Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Max Brandão • 6 anos atrás

Paulo quando foi julgado apelou a roma onde a pena de morte era aplicada, logo aceitou submeter-se ao julgamento que poderia aplicar essa pena pelo estado. A igreja como organização, é apenas uma comunidade, que era submissa as leis dos estados em que estavam estabelecidas, jamais poderia aplicar a pena de morte. Por não ter autonomia para isso, diferentemente da teocracia do antigo testamento, que era o próprio estado. E Que aplicava as leis civis e cerimoniais. Jesus mesmo submeteu-se a pena imposta pelo estado romano que na época dominava a judeia, mesmo que injustamente. A pena era largamente aplicada na época.

lucio flavio • 6 anos atrás

Não matarás? mulher eu não te mato,va e não peques mais.Senhor quer que oremos para descer fogo do céu e matar todos? Cristo respondeu,de quê espírito sóis.Eu não vim matar as almas , mas sim salvar.

Ferafv • 5 anos atrás

Ela não estava sendo julgada pelo estado, mas sim por populares, alguns participantes do mesmo erro dela. Por fim existe uma diferença enorme entre pecados morais (caso dela), e crimes hediondos, que mesmo na época dela eram condenados a morte. Lembre-se que Jesus também perdoou o ladrão na cruz e ele foi executado do mesmo jeito. A Bíblia é meritocratica, cada um paga de acordo com seus erros.

Cézar Augusto Photos • 5 anos atrás

Seus textos são apresentados fora do contexto o que anula seu argumento.

Cézar Augusto Photos • 5 anos atrás

Não matarás é melhor traduzido como "Não cometerás homicídio". Basta buscar no original.

David Souza • 6 anos atrás

Não entendo porque, como membro da igreja, tenho que ficar omisso com questões tão abrangentes na sociedade atual. Ontem mesmo, li e compartilhei o post em que o pastor Leandro Quadros, também usando a Bíblia, mostrou-se a favor da pena. Hoje vejo a igreja me recomendado a não participar e dar minha opinião sobre o assunto como sendo favorável. O que está acontecendo? Não posso me pronunciar sobre a política, sobre ser a favor de uma intervenção militar, sobre meu candidato, sobre a pena de morte; agora vocês estão estudando um "novo" Hinário Adventista; O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Sinceramente? Ainda sou membro mas, estou pasmo com tantas decisões que só trazem omissão e o "novo" pra dentro da igreja. Ainda acredito na verdade Bíblica como minha regra de fé, pois, a cada dia, vejo como quão corruptível é o coração do homem. Espero que analisem melhor seus posicionamentos pois, como as pessoas estão acordando no quesito política, acordarão em todos os aspectos. Abraço!!

lucio flavio • 6 anos atrás

Meu irmão.ja tá acontecendo a apostasia dos Líderes.E muitos vão dar ouvidos a esses e desprezar os processos e até a bíblia.Infalibilidade católica já está na Adventista.Lideres é quem tem infalibilidade de interpretação do Espírito de Professia e a bíblia.o Espírito Santo tem que se sujeitar a eles agora igual a igrejas evangélicas e católica.Nao Assisto mais a novo tempo.fico só com a Biblia e Espírito de Professia

cesar pelizzon • 6 anos atrás

POIS VOCE ESTÁ CORRETO.
ACREDITE APENAS NA BIBLIA E EM DEUS
MALDITO HOMEM QUE CONFIA EM HOMENS DESTE MUNDO
BENDITO É O HOMEM QUE CONFIA EM DEUS.
ESTAMOS PRESENCIANDO VARIAS COISAS DENTRO DA IGREJA: MUNDAÍSMO, MÚSICAS, MODA, MAQUIAGEM, FESTAS, REJEIÇÃO AO ESPIRITO DE PROFECIA E A REFORMA DE SAÚDE(CARNE, COCA COLA, REFRIGERANTES, AÇUCAR REFINADO....)
HÁ PASTORES MANDANDO O POVO COMER CARNE - VÃO ESTUDAR O ESPIRITO DE PROFECIA (JOIO)
NÃO SE ESQUEÇA DE UMA COISA: O JOIO ESTÁ NO MEIO DO TRIGO

Ceandreson D. Amaro • 6 anos atrás

Leandro Quadro não é a verdade absoluta dentro da igreja, sequer este grupo se posiciona tal qual. É apenas uma opinião e muito ponderada, por sinal. Não seria sensato sob perspectiva alguma a igreja se posicionar a favor da pena de morte, isso vai contra a nossa regra de fé que é o próprio amor
.

David Souza • 6 anos atrás

Compreendo. Só uma pergunta: E você acha que esses que votaram são a verdade absoluta? Ambos usaram a Bíblia e, nos dias atuais, com a igreja ficando cada dia mais "atual" e ainda por cima, se omitindo em diversos pontos cruciais na sociedade em que estamos inseridos, prefiro acreditar no Leandro Quadros. Só minha opinião. Respeito a sua, mesmo não concordando com ela. Abraço!!

Cícero Silva • 6 anos atrás

Concordo totalmente com vc David Souza, amo minha igreja, participo dela há 27 anos, mas vejo que cada vez mais estamos nos afundando, como instituição, no laodiceanismo que não se mete em nada que seja polêmico. A eclesia pode deliberar o que quiser, eu sou livre e responsável diante de Deus. Não sou contra a pena capital e entendo sim que esta é encontrada na Biblia em larga escala. Leandro Quadros têm razão e eu me afino muito mais com ele do que "pacificadores mornos" que nem salgam nem adoçam.

Ferafv • 5 anos atrás

Veja, aqui no Brasil e na Argentina tivemos a polemica da questão do aborto e a igreja ficou calada. Nos cultos e na Novo Tempo nada foi falado, muito triste.

Cézar Augusto Photos • 5 anos atrás

Perfeito, Cícero Silva.

Ferafv • 5 anos atrás

A justificativa dos teologos que estão pedindo para os adventistas não se posicionarem está cheia de pontos Marxistas. A igreja ainda não se ligou que o Cristianismo nada tem haver com isso, é muito triste.

Clayton Augusto • 6 anos atrás

Eu entendo o que você quis dizer, mas pense uma coisa. O Leandro Quadros falar é diferente de uma instituição tão grande quanto a IASD.

Essa parte do texto me chamou a atenção: "não é certo que a igreja seja vista como um quase agente advogando a pena capital, embora o estado possa executá-la.”

Isso não é a mesma coisa que o Leandro Quadros disse? Pelo que eu entendi a igreja não é a favor de advogar a favor da pena capital, mas não puniria um membro adventista se o membro fosse um policial que tivesse que matar um bandido julgado à pena de morte.

Leonardo Mendes • 6 anos atrás

pena de morta é pra bandido que tira vida de pai de família inocente!

Suely Mangel • 6 anos atrás

Concordo... reincidência em cima de reincidência,tem que ter um fim mesmo.

David Souza • 6 anos atrás

Caro amigo, boa noite! Olhando a situação de Lutero no passado, você verá que seu comentário não faz sentido. Quer dizer que, se uma denominação for grande, terá caminho livre para lançar seus ideais sem que se tenha um contraditório? Sinto muito, não foi feliz nesse comentário. Sugiro ler todo o artigo que fala a respeito e depois dá sua opinião embasada no conteúdo ali expresso. Forte abraço!!

Paulo Cordeiro • 6 anos atrás

Prezado amigo,

Fico absolutamente estupefacto quando vejo pessoas dentro da Igreja, valorizarem tanto a opinião de um ou outro ser humano, como é o caso do Ir. Leandro Quadros! Ele pode emitir a opinião QUE QUISER, mas isso é a OPINIÃO DELE, e não deve ser entendida, em nenhuma circunstância, como refletindo, necessariamente, a posição oficial da Igreja! Infelizmente parece haver pessoas que "bebem" o que ele diz como sendo a posição oficial da Igreja. Desde quando???

Esta POSIÇÃO da Igreja é EXTREMAMENTE LOUVÁVEL e está em plena sintonia com a MENSAGEM BÍBLICA E CRISTÃ. O Ir. Leandro Quadros que aprenda a dominar a sua língua (ver: Tiago 3:1-12).

Ceandreson D. Amaro • 6 anos atrás

As palavras do nobre amigo se mostram sensatas. Não sei de onde tiraram que o Sr. Leandro Quadros carrega a verdade absoluta. Ele não é maior que a instituição Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ser a favor da pena capital se mostra totalmente incongruente a nossa regra de fé, que é o amor e usar a bíblia para corroborar este posicionamento nefasto, que é a pena de morte, é completamente desonesto. O posicionamento da igreja se mostra extremamente sensato e louvável, de fato.

David Souza • 6 anos atrás

Caro amigo, as palavras em questão não foram sensatas; foram incoerentes. Já respondi ao amigo e não entrarei em discussão sobre isso. Coloquei meu ponto de vista. Não é de acordo, tranquilo; respeitarei sua opinião. Agora, respeite a minha. O coração do homem é corruptível diz a Palavra do Senhor. O que te faz pensar que Leandro Quadros é inferior aos que votaram tal proposta? Todos (espero eu), são estidiosos da Palavra. Se um pensa diferente do outro isso é absolutamente normal. Cada um de nós é livre pra escolher em quem acreditar e, nesse caso, acredito no professor Leandro Quadros. Outro ponto em que você tocou e não está dentro de todo contexto biblico, é se prender ao fato de Deus ser Amor. Óbvio, isso não se discute. O que se discute é: Deus é só amor? e o Deus da Justiça? Esse não existe na Bíblia? Vou te dá um exemplo bem simples ok? Pra você, o que houve no caso da Arca de Noé? Acabando com a humanidade ali existente, Deus deixou de ser Amor? Aquilo não foi pena de morte? Entendeu agora?

Ceandreson D. Amaro • 6 anos atrás

"Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A MIM ME PERTENCE A VINGANÇA; EU É QUE RETRIBUIREI, diz o Senhor."

Romanos 12:17‭, ‬19

Ceandreson D. Amaro • 6 anos atrás

palavras do amigo Batistuta Filho:

"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há sabedoria.

Provérbios 11:14

Pastor Leandro Quadros a quem eu muito admiro verdadeiramente, é uma única pessoa dando sua opinião dentro daquilo que sinceramente compreendeu sobre o assunto. A posição da Igreja Adventista não foi formada por uma única opinião, mas sim, pelas opiniões da maioria dos seus líderes que se reuniram para discutir o assunto em questão."

REFLITA. Abraço.

Batistuta Filho • 6 anos atrás

Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há sabedoria.

Provérbios 11:14

Pastor Leandro Quadros a quem eu muito admiro verdadeiramente, é uma única pessoa dando sua opinião dentro daquilo que sinceramente compreendeu sobre o assunto. A posição da Igreja Adventista não foi formada por uma única opinião, mas sim, pelas opiniões da maioria dos seus líderes que se reuniram para discutir o assunto em questão. Abs.

David Souza • 6 anos atrás

Caro amigo, boa noite!! Seu comentário foi meio incoerente. Ao analisar minha opinião, disse se sentir "estupefato ao ver um ser humano valorizando a opinião de outro ser humano". Estranho! Ao se posicionar contrário ao meu ponto de vista, automaticamente está valorizando a opinião de outros seres humanos. No mínimo, incoerente não acha? Não digo Leandro Quadros e muito menos "Líderes de Igreja". Minha regra de fé é a Bíblia. É como, tanto Leandro Quadros como os Líderes que votaram usaram a Bíblia. Sendo assim, sou livre em concordar com um ou com outro não acha? Seja sensato meu amigo. O que te faz pensar que Leandro Quadros e inferior aos Líderes que votaram isso? Eles também podem ser corrompidos. Respeito seu ponto de vista mas não concordo com ele. Abraço!!

Pedro Ruela • 6 anos atrás

Prezado amigo,

Essa é a sua opinião. Mas não me leve a mal, acho que o "Ir. Leandro Quadros" entende um pouco melhor que o senhor. Portanto acredito que escutá-lo é, sim, uma boa idéia.

Um grande abraço

Paulo Cordeiro • 6 anos atrás

Por que haveria de levar a mal a sua opinião?

Cada um se revê na opinião "dos seus"!

Abraço em Cristo!

lucio flavio • 6 anos atrás

Amiga tome muito cuidado por que nosso coração é enganoso.Cristo foi traído com um beijo.Recinheco que Leandro quadros sabe muito de Bíblia mas a experiência dele só serve pra ele.tenha vc acesso direto à fonte do poder que é Cristo .Nunca erra.Cristo é INFALIVEL.

Bruno Almeida • 6 anos atrás

Tem que ser muito sonso pra não entender que a opinião do Leandro é a Leandro e não da igreja. Ele tem o direito dele de se manifestar. Agora se as pessoas não tem senso...

cesar pelizzon • 6 anos atrás

ISSO MESMO.
NÃO MATARÁS
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Romanos 1:32

cesar pelizzon • 6 anos atrás

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10

Cícero Silva • 6 anos atrás

Concordo totalmente com vc David Souza, amo minha igreja, participo dela há 27 anos, mas vejo que cada vez mais estamos nos afundando, como instituição, no laodiceanismo que não se mete em nada que seja polêmico. A eclesia pode deliberar o que quiser, eu sou livre e responsável diante de Deus. Não sou contra a pena capital e entendo sim que esta é encontrada na Biblia em larga escala. Leandro Quadros têm razão e eu me afino muito mais com ele do que "pacificadores mornos" que nem salgam nem adoçam. Sou seguidor do sim, sim, não não.

cesar pelizzon • 6 anos atrás

POIS VOCE ESTÁ CORRETO.
ACREDITE APENAS NA BIBLIA E EM DEUS
MALDITO HOMEM QUE CONFIA EM HOMENS DESTE MUNDO
BENDITO É O HOMEM QUE CONFIA EM DEUS.
ESTAMOS PRESENCIANDO VARIAS COISAS DENTRO DA IGREJA: MUNDAÍSMO, MÚSICAS, MODA, MAQUIAGEM, FESTAS, REJEIÇÃO AO ESPIRITO DE PROFECIA E A REFORMA DE SAÚDE(CARNE, COCA COLA, REFRIGERANTES, AÇUCAR REFINADO....)
HÁ PASTORES MANDANDO O POVO COMER CARNE - VÃO ESTUDAR O ESPIRITO DE PROFECIA (JOIO)
NÃO SE ESQUEÇA DE UMA COISA: O JOIO ESTÁ NO MEIO DO TRIGO

David Corrêa • 6 anos atrás

Um texto para refletir como deveríamos lidar com opiniões diferentes dentro da igreja e a importância da unidade de pensamento sobre os variados temas que envolvem a bíblia.

Deus está guiando um povo do mundo para a exaltada plataforma da verdade eterna — os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Disciplinará e habilitará Seu povo. Eles não estarão em divergência, um crendo uma coisa e outro tendo fé e opiniões inteiramente opostas, e movendo-se cada qual independentemente do conjunto. Pela diversidade dos dons e governos que Ele pôs em Sua igreja, todos alcançarão a unidade da fé. Se alguém forma seu próprio conceito no tocante à verdade bíblica, sem atender à opinião de seus irmãos, e justifica seu procedimento alegando que tem o direito de pensar livremente, impondo suas idéias então aos outros, como poderá cumprir a oração de Cristo? E se outro e outro ainda se levanta, cada qual afirmando seu direito de crer e falar o que lhe aprouver, sem atentar para a fé comum, onde estará aquela concórdia que existia entre Cristo e Seu Pai, e para cuja existência, entre Seus irmãos, Cristo orou?
Posto que tenhamos uma obra individual, e individual responsabilidade perante Deus, não devemos seguir nosso próprio critério independentemente, sem tomar em consideração as opiniões e sentimentos de nossos irmãos; pois tal proceder acarretaria a desordem na igreja. É dever dos pastores respeitar o discernimento de seus irmãos; mas suas relações mútuas, assim como as doutrinas que ensinam, deveriam ser submetidas à prova da lei e do testemunho; se, então, os corações forem dóceis, não haverá divisão entre nós. Alguns se inclinam a ser desordenados, e apartam-se dos grandes marcos da fé; mas Deus está atuando em seus ministros para que sejam um na doutrina e no espírito.
É necessário que nossa unidade hoje seja de caráter tal que resista à prova... Temos muitas lições para aprender e muitíssimas para desaprender. Tão-somente Deus e o Céu são infalíveis. Quem acha que nunca terá de abandonar uma opinião formada, e nunca terá ocasião de mudar de critério, será decepcionado. Enquanto nos apegarmos obstinadamente às nossas próprias idéias e opiniões, não poderemos ter a unidade pela qual Cristo orou.
Quando um irmão recebe nova luz sobre as Escrituras, deve expor francamente sua maneira de entender, e todo ministro deve pesquisar as Escrituras com espírito de singeleza a fim de ver se os pontos apresentados podem ser confirmados pela Palavra inspirada. “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade.” 2 Timóteo 2:24-25.

Ellen G. White Vida e Ensinos Pg.203

Leonardo Mendes • 6 anos atrás

compartilho do mesmo pensamento!

Jonatas Cardoso • 6 anos atrás

"Quem derramar sangue do homem,
pelo homem seu sangue será derramado;
porque à imagem de Deus
foi o homem criado. 
Gênesis 9:6

"Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado. 
Êxodo 21:12

Se alguém ferir uma pessoa a ponto de matá-la, terá que ser executado. 
Levítico 24:17

"Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado. 
Números 35:16

Se alguém há de ir
para o cativeiro,
para o cativeiro irá.
Se alguém há de ser morto
à espada,
morto à espada haverá de ser.
Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos. 
Apocalipse 13:10

Claudio Zimmermann Junior • 6 anos atrás

"Bem aventurados aqueles que tem sede de justiça". O Deus do velho testamento e o Deus do novo testamento é o mesmo. As leis do VT que não estão em vigor atualmente são as leis cerimoniais e as leis civis de Israel, mas os princípios divinos sempre serão os mesmos pois um Deus Eterno que não está limitado pelo Tempo-Espaço nunca muda.
"Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem." Essa frase com certeza não é uma lei civil, pois foi apresentada ao mundo antes mesmo de existir mais que uma família no mesmo. É um princípio que declara o valor de uma vida inocente!
MAS POR QUE ESTOU ESCREVENDO ISSO? VAMOS VETAR A PENA CAPITAL, BEM COMO PUNIÇÕES SEVERAS AOS NOSSOS POBRES SERES HUMANOS INFRATORES QUE NÃO TEM NOÇÃO DO QUE ESTÃO FAZENDO, E MANTER A TAXA DE ASSASSINATO DE INOCENTES EM NOSSO PAÍS MAIOR QUE A DE QUALQUER PAÍS ONDE SE APLICA A PENA CAPITAL, AFINAL, ANTES INOCENTES NA VALA QUE ASSASSINOS NÃO É?
Uma coisa é você ser uma pessoa mansa e bondosa, a outra é compactuar com aquilo que é intolerável. "Bem aventurados aqueles que tem sede de justiça".

Paulo Cordeiro • 6 anos atrás

Prezado amigo,

Se você ler com MUITA ATENÇÃO o texto bíblico que contém as beatitudes (ou bem-aventuranças), irá reparar que, no contexto em que aparece esse texto - "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mateus 5:6) - esse texto refere-se àqueles "que têm fome e sede" da Justiça de Cristo, porque são "humildes de espírito" (v. 3), "choram" pelos seus pecados (v. 4), por essa razão tornam-se "mansos", e assim anseiam por aquilo que não têm - a "justiça [de Cristo]".

Essa "sede de justiça" NÃO TEM NADA A VER com sentimentos abrigados em corações não regenerados pela Graça de Cristo!!! Manifestou Cristo para com os Seus carrascos essa "sede de justiça" (no sentido em que você a referiu), ou proferiu, antes, estas palavras: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)?

David Souza • 6 anos atrás

Caro Paulo Cordeiro, já fiz esse comentário num questionamento anterior e vou deixá-lo aqui também, para que me dê uma resposta sensata. Vamos lá? Me responda o seguinte: No caso da Arca de Noé, analisando que Deus, quando puniu a humanidade matando a centenas ou milhares de humanos, deixando-os de fora da Arca, o que o senhor acha que houve ali? Será que Ele deixou de ser um Deus de amor? Ou será que Ele também, é um Deus de Justiça? Aquilo não foi pena de morte?
Gostaria se claro em sua resposta.

Eduardo Baumann • 4 anos atrás

Amigo, não culpe a Deus por algo q Ele não fez, Deus nesse caso da arca não matou ninguém, Ele deu a todos a chance de se arrependeram e entrar na arca, mas os mesmos não o aceitaram, o mesmo vai acontecer nos últimos dias, a salvação é oferecida a todos se vc não aceitar, sofrerá as consequências, a Bíblia chama isso de Obra estranha de Deus, Deus não vai destruir o ser humano, e sim o pecado, se vc não largar o pecado será destruído junto, mas escolha sua..

Paulo Rodrigues Barros • 6 anos atrás

Em teoria, sou a favor da pena de morte como uma forte inibidora da ousadia dos fora-da-lei. Na prática, porém, não sou favorável. Primeiro porque eu não seria um candidato a carrasco, com o sangue frio. Em segundo lugar, o nosso sistema judiciário tem grande potencial para livrar da pena capital quem tem muito dinheiro para pagar grandes advogados criminalistas conhecedores de como protelar um processo com intermináveis recursos. Por outro lado, pessoas sem recursos têm maior chance de serem condenadas. Em terceiro lugar, a morte de milhares de culpados jamais compensará a morte de UM INOCENTE. O documento da igreja me soa bastante equilibrado. Mesmo que a pena de morte estivesse incorporada nas leis civis do antigo Israel, ela não foi executada, por exemplo, no caso do Rei Davi, Salomão, Rei Manassés, Abimeleque, a mulher adúltera etc. Portanto não parece que haja uma ordem peremptória para que cada nação introduza a pena de morte em seus códigos legais

lucio flavio • 6 anos atrás

Paulo disse que pecado não é só quem pratica mas quem aprova também.

Felipe Fonseca • 5 anos atrás

Boa noite a tds!

Eu li alguns comentários acima que sinceramente eu fico imaginando como a pessoa chega a essa conclusão, não me refiro aqui as pessoas que são contrárias as minhas opiniões no que tange este assunto, na qual irei colocar abaixo, eu falo de comentários totalmente fora da discussão e que nada tem a ver com o contexto do texto bíblico (citarei elas no final).

Vamos direto ao ponto: Eu hoje sou contra a pena de morte, mas sinceramente eu não fico espantado com quem a defenda, porque realmente existem passagens bíblicas que dão margem para essa interpretação, tanto é que o posicionamento oficial da igreja Adventista do Sétimo Dia em relação a ação do estado (que é a causa mais controvérsias) quanto a aplicar ou não a pena de morte me parece sábio: Não existe consenso, embora o estado possa executá-la; e também concordo e seguirei tranquilamente a recomendação de não ficar me envolvendo com campanhas que promova a pena capital, não vejo nada de absurdo nessas recomendações como alguns acharam.

Como disse anteriormente, eu sou contra a pena de morte, não por causa da posição da igreja da qual eu sou membro (IASD), mas por outros motivos, que serão apresentados abaixo, não para tentar convencer ninguém, pois cada um tem sua opinião, mas sim para mostrar algumas dúvidas que surgiram durante o processo de pesquisa desse tema que me fizeram mudar de opinião. Antes de mais nada, se alguém quiser responder aos meu questionamentos eu ficarei grato, será mais uma opinião dentre as várias que eu já busquei (a favor e contra).

1 - Poderia começar com qualquer uma, mas prefiro começar com o texto de Paulo pois durante muito tempo eu achei mesmo que ele estava defendendo a pena de morte (e por isso a defendia), porém uma vez eu vi um comentário que me mostrou outra possível interpretação. Antes de colocá-la eu vou copiar o texto de Paulo:

"Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal." Romanos 13:2-4

A explicação seria a seguinte resumidamente: O foco de Paulo não seria a promoção da pena de morte mas sim mostrar que os Cristãos deveriam se submeter as autoridades agindo de boa maneira. Então ele apenas cita algo que era praticado naquela época pelo governo romano juntamente com a expressão "Ministro de Deus", para evitar que os Cristão se revoltassem contra as autoridades romanas que cometiam atrocidades contra outros cristãos.

Essa explicação pode não ser aceita por todos, porém eu vejo coerência e acho que deve ser analisada sim, dentro do contexto de toda a bíblia.
É importante salientar que opiniões contrárias a explicação não são rejeitáveis, uma vez que eu mesmo já pensei de modo contrário do que penso hoje.

2 - A segunda coisa que gostaria de trazer seria concernente ao desejo de Deus frente ao ser humano pecador, e nesse ponto inevitavelmente acabarei entrando num terceiro ponto ("Deus" do antigo x "Deus" moderno).
Para sustentar o que quero dizer eu vou colocar alguns textos e na sequência explicar meu ponto de vista:

"Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.
De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" Ezequiel 18:21-23

O texto mostra claramente que antes de se fazer a justiça, Deus deseja que o pecador se arrependa. A primeira vez que li este texto me veio uma pergunta:
Será que aplicar a pena de morte atualmente não seria algo equivocado?

Esse questionamento me veio a mente pois pode ocorrer do bandido/estuprador/seja lá o que for, precisar de um tempo mais longo para arrependimento (cada um tem um tempo) e apenas Deus sabe desse tempo; então ao condenar alguém a morte estaríamos abreviando o tempo de vida e logicamente o abreviando o período de conversão dessa pessoa.

Não estou dizendo que devemos passar a mão na cabeça de gente que faz o mal, mas sim que devemos lembrar que Deus deseja antes de mais nada o seu arrependimento.

Como eu disse acima é impossível falar sobre essa questão sem que isto nos remeta a seguinte pergunta: Mas o Deus que mandava matar no A.T. é o mesmo Deus de hoje, então por que não deveríamos aceitar a pena capital hoje em dia?

Eu vejo da seguinte forma: No Antigo testamento Deus se fazia presente no povo de várias formas extraordinárias e incontestáveis, seja no monte sinai com relâmpagos e trovões (Êxodo 20:18), seja abrindo o mar vermelho, seja quando o maná caia, seja na coluna de nuvem/fogo, enfim. Os povos pagãos conheciam a Deus também, o que Ele havia feito ao Egito (Josué 2:9-11, existem outros textos que não me recordo agora), a principal potência da época; em outras palavras o povo de antigamente rejeitava a Deus de forma indesculpável e ainda praticava coisas absurdas e contrárias a vontade de Deus (Jeremias 7:31).
Então sinceramente eu compreendo a ordem da Deus para matar alguns, pois tinham sinais evidentes da presença de Deus e mesmo assim faziam coisas detestáveis como matar crianças impedindo o crescimento da população humana. Devemos relembrar que mesmo Deus tendo leis bem claras referentes a pena capital, se houvesse arrependimento do transgressor ele deixaria de executá-la para preservar a vida do ser humana, basta ver estes textos:

"Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás." 2 Samuel 12:13 (Leia o contexto)

"Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa." 1 Reis 21:28,29 (Leia o contexto)

"No momento em que falar contra uma nação, e contra um reino para arrancar, e para derrubar, e para destruir,
Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." Jeremias 18:7,8

Estas coisas devem ser consideradas quando vamos nos referir ao Deus do A.T.

Agora fazendo a comparação com os dias atuais:

- Deus não se revela como antigamente, ou seja, muitas pessoas ainda precisam conhecer o verdadeiro Deus, e ao meu ver a pena de morte diminuiria o tempo de arrependimento e consequentemente a perda da vida eterna;
- O julgamento seria feito por pessoas, sendo que no A.T. era feito por Deus, então não havia erro e nem chance de se torcer a justiça por meio do dinheiro ou amizade, para inocentar alguém culpado ou vice e versa, algo bem plausível atualmente, principalmente no Brasil;

Quanto aos policiais usarem arma e poderem abrir fogo contra alguém eu não vejo problema pois é algo específico, ou seja, ele apenas vai se proteger, querendo ou não será algo natural, autodefesa. O que não deve fazer é sair matando ou atirando sem motivações, abusando do seu poder. Uma vez João Batista disse:

"E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo."
Lucas 3:14.

Eu sei que existem pessoas que não concordam com o que eu disse acima, mas apenas coloquei meu ponto de vista. Acho que não estou sendo um cristão institucional, mas sim um cristão que analisou a questão de acordo com os textos bíblicos e as diversas opiniões sobre o assunto.
Quanto á posição da igreja Adventista do Sétimo Dia, se você não concorda, não siga, não é isso que vai te levar pro lago de fogo ou para o céu céu, o que devemos cuidar é:
Se algo que não é ponto de salvação estiver causando uma imagem ruim do evangelho, evite falar disso, pois não é ponto de salvação. Me refiro a qualquer coisa.

Como prometido lá no início, eu vou colocar alguns comentários aqui que foram feitos por outros colegas que eu sinceramente não sei da onde tiraram isso. Não citarei o nome e nem o texto como foi escrito, mas sim a ideia:

1 - Alguns falaram acima que a falta de posicionamento da igreja frente a assuntos polêmicos ajudam para que a igreja continue no estado de Laodiceia:

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."
Apocalipse 3:15,16

Isso que está sendo descrito neste texto nada tem a ver com a falta de posicionamento frente assuntos polêmicos (os citarei abaixo). Se continuarmos a leitura veremos que a mornidão se refere a outras coisas, por isso Deus pede que compremos o ouro refinado, vestes brancas e colírio. (Apocalipse 3:18)
Isso quer dizer que devemos buscar a santidade de Jesus, buscando compreendê-la com o colírio, que pode ser interpretado como sendo o Espírito Santo que nos guia; nada tem a ver com posicionamentos em assuntos polêmicos.

Apenas para informar, a IASD se posiciona firmemente quando o assunto é eutanásia, ideologia de gênero, aborto etc., então não entendo quando alguém diz que não há posicionamento em assuntos polêmicos.

Agora quando falamos de poítica, realmente a IASD se posiciona de forma mais neutra, devido a grande corrupção que existe. Por isso a recomendação é não ficar se envolvendo demais com esse meio, e acabar defendendo políticos corruptos ou se envolvendo em discussões sem futuro, mas sim devemos ser cidadãos, votar com consciência e exercer nossos direitos.
Se alguém acha que há algo errado nessas recomendações, faça o que bem entender, por que como o próprio nome diz, são recomendações.

2 - Eu vejo alguns acusando a IASD de estar distorcendo a bíblia ou dizendo que o mundanismo está entrando na igreja e etc e tal; tudo por que a igreja não compartilhou do mesmo raciocínio que eles, referente a pena de morte, ou seja, se falar o que eu penso está certo, caso contrário estão distorcendo a bíblia.
Cara isso é terrível, aconselho ninguém a ter esse pensamento, independente se você é a favor ou contra a minha opinião que já falei no decorrer do texto (sou contra a pena capital). Analise bem as opiniões contrárias, as pessoas acham que quando uma igreja vai tomar uma posição oficial, simplesmente reúnem de qualquer jeito uns quaisquer e começam a debater até chegar em um "consenso". Só digo que é totalmente o oposto. Planejam, oram pra valer, estudam diversas opiniões (não apenas de teólogos da IASD) e assim vai.

E mais, Quando lemos a parte final do texto, vemos que a IASD diz bem claro:

"Porém, diante do fato de que a pena capital não tem lugar na igreja cristã, não é correto que a igreja seja vista como agente que advoga a pena capital, embora o estado possa executá-la."

Ou seja, ela pede para não apoiar movimentos pró pena de morte, mas admite que se o estado assim o fizer, não é nada fora do normal.
Isso acontece devido ao amplo contexto bíblico e as possíveis interpretações dos textos, não dá para bater o martelo neste assunto (e isto nem é ponto de salvação), mas devemos estar aberto as possibilidades, é o que eu vejo nessa declaração da IASD da qual sou membro. Se isso soa absurdo ok.

Acho que deixei bem claro a minha opinião a todos. Agradeço por separar um tempo para ler o que tinha a dizer.
O que eu torço mesmo, é que cada um tenha a capacidade de ler opiniões contrárias, em todas as esferas da vida sem ficar denegrindo a imagem de nada nem de ninguém ou mesmo dizendo coisas mentirosas, principalmente nos campos da política e da religião onde isso acontece com frequência, para isso eu deixo um texto que deve ser um alerta a todos nós:

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êxodo 20:16

Não permita que a ira domine depressa o seu espírito,pois a ira se aloja no íntimo dos tolos. Eclesiastes 7:9

Boa noite a tds!

Cézar Augusto Photos • 5 anos atrás

A igreja e seus membros confundem Vida Eterna, a qual Cristo veio oferecer, e a vida que temos é que um dia acabará. Essa última, sujeita sim a julgamentos e, se for o caso, à pena capital administrada pelas autoridades constituídas.

Leandro Bezerra • 6 anos atrás

Quem poupa o LOBO sacrifica a OVELHA, só isso.

Ailton Moura • 6 anos atrás

Uma posição assim ajudará muitos de nós a tomarem decisões com mais senso e menos paixão.

Cosme Peixoto • 6 anos atrás

Muito bom que a igreja tome uma posição sobre o assunto, este negócio se ficar em cima do muro, só gera confusão e conflitos dentro da igreja.

krieger • 6 anos atrás

gostei do material esclarecedor publicado sobre pena de morte baseado na Bíblia.

321Clebio • 6 anos atrás

Avisem agora ao Leandro Quadros...

Kaká Lopes • 4 anos atrás

Muito oportuno o documento da IASD sobre um assunto tão polarizado nos dias atuais.