Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Inajara Nunes • 10 anos atrás

País de 1º mundo? Me desculpe Boa Ventura vc pode ser sociologo, mas usar uma terminologia retrógada que era usada na época da guerra fria para definir os paises socialistas, capitalistas e o resto (3º mundo) é por demais patético. Quanto a crise européia concordo que é reflexo da politica neoliberalista e da globalização, mas vcs não choram até hj a morte da Srª Tatcher?

sithan • 10 anos atrás

Há, há, há... se depender da elite européia a Europa voltará a ter a mesma estrutura social que tinha no tempo da Guerra da Crimeia e da grande fome na Irlanda. Mas desta vez nem os EUA nem o Brasil estarão tão abertos aos imigrantes brancos, pobres de olhos claros. Há, há, há... a Europa também não poderá mandar seu excedente populacional para a África (pois os negros já se livraram da escravidão lhes imposta na era dos impérios) e tampouco os mandará para a Ásia (superpovoada e que ainda guarda magoas profundas dos genocídios coloniais). Restam Rússia e Austrália, sendo o primeiro destino pouco provável o segundo bastante incerto. Sem mudanças na economia financeira ou exportação de população desempregada a Europa pode passar por um novo ciclo de revoluções... socialistas. Há, há, há... é a economia do Fim da História provocando um novo recomeço da própria História.

Esquerdopatismo • 10 anos atrás

Vai sonhando, estão na Europa, muitos países lá proibiram símbolos comunistas nada mais que justo em respeito dos milhões de mortes.

Ainda bem que saí do Brasil • 10 anos atrás

Não vi o motivo para as risadas. E eu não troco a minha vida aqui na França por uma volta ao Brasil de jeito nenhum. O que els chamam de crise aqui é uma brincadeira perto do dia-a-dia daí. Tá rindo do que, meu caro?

Anderson Alencar • 10 anos atrás

Mas estamos abertos para 6 mil cubanos kkkkk, Viva la revolución bolivariana- petista.

Viva reconcavo • 10 anos atrás

Os que estão aqui na Bahia são excelentes médicos e atendem pelo SUS graças ao bolivariana-petista. Já você???......

Pedro Neves • 10 anos atrás

Vivam os petistas e ao inferno os pdb(o)stas que trairam o país, nos deram a mais cara telefonia do mundo, presenteram seus amigos com estatais rentáveis e quebraram o país tres vezes. Só faltaram mandar as viúvas alencaristas para o inferno.

sithan • 10 anos atrás

Errado. Estamos abertos aos médicos cubanos, porque os médicos brasileiros não querem trabalhar nas periferias e nas pequenas cidades porque não gostam de brasileiros pobres (exatamente como você Anderson). Você certamente prefere ver o povo brasileiro morrendo sem assistência médica do que vê-lo tratado por médicos cubanos. No fundo, no fundo, você gostaria muito de ter nascido nos EUA. O problema é que não tendo nascido lá, você sofre do complexo de vira-lata ou tem medo de emigrar e se naturalizar gringo e ser tratado como um típico cucaracha. Há, há, há... sabe como você merece ser chamado aqui? Há, há, há...

tonio cunha • 10 anos atrás

Na Europa, como em todos os países do mundo, os capitais é quem definem as politicas sociais. O mundo virou uma grande bolsa de valores, mas a culpa não pode ser colocado sobre o liberalismo. As culpas devem ser atribuídas às castas políticas, de esquerda e de direita, que assumem o poder e interpretam as teorias econ^omicas conforme seus interesses. Eles fazem as reformas para perpetuar os privilégios políticos de seus "liberais" de estimação, que financiam seus projetos político.

André Lacerda • 10 anos atrás

O Estado de Bem Estar Social nasce a partir da triste lição da 2ª Guerra, propondo um mundo mais justo, menos individualista. Não é socialismo, mas um sistema mais humano, onde elevados impostos são destinados às áreas tidas como essenciais à vida e prioritárias ao equilíbrio social e ao desenvolvimento do país. E essa experiência deu tanto certo que países com elevado Índice de Desenvolvimento Humano foram justamente aqueles que conseguiram implantar um sólido sistema de assistência pública (saúde, habitação, educação, cultura). Mas, hoje, infelizmente, em alguns países, a economia tem se curvado, novamente, aos interesses privados, sem a devida regulação do Estado. É a farra do boi. Boaventura Santos tem razão.

Gabriel • 10 anos atrás

Unicos que conseguiram fazer isso com sucesso foram os paises escandinavos, os outros todos estao quebrados. Maravilha de modelo nao concordas?

André Lacerda • 10 anos atrás

Concordo. O estado de bem-estar social tende, ao
investir em um sistema público de qualidade, promover uma sociedade mais
equilibrada, mais justa e menos preconceituosa. Com isso favorece a identidade
e as relações mais altruístas e solidárias. A minha impressão é que nos países
escandinavos o sistema foi mais profundo e mais amplo, em comparação com países
como a França, onde são freqüentes os problemas com imigrantes.

Esquerdopatismo • 10 anos atrás

Acho muito estranho culpar o neoliberalismo sendo que todos economistas ou a maioria são liberais obviamente, só vejo essa culpa neoliberal em sites de esquerda, que coisa não.

Felipe • 10 anos atrás

Liberal é diferente de Neoliberal.
Interprete melhor.

Renato Falzoni • 10 anos atrás

Cara de pau. Os países mais liberais são os que não estão em crise como a Alemanha, Inglaterra, os Países Nordicos, a Holanda. Os países que estão em crise são os que gastaram além da conta.

MF • 10 anos atrás

Se você acha que socialismo e Estado de bem-estar social são a mesma coisa, recomendo o retorno ao ensino médio.

Paulo Castellari • 10 anos atrás

E pensar que essa gente antiga, os construtores do bem estar social, sabiam muito bem que o socialismo traria isso, e têm a cara de pau de colocar a culpa nos neoliberais, que há mais de 30 anos não governam mais. Desinformação pura. Pergunte se ele é pobre?

sergiocampos • 10 anos atrás

Em nenhum momento os neoliberais deixaram de gorvenar à europa muitas vezes disfarçados de esquerda vide T. Blair

Vander • 10 anos atrás

O protestos contra Thatcher, quando de sua morte, era por que a política econômica que ela deixara como legado era o socialismo? 30 anos que eles, os neoliberais, não governam? Responda-me por que, então, até o mundo mineral, como diz Mino carta, está acusando os banqueiros e as políticas neoliberais como causadores da Crise de hoje, que começou em 2008, a segunda mais grave desde a de 1929; que, por sinal, foi causada pelo liberalismo de Adam Smith?

Guiherme Tagliari • 10 anos atrás

O socialismo termina quando acaba o dinheiro dos outros.

André Manzano • 10 anos atrás

que socialismo caro Almeidinha? entre bem estar social e socialismo existe um abismo enorme. mas quem se importa ne? todo problema do mundo é culpa do socialismo!

Emidio • 10 anos atrás

A defesa da asuteridade nestes países é burra, pois é unilateral: atua somente em corte de "gastos". Dilma foi lá na europa e deu uma verdadeira lição de crescimento sustentável sem cortes de investimentos. E é claro, o principal investidor na economia é o estado. O aprendizado sobre a crise de 2008 ainda não foi totalmente entendida, ou melhor, foi oportunamente esquecida; a economia não não pode andar solta por ai sem que o estado intervenha e a impulsione.

MF • 10 anos atrás

É verdade, Ronaldo. Há décadas os países europeus estão fazendo festa com o dinheiro público enriquecendo os grandes bancos e especuladores, em detrimento da proteção social. É preciso acabar com essa festa!

Ronaldo Schirmer • 10 anos atrás

A festa com dinheiro público não pode durar para sempre.

Matheus Candido • 10 anos atrás

Não é como se o dinheiro público tivesse que ser, obrigatoriamente, utilizado para a promoção do bem-estar geral da sociedade submetida a certo estado... Ops, é sim. Quem paga a orquestra escolhe a valsa, camarada; não existem sócios majoritários de um estado democrático de direito, apesar da tentativa da mídia de direita, controlada por tais pretensos sócios, de nos dizer (e conseguir, no seu caso) o contrário.

Marcelo Machado • 10 anos atrás

Aprofunde no seu comentário. Que festa é essa?Me explique, para que serve o dinheiro público na sua perspectiva? Investir em bancos? Construir estradas? Vá lá, se aprofunde, por favor... exponha suas contradições construídas com a Vejinha... Esta frase foi muito curtinha, podes ser mais bizzaro..

Luiz • 10 anos atrás

Não adianta Marcelo, nem os economistas neoliberais conseguem explicar; o que dirá um papagaio de pirata da veja... "farra com o dinheiro público" é o que os banqueiros fazem, quando pedem ajuda dos governos para pagar o preço de suas sanhas por lucros( que quem paga é a população). É por isso que eu digo: se os pobres do Brasil e do mundo soubessem o básico sobre neoliberalismo, o neo liberalismo já teria deixado de existir. PSDB e DEM, por exemplo, Só teriam votos de banqueiros, da mídia, e do empresariado.

roberto almeida • 10 anos atrás

Marcelo, você tem toda razão. Essa direita tem um raciocínio distorcido: para que serve o dinheiro público que não seja para o bem-estar da sociedade? Será para o bem estar de quem? Será para a tranquilidade e segurança da velhice de um banqueiro? Ou será para a do trabalhador?

Gabriel • 10 anos atrás

Me emociona como essa pagina de comentarios esta cheia de intelectuais hein! Qualquer um que discorda eh por definicao "papagaio da veja", "manipulado da globo", entre outras expressoes que os mesmos repetem como toca discos quebrados ... deveriamos todos eh concordar nao eh mesmo? Uma sociedade ideologicamente homogenea, nas bases do esquerdismo, que maravilha!