOSUL fortalecido;manter a PETROBRAS como patrimônio nacional, fora outras coisas. A que mais incomodava ao mundo político interno era deixar a LJ livre, doendo em quem doesse, mas, a operação já estava contaminada pela parcialidade e conivência com a mídia e com o mercado, apinhado de sonegadores, desde o caso BANESTADO e antes dele! O golpe foi dado por interesses externos, usando corsários nativos. São piratas com carta de corso emitida por coroas d'além mar, doutra coroa que se diz amiga, que ,na realidade, nos quer como colônia, tal como nos tempos das Capitanias Hereditárias.
O método usado foi semelhante ao da eleição do Trumpalhão e do movimento BREXIT:Cambridge Analytica, mas, no Brasil, o WhatsApp foi mais ativo, pois o poder de penetração é maior. O filme-reportagem "Privacidade Hackeada" mostra perfeitamente o processo, sendo a eleição desse tal aí mencionada próximo ao final do filme.

maria • 1 mês atrás

EXATISSIMO E BRILHANTE discurso de Lula !Os EUA financiaram essas pseudo revoltas com os grupetos Vem pra rua Brasil livre MBL e tantos OUTROS subterraneos... Sao formacoes de indoctrinacao de jovens por twitter,FB,google etc..A origem estao nas universidades americanos Rogerio o chefao dos paneleiros,mesmo, veio dos EUA PARA ORGANIZAR OS GRUPETOS em SPaulo e tantas outras cidades !Os EUA queriam a todo custo (JOE BIDEN esteve no Brasil varias vezes,para que com Serra pressionasse a lei de modificacao do PRESAL) e derrubar a Dilma pelo fato dela preferir business com China e dar preferencia comercial legitima DO PRESAL (porque era mais interessante para o Brasil a China) Os EUA agoram atacam todos os paises e governos que dao preferencia comercial a China e Russia!!

Daniel Reimann • 1 mês atrás

E o jogo virou bem para os despreparados que não entendem de geopolitica internacional que aqui estão na gestão ... a China agora vai comprar os produtos agrícolas que comprava anteriormente do Brasil agora diretamente dos EUA. Já que o Brasil não entendeu a parceria positiva com a China e se aproximou como um legitimo vira-latas do seu senhor EUA. A China hoje já não ganha mais nada trazendo o Brasil para o seu lado, precisa sim de se defender como pode no jogo do comércio internacional para conseguir aumentar o seu comércio de tecnologia. Curioso é ver hj a China comprando produtos agrícolas dos EUA (ao invés do Brasil) e vender para os EUA tecnologia. Já da para imaginar para que lado vai pender a força politica nos próximos anos. E nós perdemos mais uma vez a oportunidade de ficarmos bem posicionados dentro do BRICs ... com a politica de relações internacionais mais desastrosa que já tivemos na história. De gente sem visão e percepção de lacaios, legítimos representantes de vira-latas na terra plana. Até onde vamos suportar isto, e a que custo ? Muitos esquerdistas legítimos dizem que devemos deixar acontecer o que está acontecendo, quero ver que custo teremos que suportar com o estrago que aumenta a cada dia. Politica de destruidores legítimos, é só para isto que estão aqui. Há um autor, o Kurt Vonegut, que diz que em determinados momentos de nossos processos civilizatórios identificamos claramente dois tipos de seres humanos, os contrutores e os destruidores. Cá estamos nós neste paradigma, agora sim legitimamente brazuca !!

Crístian Rosa • 1 mês atrás

E o envio para cá da Embaixadora Liliana Ayalde, que articulou a Primavera Árabe, o golpe na Ucrânia, no Egito, Paraguai, Guatemala... ufa... ela articulou o golpe. As reuniões dos cabeças eram na embaixada americana em Brasília. empresários, o Cunha, o Temer... tudo articulado.

hardi richard • 1 mês atrás

Se lembram que Obama ( EUA) espionou o governo DILMA?

Mario CBS • 1 mês atrás

o filho da puta do Obama deu duas dicas:

1. Chamou Lula de O CARA.

2. Espionou Dilma

o safado já sabia das intençoes do Pentagono, CIA e da Banqueirada Americana

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

A grande mídia não apoiou as manifestações dos 20 centavos em 2013. Cheguei a ver o Datena criticando e chamando todos os manifestantes de terroristas em várias transmissões da época, se procurarem os vídeos no youtube ainda devem estar lá. Um dos únicos repórteres que apoiou as manifestações foi o falecido Marcelo Rezende, que não era tão reaça, e se viu "tocado" por conta da violência policial contra os fotógrafos.
Muitos conservadores da época como Roger do Ultraje diziam que era uma estratégia do PT para dar um golpe comunista no Brasil. Ouvi esse absurdo de muitos outros conservadores aqui em São Paulo, totalmente desconectados da realidade como sempre.
As manifestações de 2013 foram um reflexo da falta de compromisso de todos os governos, principalmente os estaduais, em cumprirem as metas de infraestrutura estabelecidas pelo planejamento de preparação do país para a Copa do Mundo 2014. As pessoas se sentiram usurpadas por além de nenhuma grande obra na área de transportes ter sido inaugurada, estando todas muito atrasadas em relação ao calendário estabelecido para a Copa, ainda terem que suportar um aumento de 20 centavos nas passagens. Houve inclusive passeatas em direção ao palácio do governo do Estado em SP. As manifestações de 2013 tiveram origem apartidária mas foram depois "sequestradas" pela direita golpista em 2014 no ato "Não vai ter Copa" e a partir das eleições de 2014.
E sinceramente nem sei se o assunto "Golpe de 2016" deveria estar sendo tratado ainda. Enquanto a esquerda ainda chora sobre o leite derramado e junta os cacos, a direita promove seu próximo ataque para 2020.
O que vejo é uma esquerda com prognósticos errados andando em círculos sem saber ao certo que atitudes tomar para reverter este quadro desolador.

Pedro Paulo Salazar Sanches • 1 mês atrás

Inicialmente não mas após saberem que o EUA TINHAM COMECADO O GOLPE TAO ESPERADO, ELAS CAIRAM DE CABEÇA.

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Eles pegaram carona DEPOIS em um movimento autêntico. Dizer que elas já eram parte de um golpe contra o PT planejado pelos EUA e que a grande mídia deu apoio é impreciso demais.

maria • 1 mês atrás

Impreciso??Impreciso a posicao de uma embaixadora golpista indicada por Obama? Impreciso que Moro trabalha com o FBI em Curitiba? Impreciso que Biden executou varias ,demasiadas visitas ao Brasil tendo Serra e a lei do PRESAL coo objetivo?Impreciso a insistencia mediatica em destruir a Dilma?Impreciso o fato do assassinato de um lider para por Marina na corrida?Impreciso os ataques de Obama contra os BRICS??Impreciso a aliancajudicial -mediatica da operacao LAVA-JATO??Impreciso a espionagem dos EUA verso Dilma?COME ON......

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Seguinte, nada que você fala é prova alguma de que as manifestações dos 20 centavos foram originadas por um plano dos EUA e da direita brasileira. Estamos falando da ORIGEM, da criação deste movimento. Não teve nada de EUA, direita, tucano, grande mídia, etc. Foi uma manifestação contra as tarifas de transporte em SP vinda de movimentos populares de esquerda e ninguém jamais imaginou que iriam se alastrar daquela maneira.
É difícil a esquerda até hoje aceitar que ela foi "traída" por ela mesma de uma certa maneira. De que o início de tudo se deu por uma manifestação da própria esquerda. E pelo jeito até hoje a esquerda não mais se encontrou, está atordoada da Silva.
Depois as direitas se apoderaram desses movimentos e deu no deu. Aí sim o que vc fala se encaixa., e é meio que óbvio, todos sabemos já. Mas aí dizer que foram os EUA que CRIARAM as tais manifestações desde o início já pensando no impeachment é uma besteira enorme. Tanto que a grande mídia, a PM, o Alckmin,, etc. eram terminantemente contra no começo.
Eles pegaram carona nelas, aí sim.

maria • 1 mês atrás

Vc esta por fora!As "colors revolutions "ja existem ha anos!Eles(think-tank) encontram o pretexto aonde quer que seja e fomentam Queriam acabar os 13 anos do PT antes do BRICS criar seu banco !Conseguiram !Gracas a ignorancia do povo que estava mais preocupado com os 20 cents que foram louvados por Beyonce e Schwarzeneger ao visitarem o Brasil!

Hermes • 1 mês atrás

Apocalipsis 13, o Datena tem a mesma credibilidade do Cunha e de todos os golpistas interno e externos. Tuas opiniões coincidem com a de todos os anti-treze. Tu és do G1 ?

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Amigo, se a grande mídia estivesse a favor do movimento, você acha que o Datena iria criticar as manifestações??? Não existe almoço grátis por lá.
Eu acompanhei este movimento desde o início e sei o que estou dizendo.
Com relação ao seu julgamento ridículo, você é mais um daqueles que não consegue lidar com argumentos que vão contra o seu "raciocínio" pré-estabelecido.

PROFESSOR ZECA BARBOSA • 1 mês atrás

TUDO BEM,QUE FORÇAS OCULTAS E ESTRANHAS TENHAM ATUADO ,MAS A RESPONSABILIDADE MAIOR RECAEM SOBRE OS PARTIDOS DO BRASIL CHAMADO DE PMDB DO EDUARDO CUNHA E MICHEL TEMER OS 2 TRAIDORES,O PSDB DO AÉCIO NEVES E JOSÉ SERRA OS 2 TRAIDORES,O DEM DO RODRIGO MAIA E MENDONÇA FLHO,O PTB DE ROBERTO JEFFERSON,O PP DO BOLSONARO E PAULO MALUF, O PSD DE GILBERTO KASSAB,O PSB QUE COM RAIVA DO LULA E DILMA TAMBÉM FIZERAM CORO E OUTROS POLÍTICOS DO BRASIL.TODOS FORAM PEGOS DE SURPREZA EM FUNÇÃO DAS PRISÕES COERCITIVAS ILEGAIS DO EX-JUIZ MORO QUE TUDO FEZ PARA AJUDAR A DERRUBAR A DILMA QUE INEXPERIENTEMENTE FOI MUITAS VEZES A TELEVISÃO PARA REPETIR EXAUSTIVAMENTE QUE DOA EM QUEM DOAER TUDO TEM QUE SER FISCALIZADO E O MORO COM O DALLAGNOL FUDENDO COM ELA LHE TOMANDO O PODER. ISTO FICOU PROVADO QUANDO ELE PRENDEU O LULA EM 03 DE MARÇO DE 2016 E O DELCIDIO AMARAL O LÍDER DO PT.

Eudes Silva • 1 mês atrás

Tem razão, mas as forças não são nem tão ocultas assim, são os Think Tanks de direita: https://www.brasildefato.co...

Ary Martins Pachêco • 1 mês atrás

Estava tudo planejado e o político que mais se esforçou com isso foi Eduardo Cunha, com ajuda do Michel Temer e eles receberam instruções da CIA como planejar o golpe, se desconfia disso porque a maioria dos deputados estavam de acordo. Foi sim uma traição ao PT.

maria • 1 mês atrás

O bla bla politiqueiro è cego e tonto e nao ve o top da piramide no fundo è exatamente o que a elite quer !muita brigalhada embaixo da piramide ora direitas ora esquerdas para que nao se efetue nada nenhuma mudanca para que seus planos de destruicao do mundo avancem....suavemente....

Werde Gomes • 1 mês atrás

E SURREAL, chega a ser alem da imaginação que Lula e o PT nao tenham criado uma comunidade de inteligencia e contra inteligencia para lidar com os maiores golpistas da Historia. Nao posso crer que figuras como Marco Aurelio e Jose Dirceu, com larga experiencia com a canalhice estadounidense, nao tenham se precavido contra tudo isto. E impressionante perceber que a Venezuela, com MUITO MENOS recursos, sempre esteve infinitamente mais bem preparada que o Brasil contra os eternos inimigos da verdadeira democracia. Para mim é uma enorme decepcao constatar isro. Sera que nj guem avisou o PT que isto é uma GUERRA? Que e preciso parar com este papinho de paz e.amor e assumir uma postura de conflito amplie permanente, estando ou não no
Governo? Que é preciso uma doutrinação permanente e consistente das Forças Armadas e apoio externo até que o Brasil se consolide como potência nuclear e crie um arsenal de dissuasão e defesa contra os EUA. A forma como PT e a esquerda querem enfrentar tudo isto chega a ser INFANTIL. Não há alguém com CABEÇA para mostrar isto para este pessoal????

Eduardo Caetano • 1 mês atrás

Congratulações. Suas palavras são de cristalina lucidez.

MARCELO SOARES • 1 mês atrás

Certamente que 2013 não foi um movimento normal. Nasceu da reivindicação justa do passe livre que mesmo após ceder inflamaram as reivindicações com as mais variadas pautas da extrema esquerda. Daí nasceu o Vem Pra Rua e o MBL financiados pelo PMDB, PSDB, como prova uma gravação do Kin Kadashian do MBL, esse grupo foi treinado por grandes petroleiras dos EUA. José Serra e Aécio seriam os entreguistas se não fosse a vitória da Dilma em 2014, o que levantou esses movimentos com apoio da Globo e do ex-juiz Sérgio Moro que entre um depoimento e outro vivia na CIA. Cristiano Zanin interpelou delator que teria feito acordo da Farsa Jato com os EUA. Obama granpeou Dilma. A comemoração do Departamento de Justiça dos EUA com a prisão de Lula. Tudo isso por causa do Pré-sal.
A cobiça dos EUA pelo petróleo já matou milhares de pessoas no mundo. Qual a motivação da guerra contra a Síria, Iraque, Venezuela, Bolívia? O Petróleo! Porque os EUA não interferem no Haiti em Missões Humanitárias?

Antonio Carlos • 1 mês atrás

Sou de esquerda, porém esse discurso do Lula culpando os EUA é um equívoco. 2013 foi um movimento de ESQUERDA, contra o aumento do transporte e contra a Copa do Mundo no Brasil. Olhem as fotos, só vão ter bandeiras vermelhas. O PT não entendeu o movimento, não soube lidar com a situação como um partido de esquerda. Fez igual aos partidos de direita. Consultou o PMDB de Temer, para saber o que fazer e o resultado foi a lei de segurança nacional sancionada por Dilma, que está em vigor até hoje e pode ser usada por Bolsonaro, se ocorrerem manifestações. O 02 já declarou isso. Leiam o livro de Camila Jordan, condenada por essa lei, sobre 2013. O PT errou feio e agora o Lula simplesmente não assumi e ainda culpa os EUA, um grande erro porque desinforma as esquerdas. Ele deveria concentrar fogo nos erros de Bolsonaro e apresentar propostas, novas saídas. Esse discurso dele também fomenta o ódio que é justamente o que ele quer criticar na direita. Aposto que aqui vão me xingar por esse texto.

Cristina Gomes • 1 mês atrás

Oo Lula, ao contrario dessas falsas esquerdas, foi político, e nao disse que elas foram utilizadas pelos EUA para protagonizar o golpe em Dilma e a eleição de Bozo, o ódio à política e o fascimo. Mas eu digo sim. nao sao esquerda, sao instrumentos dos EUA como militares e fascistas que marcharam juntinhos e misturados queimando bandeiras , batendo e expulsando petistas, mas essa parte voces nao lembram, né?

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Acho que é você quem não se lembra da parte em que o Alckmin mandou a PM descer o cacete em todo mundo na "histórica" segunda batalha da Maria Antônia. Depois disso o movimento tomou notoriedade e se espalhou por todo o país perdendo sua identidade original começando a sofrer influências político partidárias. Mas a origem deste movimento nada teve de EUA, grande mídia, direita, etc.
https://oglobo.globo.com/br...

Antonio Passos • 1 mês atrás

Você é tolinho assim ou tá de gozação ? E quem é que te disse que a polícia baixou o cacete de graça, porque teve vontade ? Eu participei de inúmeras passeatas na década de 80, depois da abertura democrática é claro, e NUNCA vi a polícia bater como em 2013. Você acha que os EUA trabalham assim às claras, com obviedade, sem sutilezas e movimentos complexos ? Fala sério né.

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Sim, claro, tudo foi uma grande encenação. A grande mídia contra, a PM contra, até uma passeata em direção ao palácio do governo de SP foi encenada. Palácio este que fica na puta que o pariu, no Morumbi. E depois eu que sou o tolinho. O Alckmin, logo depois que a PM encheu todo mundo de porrada, se arrependeu pois não tinha ideia da repercussão política negativa.
Ninguém em sua sã consciência iria DO NADA, SIM, DO NADA, POIS NÃO EXISTIA NENHUMA MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA SUBSTANCIAL, criar uma manifestação, encenando todo um processo para originar outro, sem a mínima ideia onde isso iria parar. Até pra explicar é quase impossível. Mas agora para aqueles que só sabem culpar os EUA e a direita quando querem explicar algo, TUDO FAZ SENTIDO!!! KKKK. SIM, E EU SOU O TOLINHO!!! KKKKK
Eu moro em SP, no centro da cidade e acompanhei o início disso tudo de perto.
A verdade é que o PT até hoje não quer assumir que cagou feio naqueles anos, achando que nunca sairiam do poder porque o povo estava ao lado deles. Mesmo depois em 2015 a Dilma deixou as manifestações contra ela acontecerem sem nenhum contra-ataque, sem convocar o povo às ruas para se pronunciar a respeito do governo. Um fracasso total, a arrogância extrema.
E hoje culpam só os EUA, mas se esquecem que ficaram com a bunda na cadeira assistido a tudo.
Mas sempre existem aqueles para acreditarem em qualquer versão que os políticos contam, não é mesmo???

Jair • 1 mês atrás

Cara, tu estás numa linha bem interessante, se diz de esquerda, que mora em sampa, no centro e a pretexto de se auto declarar como vanguarda daquele movimento se por a fazer críticas ao PT... Só isso meu velho ? Então em 2013 estávamos mal, na merda, pior do que hoje ? E aqueles 10 anos de avanços e pequenas conquistas que o povo tinha estavam em contradição com o que os partidos de esquerda desejavam para a nação ?
Fala sério, tu és do MBL !!!
Kkkkkkk. Bicho donzelão, se passando por MILITANTE DE ESQUERDA... KKKKK
Só pra ter espaço de debate aqui no 247... Ou vc é da turma do Kim 'Katupuri' e do Holiday on Ice ou é pago por eles... Kkkkkkk. Sai daqui MBL!
Vai procurar tua turma... Kkkkk

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Além do mais, voto na esquerda e tenho todo o direito de criticá-la quando não concordo com suas posições. Isso deve ser avançado demais pra você, né não?

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Leia todos os meus comentários e perceba que digo claramente que a crítica era contra o aumento das tarifas de transporte, no caso da prefeitura (ônibus) e governo estadual (metrô). Nunca disse que era um movimento contra o PT somente. Outra coisa, a revolta se deu pelo fato de todas as obras da Copa estarem extremamente atrasadas, denúncias de corrupção por todos os lados. Todos estavam ansiosos com a possibilidade de a Copa elevar o patamar de nossa infraestrutura e mais uma vez o que estava se vendo era uma desorganização total, e muito por parte dos governos Estaduais.
Em nenhum momento alguém questionou os avanços do governo do PT nessa discussão, o próprio Lula depois veio dizer que as manifestações de 2013 era porque o PT deu o pão e agora queriam a manteiga, novamente equivocada a visão dele, mas muito melhor do que a de hoje.
Eu estava muito próximo sim deste movimento e pude observar desde o início como se formava e as reações de vários setores da sociedade paulistana.
Me desculpe amigo, venha com argumentos mais inteligentes do que me chamar de membro do MBL ou mesmo tentar me ofender me "xingando" de donzelão. Para um pseudo esquerdista e ignorante que é fica muito claro que deve ser homofóbico além de tudo.
Aprenda a conviver com opiniões divergentes, ou melhor ir para o lado do Jair. Por lá todo mundo concorda!

Savioli • 1 mês atrás

Bateu porque era a polícia do Alckmin e a manifestação, no início, era de movimentos de esquerda, assim como foram no Rio, contra o superfaturamento das obras no Maracanã pelo governo Sérgio Cabral. O desdobramento das manifestações em São Paulo e Brasília foi muito bem articulado, sim, e pelos movimentos pró EUA, como MBL e Vem Pra Rua, ganhando apoio da mídia, que poucos dias antes criticava o movimento original.

Savioli • 1 mês atrás

Nem o movimento do Rio, nem o de São Paulo. O do Rio foi por causa do superfaturamento nas obras do Maracanã, enquanto o de São Paulo foi a parada dos R$ 0,20. Só que você se esquece de quando o discurso mudou para o "não é pelos R$ 0,20", que veio acompanhado de agressões a quem era de esquerda dentro do movimento, que chegou a ganhar um aspecto cômico, tal a pauta de reivindicações que nada tinham de relação com a realidade. Naquele momento, era óbvio que não era iniciativa da esquerda e sim dos movimentos pró EUA, que roubaram para si as manifestações e de forma muito bem articulada para alguém querer defender que foram espontâneos.

Santos Mallman Santos • 1 mês atrás

Ora meu caro... aumento de passagens foi capitalizado e insuflado pelo MPL - movimento passe livre... e Copa do Mundo e suas críticas é o tipico pensamento de vira-latas... E a mídia golpista aproveitou fazendo criticas dos gastos - ok... com alguns desmandos, mas NUNCA tivemos mais tempos de economia exultante, vibrante como esses períodos. Se gastava sim... mas o país produzia pib e riquezas - apesar dos desmandos - tínhamos muito mais certeza de estar vivendo algo melhor. Depois - como os "novos governos" , só desgraças, cortes, e aumento de miséria.

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Amigo, você está confundindo as bolas. Ninguém está questionando a economia ou o balanço geral do governo do PT. Mas sim o que causou a revolta e as manifestações do movimento dos 20 centavos de 2013.
O texto defende que foi artificial, que foi construído por forças de direita desde o início, algo que discordo, pois há muitas evidências que provam que não foi. Só isso.

maria • 1 mês atrás

Exato Santos!

Savioli • 1 mês atrás

Tem uma coisa que eu vejo poucas pessoas falarem, que é o papel do Rio de Janeiro nessa história toda. O que aconteceu no Rio em 2013 foi uma manifestação legítima contra o superfaturamento nas obras do Maracanã, totalmente voltada contra o governo Sérgio Cabral, que tinha o PSOl como principal bandeira política. Devido à reação violenta das forças policiais, houve uma imensa mobilização nas redes sociais, que transformou um movimento até discreto naquelas imensas manifestações. Aos poucos, no entanto, grupos estranhos começaram a se infiltrar num movimento de jovens majoritariamente de classe média que reivindicavam temas como serviços públicos, que não usavam. No final, ficou aquele samba do crioulo doido e o movimento foi se esvaziando, ficando restrito aos incendiários e baderneiros.

Equivoco coisa nenhuma, já em 2013 se fazia essa avaliação, eu mesmo a fiz e postei no meu facebook, muito menos os movimentos de esquerda se manifestaram contra aumento de tarifas de ônibus, e na calada da noite a direita composta pelo PSDB, PMDB, DEM e OUTROS PARTIDOS NANICOS, se uniram e bancaram financeiramente os movimentos de direta tais como Brasil Livre, Vem prá Rua dentre outros. As pautas bombas em fins de 2014 e os discursos tresloucados do Aécio do Pó Neves, e os conluios de Michel Temer, Eduardo Cunha e Romero Jucá, com Sergio Moro e José Serra, os verdadeiros culpados pela ascensão de Bolsonaro. O PT pode até ter errado, mas, não na intensidade que a mídia golpista classifica, 95% das leis de combate a corrupção que existem hoje no país foram de autoria dos governos do PT. Por mais que se queira dizer que a culpa de tudo o que está acontecendo no país é do PT eu discordo, não se pode consertar uma nação que exibiu diariamente a corrupção durante 502 anos, em míseros 13 anos de governo tentando se fazer justiça aos injustiçados.

Lindivaldo • 1 mês atrás

Precisa ver a conjuntura da época.

Em junho de 2013, a um ano das eleições, a economia estava bombando, em pleno emprego, a reunião dos Brics no Brasil, e
Dilma estava com 73% de aprovação. Em resumo, a reeleição estava em tese garantida.

Com uma socialdemocracia garantida pelo PT, os partidos e movimentos mais à esquerda sentiam-se à vontade para criticar o governo, copa do mundo e falta de alternância. E com isto talvez imaginassem crescer no espectro à esquerda.

Só que o PT nem o Psol sabiam que, no outro extremo, a direita brasileira estava na espreita e se articulando para dar um golpe a reboque da geopolítica norte-americana para a América Latina. Vimos isto depois com a lava jato, atuando em cooperação com o departamento de justiça dos EUA, e a delação de eduardo cunha. Com a China vencendo a globalização, os EUA e Ue precisavam recolonizar seu antigo quintal, enfraquecer os brics, para retomar poder, reapropriar-se das matérias primas, e principalmente de olho no pré-sal brasileiro. Isto ficou claro com as espionagens pela NSA da presidenta e da petrobras, reveladas em junho de 2013 pelo snowden. Já antes, em 2009, o Serra havia prometido à Chevron flexibilizar as regras do pré-sal.

Então há uma parte dos não-de-direita que vê as manifestações de junho como um fato político isolado, porque realmente houve um apoio da esquerda aos protestos do movimento passo livre contra o aumento de r$ 0,20 das passagens, além de citar um posicionamento inicial de parte da mídia contra as manifestações. Por conta disto, a esquerda se divide, critica-se a falta de negociação do governo, e terminamos ajudando a direita com a desarticulação.

E por que não se vê o fato sem paixão, a partir de possibilidades conjunturais e dentro de uma geopolítica mais abrangente, partindo de suas premissas?
Primeira: em qualquer país ou região em que houve um movimento de desesbilização em favor do EUA, o estopim nunca ficou inicialmente nítido, para evitar vinculacao externa, e nem todos os integrantes do golpe estão atentos, porque são vários os gatilhos, só depois é que se sintonizam. A verdade só virá depois do mal já feito, mas com fins históricos.
Segunda: parte dos manifestantes, mais críticos, quando percebe os reais objetivos não consegue mais conter a avalanche.

Por fim, há uns youtubers à esquerda, com um grande número de seguidores, com uma missão quase impossível de isentar os EUA da participação no golpe. Será que eles vão apagar da história os registros dos fatos? Pois há uma carrada de documentos envolvendo os EUA no golpe de 64 no Brasil e nos demais países da América Latina na década de 60 e 70. E recentemente as espionagens grosseiras do Nsa, vazadas pelo snowden. E os vazamentos do site WikiLeaks? E as cooperações entre a lava jato e o departamento de justiça dos EUA?

Mario CBS • 1 mês atrás

Apenas o início foi contra míseros 0,20 centavos depois capitaneados pela direita que testou a resistencia de Haddad e Dilma contra manifestaçoes.

A canalhada vira-lata foi para ruas posar de cidadaos de bem com camisas da CBF e abriu as portas para o fascismo e banca internacional.

Hoje ninguém luta contra a reduçao dos direitos e da entrega que Temer e Bozo estão fazendo com o país.

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

Você foi ainda mais preciso do que eu descrevi abaixo, foi um movimento originário de esquerda mesmo. O PSTU estava envolvido acredito. E atacou tanto a prefeitura de SP quanto o governo do Estado que controla o metrô. Foi apartidário no sentido em que não pretendia favorecer este ou aquele partido. Foi simplesmente contra o aumento abusivo das passagens de ônibus e metrô.

Du Aguilar • 1 mês atrás

Pelo amor de deus!!! Disse à todos os meus amigos q cairam no conto do MPL pela luta contra os 0,20: "Vcs estão gestando o ovo da serpente, é só ter visão histórica das coisas!" E disse isso na época, sou visionário? Não! Estava óbvio! Tem q ser mto idiota pra acreditar q o MPL tinha aquela capacidade para movimentar as massas, a passagem já aumentou seguidas vezes e o que vimos? Porra nenhuma! Foram massa de manobra, acharam q poderiam ocupar o espaço q o PT tem na esquerda. Pois ocupem! Qual foi o crescimento do Psol, do Pstu? Porra nenhuma! Cadê outros movimentos de massa semelhantes organizados por esses inocentes úteis? É só lembrar o discurso do Jabor q condenou o movimento dos 0,20 em um dia e no dia seguinte enalteceu! Pô, o que mais precisava pra entender q estavam seno massa de manobra?

Antonio Carlos • 1 mês atrás

Gosto do Lula, sempre votei nele, mas esse comportamento dele, depois de tudo que passou, demonstra que não aprendeu com suas experiências. Acho ele um grande estadista, talvez o melhor que nós temos, mas esse discurso depõe contra ele mesmo e sua biografia. Ele tinha que aproveitar sua alta popularidade, o efeito Mandela, para atacar Bolsonaro, que é um ninguém perto do Lula.

Apocalipsis 13 • 1 mês atrás

O Lula, o Haddad e o PT nunca compreenderam exatamente o que ocorreu em 2013 e o Lula agora parece estar repetindo versões não corretas passadas a ele por pessoas próximas.
Mesmo assim, parece que o PT se esquece que a sua inércia em relação ás manifestações de 2015 (TEMPOS DEPOIS, NÃO MAIS 2013) e a falta de articulação política, inclusive dentro do PT e das esquerdas, é que derrubaram a Dilma. O próprio Lula chegou a criticar a política econômica da Dilma em pleno processo de impeachment, tal o desequilíbrio do partido.
As manifestações de 2013 mostraram tanto para a direita quanto para a esquerda como dominar as ruas. Somente a direita soube fazer uso delas. E pelo jeito a esquerda até agora não entendeu o que deve fazer.

maria • 1 mês atrás

O PT NAO ERROU FOI GOLPE!GOLPASSO organizado por uma embaixadora americana Liliane Ayalde (a mesma de Lugo no Paraguay) e com estilo CONDOR 2 mediatico e judicial!!

Antonio Passos • 1 mês atrás

Seu discursinho não engana ninguém. Vem com essa conversinha de "autocrítica", tentando mascarar o que você é, de direita, simples assim. Talvez você até pense mesmo que é de esquerda, neste caso está enganando a si mesmo, é muito comum isso. Seu raciocínio sobre 2013 é de um primarismo ridículo, com direito a citação de literatura igualmente ridícula. Vá ler quem realmente tem estatura para analisar a sociedade e a realidade, se é que vc quer mesmo entender as coisas. Uma Marilena Chauí por exemplo. Não vou perder tempo te explicando nada, mas não poderia deixar de refutar as idiotices que vc falou. Passar bem e não perca tempo com réplica, porque não tenho a mínima intenção de perder tempo lendo-a.

maria • 1 mês atrás

Se fosse direita Lula nao teria salvado 37 milhoes da FOME!

Antonio Carlos • 1 mês atrás

Kkkk. A verdade dói meu xará. Eu disse que iam me xingar. Esse discurso do Lula de conspiração só emburrece a militância. Seu tom de fala e a negação do diálogo tá igualzinho ao dos bolsominions.

Savioli • 1 mês atrás

Desde quando falar a verdade é emburrecer alguém? Ou será que tornar as pessoas inteligentes é disseminar fake news?

maria • 1 mês atrás

ERRADO !O PT nao errou O IMPERIALISMO SIM !!AS ORDENS VEM DE LA!! A CIA ,com bem dizia Assange,TEM METODOS UNICOS com os seus think-tanks de tortura mediatica psicologica !!(AGORA ,COMO DIZIA FIDEL ,MAIS SOFISTICADOS SONOROS .).NAO FORAM OS COXINHAS ,(meros aliados)NEM OS CANALHAS TRAIRA, NEM OUTROS.... FOI O FBI ATRAVES DE MORO. ELES SAO O AUTOR DO GOLPE ! E AINDA ,NAO CONSEGUIRAM POR UM OUTRO CANDIDATO COM A QUERIDA LEMANN -OBAMA FOUNDATION BASTA OLHAR PARA CONFERENCIAS DE HARVARD A SAO PAULO (CIRO GOMES ,E MARINA DA SILVA SOROS ITAU )ACORDEM BRASILEIROS!NAO FOI O PT O RESPONSAVEL DO GOLPE NEM A GLOBO NEM OS CANALHAS FOI WASHINGTON !!(CONTRA ELES NINGUEM PODE )Se lembrem de Barbosa em Miami pagado dos EUA sempre trabalhou para os EUA (ON CIA PAYROLL )o mesmo com Carmem Lucia ,tambem agente norte-americana °adquirida° depois da embaixadora Liliane Ayalde(indicada por Obama) embaixadora essa em 2013 e organizadora do golpe com MORO ESTE SIM DA VELHA GUARDA MALDITA DESDE 2005 (DEPOIS DO ARTIGO MANI-PULITA )TRABALHA PARA OS EUA no caso BANESTADO com FHC e Serra .. e com e para O FBI !!!FOI OBSERVADO DEPOIS DE TER ARQUIVADO O CASO BANESTADO E`O PSICOPATA PERFEITO!

Mariângela • 1 mês atrás

O nome disso é Guerra Híbrida. Leia a respeito também.
Foi e é praticada pelos EUA em diversos países do mundo, para desestabilização e derrubada de governos.

Jair • 1 mês atrás

Então quer dizer que aquela panacéia toda foi um movimento de esquerda, simplesmente por R$0,20 e contra a Copa no Brasil? Então veja que erro de cálculo fela da puta deu ! A China fez uma das mais belas Olimpíadas de todos os tempos, continua comunista e o poder popular soberano. A Rússia que não se declara mais comunista, mas que tbm não tem no poder um governo de extrema ou sequer de direita, realizou a Copa do Mundo de futebol. Que pauta idiota, imbecil foi aquela ?Quem se beneficiou e se apoderou daquele movimento de 2013 foram os militares brasileiros, se infiltraram com seus agentes, homens treinados, promoveram aquele festival bestializado de vandalismo, tocaram o terror, tomaram conta da pauta e dos holofotes, nao se apresentaram nem chamaram pra si qualquer mérito, capitalizaram a opinião pública a favor da volta dos militares ao poder, deixaram as sequelas na contra do governo da epoca e dos partidos de esquerda !!! Agora vem vocês depois de toda derrota querer ainda aparecer como uns aloprados de esquerda se apresentando como mobilizador, liderança e vanguardista ou coisa parecida ?... Kkkkk Acorda donzelo, olha o resultado do erro de leitura que alguns desavisados proporcionou, olha o erro de cálculo, começou com 0,02 e sabe-se lá com que patamar vai terminar... Kkkkkk. Ei otário, diz agora de quanto foi o último aumento das passagens aí de Sampa, O T A R I O !!!