Não foi possível carregar o Disqus. Se é um moderador, por favor leia o nosso guia de resolução de problemas.

Rosebud • há 7 anos

A acusação de Tusk contra a Russia peca por erro grosseiro no destinatário: é a América que desde a primeira hora tudo fez para enfraquecer o projecto europeu.

Rosebud • há 7 anos

Tusk não o diz mas sabe tão bem como dois e dois serem 4 que os EUA apostaram desde a primeira hora na desestabilização permanente da UE desde a criação do euro. É da História!

Nuno Cardoso da Silva • há 7 anos

Para enfraquecer a União Europeia não é precisa a Rússia. A Comissão e o Conselho, por vezes com a ajuda do Parlamento, fazem isso com muita eficácia...

toluisfernandes • há 7 anos

Ó Susana, Susana! Você é cega, não quer ver, ou ainda não percebeu que nestas questões com a Rússia, a UE é um pau mandado e "partner” menor do “bully” americano! Quem intimida e enfraquece quem? Não será o cerco militar (NATO), económico (sanções), e político (boicote constante) que os EUA e o seu vassalo europeu impõem à Rússia uma das principais razões do enfraquecimento da EU? Isto para não mencionar o Brexit, a globalização desenfreada, a migração sem controlos (fonte de mão-de-obra barata e algum terrorismo), a insustentabilidade dos países periféricos, ou o ostracismo reservado aos países menos favoráveis às políticas masoquistas da EU!

Como penso que você é uma pessoa inteligente presumo que ou é ingénua e ignorante ou está ao serviço de alguém que lhe paga para demonizar a Rússia que para os líderes hipócritas americanos e europeus e a sua “media” (melhor diria, mafia!) é a causa de todo o mal que os afecta! Mas os russos não são estúpidos e mais uma vez não vão ceder à chantagem, às sanções ou mesmo às guerras que provavelmente lhes continuarão a ser impostas!

jose.faria • há 7 anos

E a estratégia europeia é enfraquecer a UE, contra a vontade de empresas como a Siemens e a Bayer, por exemplo.

Até aqui, as sanções levaram à perda de empregos na Alemanha, sujeitando as empresas a processos de indeminazação russos avultados.

Agravar as sanções vai fazer com que os contratos sejam canalizados para empresas russas, os projectos sejam suspensos ou adiados e os políticos russos se voltem para os mercados asiáticos, nomedamente, China.

Os empresários italianos estão declaradamente contra as sanções porque entendem que a Europa está permanentemente a ser pressionada pelos EUA.

E muitos outros europeus sentem que isto não é uma situação normal.

Fernando Ferreira • há 7 anos

O título do artigo diz que "a estratégia russa é enfraquecer a União Europeia". Será verdade ? Talvez.
E se o título dissesse que "a estratégia da União Europeia é enfraquecer a Rússia"? Seria mentira? Não me parece.
Quando muito, não seria a vontade dos 28. Mas estaria nos objectivos de uma boa maioria.

Diovani POngolola • há 7 anos

Kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk, análise sóbria! Gostei desta. Kkkkkkkkkkkkkk

spitzer • há 7 anos

LOL.. que isso seja uma «estratégia russa» não é surpreendente.. surpreendente é que «enfraquecer a UE» seja uma estratégia europeia!

alySSa #38 • há 7 anos

se é isso verdade, a UE está, então, a morder todas as iscas lançadas pela Rússia como o mais inocente dos peixes. esse homem nos vem dizer destas parvonices quando ele próprio está a afundar a UE. o que ele quer? apontar um culpado para a incompetência dele, Merkel e outros mais? parem de preocupar-se com os russos, preocupem-se com a UE e deixem que os EUA resolvam-se com a Rússia para lá. esses parvos adoram colocar a UE de joelhos diante dos EUA.

gogys • há 7 anos

O QUE É QUE SE PASSA AQUI??????????????

JÁ ME APAGARAM UM COMENTARIO MARCADO COMO SPAM QUE DE SPAM NADA TINHA E APGARAM UMA RESPOSTA A UM COMENTADOR QUE NÃO CONTINHA INSULTOS OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PALAVRAS QUE NÃO PUDESSEM SER PUBLICADOS

É POR CAUSA DOS MEUS COMENTÁRIOS NÃO SEGUIREM A POLITICA DOS EUA??

Jacinto • há 7 anos

Com este tipo de pessoas como tusk, barroso e merkel a UE está cada vez mais fraca.
Hoje em dia é um centro de lobbies que promovem interesses corruptos por toda a união.
Como qualquer regime ditatorial, estes oligarcas vão fazer tudo para reverter a vontade popular.

Santo Pedro • há 7 anos

...entramos na fase da paranoia

Lusitania_30 • há 7 anos

A União Europeia devia cobrir-se de burka com tamanha vergonha autoinfligida.
O exemplo do circo montado em torno da golpada da Georgieva contra Bukova, com o objectivo último de minar Guterres, é apenas uma gotinha de água no oceano.
Acrescente-se as fuga ao fisco do paraíso Luxemburgo perpetada pelo próprio Junker (uma competetividade negativa sobre todos os outros membros), a complacência da Europa do PPE para com Orban mas a sua implacabilidade contra o até agora moderado Tsipras, os negócios obscuros do TTIP e CETA que prejudicam unilateralmente a Europa só beneficiando os EUA, a chantagem institucional exercida sobre o potencial membro Islândia face à sua recusa em salvar as sanguessugas dos bancos alemães e franceses, o lavar de mãos sobre a gestão dos refugiados em países economicamente devastados como Itália e Grécia, a tentativa de manipular as eleições dos países do Sul colocando os tecnocratas subservientes do PPE... A lista é infindável.
Não Sr. Tusk, o problema não está em Putin.
São VOCÊS que a cada passo, a cada degrau, cometem erros deliberados e/ou inconsciente que MINAM o projecto europeu.
O BREXIT é apenas um sintoma

Jonas • há 7 anos

... o Brexit pos no poder políticos muito mais agressivos em relação a Russia como nunca !!! deixaram de estar alinhados com a EU e assinam por baixo todas as posições dos EUA. Ao Putin saiu lhe o tiro pela culatra !!!

carlos-carlos • há 7 anos

Uma Europa forte e progressiva não interessa nem à Rússia nem aos EUA.
Mas estes já recuaram com receio de virem a ser chamados para auxiliar a UE, como fez nas duas últimas Guerras Mundiais.
A China é que se mantem afastada, impávida e serena...
O que virá ai?

Umpalumpa • há 7 anos

Há o conflito com os EUA e Japão no pacifico.

Mandaram 2 fragatas que estão de momento no maior porto Sirio.

inocencio braga • há 7 anos

Da china só mesmo o chinês e o seu produto, e para a china é bom que continue a existir mercado no ocidente, eles dependem muito dele.

toni2 • há 7 anos

Afinal quem foi que na historia recente invadiu a Russia. Se não e por fascinio so pode ser por odio. Perguntem a Napoleão e Hitler a humilhação a que foram sujeitos os seus exercitos invenciveis. Depois deste descalabro a que estamos a assistir na Europa, no Medio Oriente e no Mundo de quem e a culpa. Tal como ja aconteceu no passado recente, a Russia pode muito bem ser a reserva de que a Europa necessita e quem sabe se não sera a salvação. Putin pode não ser muito recomendavel, mas e sem duvida o politico mais esclarecido da atualidade. Se a Russia se esta a virar para a China deve-se aos EUA e a Europa. Isto vai trazer consequências imprevisiveis.

inocencio braga • há 7 anos

lembra-se do Pacto Molotov?
A Russia e a Alemanha dividiram um país entre eles, a Polónia,
A Russia de Stalin era tão boa como a Alemanha de Hitler simplesmente Hitler avançou antes da Russia pudesse avançar, Estaline não ia parar por ali e Hitler não era burro nenhum, Russia é um império em crescimento constante até aos nossos dias, teve uns reveses mas isso não a impede de continuar a crescer, desde a independência de algumas das suas republicas ela tem vindo aos poucos a reocupar esses territórios, a Novarussia seria um importante avanço.

João Pires • há 7 anos

Oh Inocêncio, está sempre no meu caminho. Eu tento, mas não consigo.
Então diga lá que nome teve o pacto assinado em 1938 entre Hitler e Reino Unido e França, para contentar Hitler, concedendo-lhe o direito de invadir e anexar partes da Checoslováquia?
Faça a busca no google por "Acordo de Munique".
O Inocêncio Braga vê Braga por um canudo e a história só com um olho.

inocencio braga • há 7 anos

Quem declarou guerra entre eles quando da invasão da Polónia?
Pois foram eles declaram guerra a Hitler por isso foram atacados e alguns invadidos e outros ocupados.
Não tire ilações disto que eu repudio tudo o que se assemelhe com o nazismo, fascismo, comunismo... tudo o que atente à integridade humana

carlos-carlos • há 7 anos

Chamar a invasão de Napoleão ou de Hitler à liça para discutir as relações Europa/Rússia é esquecer os meios atuais de guerra.

Zé Manel • há 7 anos

cheira a cherne

jccalha • há 7 anos

A malta já não embarca no papão russo. A malta já tem alternativas ao filme do Rambo com que faziam propaganda. A malta já percebeu que anda a ser enganada para os EUA e amigos poderem viver da economia da guerra, com gastos milionários mas sem dinheiro para pensões e hospitais.
Os políticos seguidistas dos EUA e da NATO ainda não percebram que estão desajustados da realidade.

Jonas • há 7 anos

... a malta ??? fala por ti !!! quando a malta tiver os bombardeiros Russos a sobrevoarem as nossa cidades ... talvez a malta acorde tarde de mais !!! os russos não tem economia de guerra ??? Alem de petróleo,e gaz natural a única coisa que exportam é armas !!! ... ou a malta conhece algum produto Russo á venda ???

carlos-carlos • há 7 anos

A Rússia ainda tem um longo caminho a percorrer para ser tornar civilizada e perder todos os tiques que o Comunismo lhe deixou.
Ainda vai demorar muito... o Comunismo tolheu muitas gerações não foi uma coisa passageira.

João Pires • há 7 anos

Como é óbvio a Rússia tem muito caminho a fazer. Mas o "nosso" Ocidente, com os seus erros crassos e sucessivos, anda a dar uma ajudinha "moral" aos russos há muitos anos.

inocencio braga • há 7 anos

Não a malta sabe bem quem é o Putin o tal que elemina os da oposição invade territorios e anexa-os, antigo KGB, a malta não é burra como você que acredita nas teorias da conspiração e se deixa iludir com propaganda de mentiras do Kremlin contra o ocidente.

jccalha • há 7 anos

Eu falei em Putin? O Senhor consegue deixar a ideologia e ódio de lado e falar em países? O Putin vai e a Rússia fica.
Não cuspa para o ar. Guantanamo é o quê, se pensarmos no que deve ser um Estado de Direito? Pretos mortos diariamente à queima roupa pela polícia, é o quê, se pensarmos no Estado de Direito?
Entretenha-se a melhorar a qualidade de vida em Portugal e cague para os russos.

inocencio braga • há 7 anos

quando fala da malta fale por si, não pelos outros, e pela sua conversa sei bem onde queria chegar, não precisa falar nele para dar a entender que é ele que defende.
E quanto ao papão russo você esquece que a Russia toda junta é um império que ainda resiste graça aos sucessivos tiranos que vão oprimido o povo. Tiveram sorte as republicas que se tornaram independentes ha 25 anos atrás, e que mesmo assim Putin ainda não satisfeito faz guerras híbridas invadindo territórios e anexando-os, e quanto aos hospitais e pensões vá perguntar isso aos russos, por cá estamos bem ainda que mal.

Rosebud • há 7 anos

só mesmo o naíf do "Inocêncio" é que se lembraria, depois das guerras americanas de rapina e caos no Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria, de inventar as "guerras hibridas"(!!!) da Russia a invadir e anexar territórios.

jccalha • há 7 anos

"há 25 anos", com "h", assim é que é.
Já vi que não temos nada a aprender um com o outro. O Senhor vem do tempo do "respeitinho é muito bonito" e gosta.
Passe bem.

inocencio braga • há 7 anos

palavra corrigida. Talvez tenha razão, não temos nada a aprender um com o outro, mas agradeço-lhe pela sua correcção.

Red Baron • há 7 anos

Donald Tusk não refere que a estratégia da UE e da NATO (liderada pelos EUA), desde a queda da URSS em 1991, tem sido a de enfraquecer a Rússia.

Para quem sabe de História, o que prometeram á Rússia em 1990, para conseguirem o acordo dela para reunificar a Alemanha, e o que aconteceu nos 25 anos seguintes é uma das maiores traições aos acordos internacionais de que há memória.

Putin é um facínora mas só lá está porque o Ocidente recusou ajudar Gorbatchev (o homem que tornou possível o fim da Guerra Fria e abriu as portas do futuro na monolítica URSS), deixando-o cair sem apelo nem agravo para que fosse substituído por um bêbado corrupto (Yeltsin) que, depois de roubar, fugiu sob imunidade presidencial do recém empossado Putin.

Putin, á semelhança de Bin Laden e do EI, é uma criação do Ocidente que não consegue ver para além do seu próprio umbigo.

Anghelu • há 7 anos

Donald Tusk é apenas um pombo correio dos EUA. Toda a gente sabe que a NATO é a extensão dos interesses estratégicos e militares na Europa e no resto do mundo.
Inicialmente fundada pelos EUA para servir de "chapéu de chuva" aos criados europeus, face ao "perigo vermelho", já não esconde que pretende estender-se a nível mundial, intervindo em todas as zonas do globo, defendendo apenas os interesses americanos e servindo de capa às sua reais pretensões e empregando uma palavra já em desuso, imperialistas, porque de facto é disso que se trata
Enquanto a Rússia se preocupa com o seu "espaço vital", países da ex-URSS, os americanos não se ficam por meias medidas, querem dominar tudo e todos.

toluisfernandes • há 7 anos

Apenas discordo de si em chamar-lhe "pombo-correio". Donald Tusk é um hipócrita que ultrapassa pela negativa outro "smoother” e “do-gooder", o nosso corrupto e oportunista Durão Barroso. Eu chamar-lhe-ia mais um "Cavalo de Tróia"!

Anghelu • há 7 anos

Bem visto :)

Pieter C. • há 7 anos

Ai está a única coisa que os políticos sabem fazer: meter as responsabilidades e as culpas nos outros.

Carlos Geraldes • há 7 anos

Estes Burrocratas da UE estão a dar o peido mestre. Portugal posiciona-se e bem ao lado da Rússia, já que estes marmelos agiram contra os nossos interesses na ONU apoiados pelo Burroso, Lacaios e Ca.

inocencio braga • há 7 anos

Reze para que a UE não acabe, por acaso conhecia Portugal à 30 anos atrás? pois eu conhecia muito bem e espero nunca voltarmos à mesma situação.

jupiter2001 • há 7 anos

Pelos comentários vemos que os Russos já estão bem implantados em Portugal. Atacam o próprio Portugal e os seus parceiros europeus para defender a Rússia...

jccalha • há 7 anos

Quem defende a Rússia é o comportamento que os EUA tiveram, com a NATO, em vários palcos recentes, que só no Iraque limparam 500 mil almas por causa de armas que nem existiam, já para não falar na campanha "limpa" no Vietname e nos golpes de Estado nas Américas (o teu amigo Pinochet bem agradeceu aos EUA apear um Presidente eleito).
A malta já lê mais e já tem mais fontes. Embora pareça que tu não...

inocencio braga • há 7 anos

Agradece por pertencermos à NATO, a seguir ao 25 de Abril seriamos um membro do pacto de Varsóvia, mais um país comunista com Cunhal a governar-nos até à sua morte, Salazar bem sabia, e vê só o que aconteceu aos seus membros do Pacto de Varsóvia logo a seguir à sua extinção, não se unirão à Russia pois não?

jccalha • há 7 anos

Que cassete tão gasta (e tão velhinha como a cassete que o Cunhal tinha).

inocencio braga • há 7 anos

Pois é, velhinha mas temos de agradecer aos velhinhos o que somos hoje. para o bem ou para o mal.

Lord Sephirus • há 7 anos

A UE está a auto-destruir-se graças à elite politica que a governa, lacaios dos USA, Goldman Sachs, e todos os interesses obscuros e abomináveis.

Que fazer?
Há quem prefira depender do fornecimento do gás natural da monarquia ditatorial islâmica do Qatar e do petróleo de uma outra ditadura monárquica absolutista wahhbista que é a Arábia Saudita do que depender quer do petróleo quer do gás natural de uma democracia europeia cristã ortodoxa que é a Rússia, embora com alguns tiques imperialistas… Gostos…
A guerra na Síria resume-se a isto: A não autorização por Assad da construção do pipeline do Qatar para a Turquia por interesses económicos legítimos, e que não pode passar pelo Iraque que, na prática, está sob o controlo dos xiitas do Irão…
E quem venha falar das criancinhas, coitadinhas, filhas de terroristas da ex-Frente Al-Nusra - ou de quem depende dos negócios que têm com eles - que se insurjam contra o facto dos terroristas os utilizarem como escudos humanos e armazenarem armamento em escolas e hospitais em Aleppo, tal e qual como os terroristas do Hamas fizeram na faixa da Gaza e tal e qual o Daesh faz agora na cidade de Mossul…
O resto é treta e balelas para emprenhar os ouvidos de quem quer ser emprenhado!

inocencio braga • há 7 anos

Os trolls da frente da propaganda do kremlin avançam em força em defesa do Putler (Putin+Hitler).

Rosebud • há 7 anos

Infelizmente para si, ó 'inocêncio',não escasseiam provas na imprensa ocidental das intenções verdadeiras dos EUA para a Europa.
http://www.telegraph.co.uk/...
Bom proveito!

inocencio braga • há 7 anos

Infelizmente??? Felizmente nos países democráticos temos a livre imprensa, e ela permite manipular a informação ao seu jeito, cada um engole aquilo que bem entender, mas uma coisa é certa, os EUA a Nato nunca impuseram ou suportaram tiranos, pelo contrario derrubaram-nos o caso dos talibans, saddam... nem escolheram governos nem tão pouco ocuparam ou anexaram territórios, da sua putinlandia é prática ritual, a democracia parece não ser uma coisa que reine para esses lados, quantos opositores políticos fortes a putin foram abatidos, não é verdade?