Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Edward • 16 anos atrás

o link está fora do ar. tem como atualizá-lo?

Fabiano Silva • 16 anos atrás

Divertido é que muita gente reclama do gerente mas não nota que esse tal PACE implica em "tomar atitude" e, eventualmente, "assumir o controle" - coisa que a maioria não está interessada em fazer.

Wellington Rocha • 16 anos atrás

Ótimo artigo, sem palavras, realmente as coisas funcionam desta forma é incrível.

Os gerentes de projetos não sabem programar, não conhecem nada de web, não sabem dar prazos, jogam a culpa nos outros e etc.

#fail

Davi • 16 anos atrás

O pior é ter aquele gerente que é megalomaniaco e narcisista, na qual ele se acha o máximo e o onipotente da empresa, sem contar que ele sempre é o dono da razão.
Sem contar a intimidação dos funcionários e até de outras equipes.

Eu • 16 anos atrás

Boa Akita!!!!

Alberto Cardinalli • 16 anos atrás

Akita,

Sem comentários. Excelente post!!!

Rafael Noronha • 16 anos atrás

Muito interessante o assunto, e muito feliz a analogia.

Continue com off-topics!

nao posso me identificar • 16 anos atrás

nossa se eu pudesse nem q for lava o chao ai da locaweb...so pra bate um papo com o akita todo dia... ja valeria... varios artigos sobre gerencia que valem mais do que ouro...

nao posso me identificar • 16 anos atrás

nossa akita ... como eu gostaria de trabalhar pra voce, meu chefe é exatamente assim, autoritario, intimidador, tipo se vove descordar dele parece ate que ele vai bater em voce literalmente, estou cansado disso e lendo seu artigo vendo que existe genrentes que alem de gerentes sao seres humanos e nao comandantes... nossa da desespero pior de tudo ? sou de longe mais competente que meu chefe. bom tenho contas pra pagar vou voltar ao meu aviao =(

Brunno Silva • 16 anos atrás

Um ponto a ser mencionado é a existência de uma equipe inteira de "co-pilotos" dentro de um projeto de desenvolvimento. Em algum momento antes do Challeging, a equipe deve ser consultada, no início individualmente, depois em grupo. Eu já passei pela situação de um péssimo gerente não alocar bem as tarefas, a ponto de membros valiosos da equipe simplesmente não fazerem nada por dias. Eu o confrontei sozinho quanto a isto, mas antes me certifiquei que toda equipe concordava comigo e coletei suas opiniões sobre o assunto.

Leandro • 16 anos atrás

O problema é que, ao contrário da aviação, temos mais "vidas" para gastar e geralmente vamos em queda livre de mãos dadas com o capitão só para ver até onde chega a fumaça após a explosão.

Talvez seja assim por causa daquele dizer: se uma coisa dá certo, os méritos são do gerente. Se dá errado, a culpa é dos "remadores". Sempre que um ambiente assim é detectado, prevalece o instinto de homem-bomba. E como esse é o padrão, as coisas vivem explodindo por aí.

Rodrigo Yoshima • 16 anos atrás

Thank God there are parachutes like Catho...

Rodrigo Alves Vieira - rav • 16 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau. Sabemos que não é fácil, imagine um recém chegado numa empresa tentar abrir os olhos de seu gerente, em 99% das chances isso resultará em repressão ou demissão, mas quando da certo, ganham os profissionais, a empresa e seus clientes.

Ronald Kaiser • 16 anos atrás

O livro Outliers do Malcolm Gladwell contém um trecho chamado legado cultural, onde ele faz referência a esse respeito incondicional pela hierarquia em companhias aéreas e aponta como uma herança cultural a ser vencida. No livro ele fala de uma companhia aérea que tinha muitos aviões caindo e uma mudança no treinamento fez a relação piloto / co-piloto melhorar e a companhia consegue obter sucesso. Vale a pena dar uma olhada. Tem tudo a ver com este post.
Um abraço!
http://fractalroad.wordpres...

Tapajós • 16 anos atrás

Akita passou uns erros de português. Corrige aí. Sorry :-)

E parabéns pelo post, muito bom. Até hoje sempre segui essas regras mesmo sem saber desse conceito de aviação.

Tapajós • 16 anos atrás

No caso de projeto Quando não der para assumir o controle avise mais uma veq e pule fora.

No caso do avião sempre dá para assumir o controle, nem que seja batendo no comandante.

Gustavo • 16 anos atrás

Fantástico Akita. Ainda chegará o dia em que teremos regras como o PACE difundidas nas organizações.

Madrugão • 16 anos atrás

Esse foi o nosso papo do café da tarde de sexta-feira heim Akita, condordo plenamente. Ficar assistindo a merda acontecer, não fazer nada e depois colocar a culpa no gerente é facil; O complicado é tentar mostrar que o avião está caindo quando você está do lado mais fraco da corda, seu gerente vai te ouvir???

Madrugao