Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Rodrigo Couto • 3 anos atrás

Fabio Akita excelente vídeo como sempre ajudando e provocando todos nós a buscarmos a excelência.
Como seu seguidor e admirador do seu trabalho só gostaria de por mais 2 centavos e sugerir um tema para um próximos vídeos, e claro, te provocar um pouco(no bom sentido é claro). :)

Tema: "Pílulas de para aplicações durarem/evoluam por décadas".

1 - Primeiro é um complemento que você cita no vídeos em crítica aos NoSql , que e não suportar SQL, vários suportam SQL ou um subset de SQL como o CQL do Cassandra, imagino que vc saiba, mas diria que a decisão importante de usar ou não NoSql têm mais a ver com a natureza do dado e sistema e não com a query language.

2 - A proposta de solução de sala de espera não pareceu ser tão viável a não ser que o ingresso.com tivesse exclusividade na venda dos ingressos, do contrário sua fila só controla seu tráfego e não garante disponibilidade do seu serviço mesmo com um número controlado de compradores na sala, como o serviço por exemplo do Kinoplex seria compartilhado com outros vendedores, ideal seria ele implementar a sala só assim seria de fato eficiente e não daria "toco" nos clientes do ingresso.com. Enfim acho que tem muitas variáveis... rsrs. Mas se a intenção foi só sua disponibilidade como ingresso.com vc foi perfeito.

3 - Acho que faltou vc explorar talvez em uma continuação Akita tópicos como expurgo, sharding, masterless clusters, master slave cluster, estratégias pra separação de leitura e escrita em modelos diferentes de dados, denormalização, particionamento. Isso até dentro do assunto que abordou dentro deste tema, porque dependendo do volume índices não vão resolver sem boas estratégias de particionamento, dado quente, morno e frio e cosias do tipo. Claro que sei que vc sabe disso tudo mas compartilhando com os colegas aqui.

4 - Acho que faltou bastante também enfatizar que uma arquitetura dessas têm muito desafio e trade-offs, controle de idempotencia, replicação e sincronização de dados, consistência, tracking e troubleshooting de processos full async, reprocessamento, estratégia de resiliência e tudo mais que essa escala e complexidade de infraestrutura exige.

Acho que poderia fazer uma parte 2, poderia explorar características de aplicações que duram.

Desde já agradeço d+ por você trazer tanto conteúdo bom Akita espero contribuir minimamente. Tentei colocar no
Youtube varias vezes o comentário, mas não sei se tem limite de tamanho ou algo assim, não sei porque eu publicava e sumia logo em seguida.

Continue nos presenteando, vlw d+!