Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Eric Vieira • 16 anos atrás

Olá Akita,
Esse texto é muito bom e tem muito haver com o seu texto.

http://escoladeredes.ning.c...

Sergio • 16 anos atrás

@Rafael quando me refero a um comandante, nao me refiro a um mandante.

Eu acho SIM que uma equipe tem capacidade se auto-gerenciar, mas ela precisa, pelo menos no inicio, de uma figura que a oriente. Uma pessoa com experiencia que possa sair do 0 e começar alguma coisa.

Nao espero que a organizacao surja naturalmente, pois como falei, as pessoas sentem necessidade de serem lideradas. Eu disse lideradas, não mandadas.

No fundo acho que estamos todos falando a mesma coisa. :)

Sergio • 16 anos atrás

@Akita concordo plenamente. O lider é na verdade um timoneiro e vive para facilitar, organizar e conciliar. Está lá para garantir que as pessoas possam fazer os seus trabalhos e não para determinar o que deve ser feito.

Fabio Akita • 16 anos atrás

@Sergio, ok, tendo a concordar. Lembrando que não estamos falando de anarquia. O mundo ideal é quando a própria equipe elege o líder e também retira. E esse líder não tem poder hierárquico sobre o resto da equipe. Essa é a forma que funciona.

Rafael Noronha • 16 anos atrás

"Não existe barco sem comandante"

@Sérgio,

Pessoas precisam seguir alguém porque nossa cultura favorece esta situação. Não se trata de algo irreversível, pelo contrário.

Divisão de responsabilidades requer treinamento e também liderança, mas nunca comando-controle.

A questão é cultural.
Se você acredita que sua equipe não é capaz de se auto-gerenciar, então continue encarando-os como subordinados.

Mas nunca espere deles um comprometimento verdadeiro.

Sergio • 16 anos atrás

@Akitaonrails, conheco e concordo com esse formato de lideranca no entanto a coisa tem sempre que partir de alguem, seja ele um lider que serve (lider de fato) ou um "lider" por autoridade.

A maioria das pessoas precisam seguir alguem. Ser um seguidor nao impede que vc tenha voz e participe das decisoes, dando opiniao e ideias que possam melhorar o processo.

Apenas percebo que quando estamos partindo do 0 e perdemos tempo demais pensando no ideal, dando abertura para que todos participem e decidam, a coisa nao sai do lugar.

Cabe ao lider botar a coisa funcionando, mesmo nao sendo da forma ideal, e posteriormente evoluir o processo com o feedback da equipe.

AkitaOnRails • 16 anos atrás

@Sergio entenda o que significa "Servant Leadership" e vai começar a entender o quero dizer.

Sergio • 16 anos atrás

Muito bonito para empresas e equipe pequenas. E apesar de achar que as ideias nao tenham que vir sempre de cima, alguem tem que tomar as redeas para fazer a coisa andar. Nao existe barco sem comandante.

Por mais que a gente gostaria que fosse diferente, a maioria das pessoas tem necessidade de ser comandada. Isso nao quer dizer que a gente tenha que tirar a voz dessas pessoas. Pelo contrário.

Novas ideias que surgirem dentro das equipes devem ser levadas, E MUITO, em consideracao, pois elas serao o ajuste fino do processo ou mesmo o indicador de que o processo precisa ser mudado.

Elvis Fernnades • 16 anos atrás

Excelente consideração.

Leandro Silva • 16 anos atrás

Assino embaixo!

L. Costa • 16 anos atrás

Sem dúvida, vejo muitos projetos fracassarem por isso mesmo.

Quem não sabe manda, quem sabe faz o que mandam, e pior muitas vezes sem questionar.

Rafael Noronha • 16 anos atrás

Impossível concordar mais.

Onde eu assino?