Não foi possível carregar o Disqus. Se é um moderador, por favor leia o nosso guia de resolução de problemas.

Juca T • há 7 anos

O samakuva está agir como o jes...samakuva destruiu o partido e como se não bastace, tem realizado operações comerciais em conluio com o partido no poder.

REACCIONARIO • há 7 anos

Não são os paridos políticos e seus dirigentes que transformam as sociedades ou derrubam as ditaduras. É a conscienciosa politica do povo.da sociedade civil e outras franjas da sociedade que transformam as sociedade. É curioso como pessoas que nunca participaram em nenhuma manifestação cívica e pacifica contra a mã governação venham cá dar lições aos lideres de partidos políticos que se transformem em Radicais.Sabemos da historia recente no nosso panorama politico. Quem é visionário sabe das ''Casacas de banana'' que sao atiradas a este partido poltico(Unita) É preciso nao esquecer,que que hoje e luta pela ''Democracia'' em Angola,requer a participação mais da Sociedade Civil que propriamente dos partidos políticos. O senhor Diniz deveria preocupar-se em saber o paradeiro da Sociedade Civil em Angola. Tirando o Grupo de pressão denominado Movimento Revolucionário
já não se ouvem aquelas vozes que num passado recente desafiaram o regime de forma diplomática. Grandes lideres de opiniões que hoje nao tugem nem mugem. Tirando um Marcelino Moco uma vez a outra. Que sociedade civil temos?' Já alguma vez se perguntou o senhor Diniz? Nao sao os partidos politicos na oposição os responsáveis direitos das mudanças numa sociedade,mas sim a consciência e maturidade cívica e politica dos cidadaos. São estes que tem que enxergar o momento de dizer:Agora vou votar no Y porque o X não cumpriu com suas promessas. Temos um povo ainda amarrado ao ''Militantismo'' escravagista. Fruto do nosso baixo nível educacional e cívico,mas
não menos verdade que a forma como se processou a inserção dos movimentos hoje partidos,nos diferentes ''Labirintos'' do nosso mosaico populacional,justifica ainda determinados comportamento
de apego,mesmo sofrendo. Estranho isso!!!!. Mas é a verdade. Para mim todos Partidos políticos tem seus fins delineados: A tomada do poder e ou a sua manutenção.Por isso é infantil pedir-se a um partido politico que não governa,a solução magica para os nossos problemas.Nos temos problemas. E não vai será Unita a resolve-lo.Somos mesmo nós a resolver. Temos que termos sindicatos fortes para interceder na resolução do problema dos trabalhadores. Prova é o que se passa na África do Sul onde a Cosafa,embora sendo um braço do ANC, este desafia o Governo quando estão em causa o problema dos trabalhadores . As associações estudantis deixaram a muito de existir em Angola. Os lideres de opinião a muito desapareceram. Angola esta Cabisbaixo.

Makuta Nkonda • há 7 anos

Esse teu texto é muito grande , mas espelha em termos mais técnicos fala do grande fracasso que é o partido dirigido pelo cara de macaco Samakuva.
Nunca que Angola irá eleger um político que mais tem perfil de maluco do que propriamente um político sério.

Jorge • há 7 anos

A meu ver, o senhor Diniz nunca vai concordar com as posições pacifistas de Samakuva. O senhor Diniz é um extremista, é radical. O Samakuva é pacifista, é moderado.
Neste momento, partir para a manifestação é fazer o jogo do Mpla. O Mpla quer que haja manifestação para se aproveitar e eliminar pessoas, principalmente da Unita. Foi assim em 1975, em 1992. Quando a coisa fica quente, quem morre são os da Unita.

Guest • há 7 anos
REACCIONARIO • há 7 anos

Mas você precisa de um partido politico activo ou de uma sociedade activa? E se amanha este partido falhar na realização dos teus anseios,qual será a sua reaçao?.
Estarás de mãos cruzadas porque a ELE depositas para sempre o teu voto? Nao o poderás criticar?. Erro de percepção politica. Deixa de esperar pela Unita,porque
também busca seus fins políticos que também podem ano satisfazer tuas aspirações no futuro. E se isso acontecer você ficará de braços cruzados? Quem transforma as mudanças são os cidadaos com conscienciosa cívica.

Jorge • há 7 anos

Quem quiser fazer outro tipo de oposição ao Mpla, é livre de o fazer. A posição da Unita é clara: evitar tudo que dê motivos ao Mpla para um novo massacre. Acho ser essa a forma mais inteligente de fazer política nesse momento. O Mpla é muito forte em usar a violência - foi por isso que ganhou a guerra. O Mpla não brinca, mata e mata mesmo. Mesmo em tempo de paz, vários membros da Unita e não só foram assassinados. Imagina se Samakuva fizesse o mesmo?! Onde o país estaria hoje?
As pessoas não deviam esperar apenas pela Unita, Casa ce, Prs, Fnla, BD etc. Cada um de nós deve fazer o que achar importante para Angola.

REACCIONARIO • há 7 anos

Partilho com vc manos. Porque tambem nao pedir aos outros? Ou querem ver a Unita e seus militantes sendo dizimados?

Highlander • há 7 anos

The MPLA won the war thanks to the UN sanctions which dramatically weakened Unita' s fighting power. For the first time in the UN history, a political movement was the target of UN sanctions. O MPLA ganhou a guerra por causa de sanções das nações unidas quem reduziram de maneira significativa a capacidade combativa da Unita. Para primeira vez na historia da ONU, um movimento politico foi alvo das sanções da ONU.

Mwangolê • há 7 anos

Movimento politico ou movimento armado?

Ndongala • há 7 anos

significa?...

O senhor Diniz é mazé maluco e a família finge que não sabe... até mete nojo este atrasado mental, sempre ultra-histérico o raio do homem, AKA !!!

Agora tá naquela fase em que como lhes convém, o EME é que faz de conta que não o ouve... quando é para lixar a UNITA, os kamaradas nem se importam de engolir mais uns sapinhos extras, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ajuda de "oposicionistas" destes, DISPENSO !!!

REACCIONARIO • há 7 anos

Concordo com a sua opinião. Nao podemos esperar que os partidos políticos mudem nossas vidas.Reservar aos partidos políticos como os únicos responsáveis das mudanças numa sociedade é um Erro Crasso. Nunca esperei que os partidos políticos sejamos únicos a mudar as sociedades.Esta mania de vivermos a reboque dos partidos políticos,fazem de nós seres submissos aos desígnios destes partidos.

ddd • há 7 anos

O texto é esclarecedor e muito realístico, já era tempo de se mostrar aos militantes da UNITA o erro que cometeram pela reeleição do seu líder, as mudanças conjunturais e de generacionismo sendo a maior parte da população angolana jovem ou inferior a 35 anos, esta não se revê nos ideias de muangai e nem de 4 de Fevereiro, esta geração está avida de novos ideias que correspondam ao seu momento e de politicas que não tem nada haver com os factores que conduziram o país a independência pelo qual estão agradecidos, e nem estão interessado de quem foi o culpado de descredibilizar e destruir o pais depois da maldita independência em que reviam o fracassado tripartido que estripou o país por falta de sabedoria dos seus lideres porque se fossem tão sábios e elucidados como são paparicados pelos seus subi-ditos não levariam esta nação a uma desgraça. esta geração cansou-se com os dirigentes incompetentes e com demagogismo excessivo. como o testo faz referencia é neste momento que os partidos da oposição deveriam arrastar a população a derrocada do regime, claro sem violência, o que é um direito constitucional, o direito a manifestação de forma pacifica, o cidadão por si só não pode sair a rua mais sim com essa massa partidária com um certo poder decisivo que se conformam com as michas do poder politico, conforme disse o cota William, somos todos cobardes, os únicos heróis até agora tidos e que tiveram grande protagonismo na mudança de mentalidades desta grande juventude são pessoas singulares e pequenos grupos, como Fulipinga Lando Vitor, Cassule e Camulingui, Macota, o jovem da CASA-CE, Ganga, Rafael Marques, Agualusa, O cota William, Brigadeiro 10 pacotes, os incontestáveis 15+2 que provaram ao pais e ao mundo que o regime eduardista é um regime ditatorial e que viola grandemente os direitos Humanos, e por ultimo não deixaria de citar o presidente da CASA-CE, assim como o seu vice presidente, a coragem de Fuka Muzemba e outros anónimos que fazem de tudo para trazer nova mentalidade. o Discurso elucidado não serve só para a UNITA apesar do seu papel ser de relevância na sociedade. mais também para o partido que governa. seja uma reflexão se ainda é possivel remar este barco que se chama angola a um bom porto, porque o icebergue esta a poucas milhas, e não formos prestas o mudar o percurso da rota vamos embater estrondosamente e afundar mais que o TITANIC.

Jorge • há 7 anos

Esse é o seu ponto de vista, e não passa disso mesmo.
Agora, colocar em causa a idoneidade do voto dos militantes de um partido, não é ser democrata. Pelo menos respeite.

Ndongala • há 7 anos

vós quereis ver a UNITA cair na amadilha do MPLA para o MPLA ter o pretexto de dizer que a UNITA quer fomentar a guerra.
Filizmente Samakuva é inteligentee nao cair neste buraco
Nós estamos a esprera as elccoes de 2017 e queremos votar livremente e esperamos que nao havera fraude. quem ganha que ganha com a lisura.

Sotto Mayor • há 7 anos

Raul !a sua analise eh exatamente objetivo e Nao subjetivo como fingem aqui alguns licenciado em mediocrecidade.num pais como Angola com um tirano de mais 39 anos no poder aceitar eleicoes sem uma comissao organizador totalmente credivel e independente e como oferecer um buques flores.o Samakuva nao solidarizou-se com os Revus durante o seu braco de fero com tirano pelo contrario monstrou-se muito discreto.quando nao se aproveitam oportunidade ea ajudar encontrar solucoes que oposicao prétende Samakuva?

REACCIONARIO • há 7 anos

Mano nao te esqueças que os revus ja foram recebidos no Gabinete de Samakuva. E se te lembrares bem,ate houve especulações segundo as quais os revu tinha como retaguarda a Unita.
Então como dizer que Samakuva nao solidarizou-se com os Revuz?? Se nao existem memorias curtas,poderão lembrarem-se,e eu me lembro,que Samkuva,ja foi ferido numa manifestação havida a anos convocada pela policia nacional.E se ano estou em erro, contam-se os dirigentes da oposição que provaram a fúria da policia em manifestação.( Samakuva,Rafael Marques,David Mendes, eo dirigente do Bloco Democrático)

REACCIONARIO • há 7 anos

Errata--Convocada pela própria Unita

Fantasma de Nito Alves • há 7 anos

Raul tens toda a razão
Não existe quase oposição... não sei se por incapacidade mental ou se já foram comprados... a UNita só teria o meu voto se o Numa fosse o presidente da UNITA

GOSTO da CASA e vejo o Almirante sempre a bater forte e feio, votem na CASA votem no futuro

Canende • há 7 anos

Observo que apesar de dirigir fortes criticas ao Dr Samakuva por adoptar uma posição pacifista relativamente à política levada a cabo pelo santomense Jes, o autor do texto foi e continua de ser militante do "M". Ele deveria preocupar-se mais da saúde do seu "M" e do apêndice deste último (a Casita do Abel).

Observo de igual modo que o autor não chegou de saber que mais de uma vez, Sam já se explicou de maneira convincente o porquê do seu pacifismo e da sua aparente letargia. E que largará definitivamente o leme da presidência do seu Partido no próximo ano.

Nesta época de grave penúria e de falta de kumbú, gostaria que o vil Raul Dinis nos dissesse em que moeda foi remunerado para o insípido trabalho publicado: Kwanza ou Us dólar?

REACCIONARIO • há 7 anos

Se estes senhores que advogam uma posiçao RADICAL de Samakuva,soubessem as ''Cascas de banana''que andam atiradas em tudo quanto é canto para a Unita cair na armadilha,nao teriam este discurso. Julgo mesmo que sao HIPOCRITAS

Tshilematangua Bualaio • há 7 anos

O Sr Raul Diniz é livre de dizer o que lhe vem na alma. Meus senhores, todo o homem que se preza falar mal do Samakuva, é porque vê nele algo de muito importante. Na gíria popular angolana diz que; Só atiramos pedras na arvore de manga porque vemos que a manga está madura. O mesmo acontece com a UNITA e Samakuva. Fala-se muito dele e da sua UNITA, mas a verdade é uma. A UNITA mostra mais uma vez a capacidade e maturidade politica de não atender as provocações e insultos dos vários cibernautas virados detratores nesse portal do Club.K.Com.Será que o Sr. Raul Diniz que tanto ataca a UNITA e o Governo não sabe mesmo que o grande inimigo da UNITA é o MPLA? e porque é que quer que a UNITA faça manifestações quando ele mesmo sabe se a UNITA fazer isso haverá um aproveitamento do MPLA para encontrar motivos de lançar mais uma vez a sua campanha para desacreditar tanto internamente como externamente a UNITA. Em Angola não queremos violência, basta dos sacrifícios consentidos pela UNITA em engolir sapos e provocações baratas só para encontrar motivos de decapitar a UNITA. O Sr. Raul Diniz saí do bunker aí na Alemanha e vir para angola e organizar e mobilizar os seus homens ou populares para experimentar então uma manifestação e veremos qual será o desfecho do que quer empurrar a UNITA para manifestações que considero inoportunas nesse momento, a não ser que o Sr. Raul Diniz está a fazer o jogo do MPLA para tirar a UNITA no caminho já que morre de amores do Partido Bloco Democrático, como já algum dia disse que o único partido com condições de governar o país é o Bloco Democrático. Sempre que o Sr. Raul Diniz se pronuncia e ataca o Samakuva e a UNITA e com muitas acusações de colaborar com o governo, eu não acho que seja esse o caso, penso que deve ser uma questão de pessoal a forma como o Raul Diniz age. Pergunta ao Sr. Dr. Vieira Lopes primo direito do Kopelipa como foi tratado,quando tentou participar nas manifestantes dos Revús, ou o Sr. Raul Diniz não acreditou que os membros do Bloco Democrático que foram massacrados não é verdade foi apenas uma finta para chamar atenção da comunidade internacional! O Sr. Raul Diniz nunca acreditou na brutalidade do regime. Vem para Angola e tenta manifestar-se e verás o que te vai acontecer e talvez só assim dará razoes a todos aqueles que querem que em Angola não deve haver violência, pois como é sabido usando a violência seria para perpetuar ainda mais o Partido da situação no poder. A UNITA reúne consenso de todos os filhos martirizados dessa nossa bela pátria. Quem não acredita que fique assim, que espere e eu acho que uma Angola sem a UNITA nós não soçobraríamos. A UNITA cada dia que passa está a aumentar a sua influencia a nível nacional e internacional. Leiam discursos e vídeos em comícios realizados pela UNITA em todo território nacional e vereis quão interessante é ver a UNITA a crescer e eu acho que é isso que faz com que algumas pessoas sedentas de inveja procuram atiçar o odio contra o Partido UNITA. Fica um pouco complicado um cidadão refugiado na Alemanha ou Inglaterra falar mal de um partido que está a limpar a sua imagem com sabedoria e flexibilidade fruto da diabolização movida contra ele ao longo desses anos que o Sr. Raul Diniz sabe muito bem disso. Venha para Angola fazer politica aberta e viver a realidade de Angola, do que estar aí na diáspora disparando veneno contra aqueles que vivem a realidade no terreno e sofrem com o povo as agruras do regime mais déspota que a humanidade já conheceu que só igualado com o de HITLER. Deixem a UNITA em paz, ainda que não se revejas nele, nós povos da maioria de Angola nos revemos nos ideias e estamos dispostos a crescer com a UNITA até que todo esse sofrimento acabe. Nós povos do Ekuikui, Kapalandanda, Ekovongo, não vamos aceitar que a UNITA fique soçobrada, ou decapitada pelo regime, a UNITA não acabará nem hoje e nem amanha como o Sr. Raul Diniz quer, se isso acontecer faremos gigantescos esforços para ressuscitar a UNITA qual fénix nós seremos. Pátria ou Morte venceremos 2017 racha ou parte, a UNITA como esperança de todo povo de Angola lutara e estará ciente das suas responsabilidades para governar a Angola profunda, dos angolanos para angolanos da nossa pátria de nascimento.

LIBOLO • há 7 anos

Se a UNITA não fosse dirigida por um homem de calibre de Samakuva : inteligência, sabedoria, diplomacia, patriotismo já Angola era. Em algumas escritas de Savimbi descobri sua admiração neste.Reconhace-se a falibilidade humana

Boleró • há 7 anos

É por isso: vuka vuka diaka kuna nkamba nsokiieeeeee!!!!!!!

Ndongala • há 7 anos

Concordo plenamento sem reserva com tigo.
Diniz nao sabe nada do interior de angola, ele nao sabe como a UNITA foi rejetada nas zonas antigamente controladas pela ela.
É com a politica de moderacao e ponderacao de Samakuva que levou o povo aceitar timidamente a UNITA.
Hoje quasi a UNITA tem a mesma infrastrutura politica em todos cantos de Angola.
Ela está presente em todos municipios en todas comunas de todas provincias de Angola.
Gracas a politica inteligente e a politica de paciencia de Samakusa que a UNITA comeca ganhar confianca do povo de Luanda.
Sobemos que Luanda é (foi) uma bastiao do MPLA, isso nao é um secregredo, quem nao quer reconhencer e ver isso , ele é ingenio.
Quem tem mais apoio do povo de Luanda, ele tera grande avatangem para mobilizar o povo contra um governo qualquer em Angola.
Em Kikongo diremos: " KONSO WUNA YO NKANGU A LUANDA, YANDI O SIMBIDI KUNA MVA."
A UNITA tem essa experiencia, a primeira experiencia foi em 1975 e a segunda em 1992.
Desta vez o MPLA ja desgotou todos trunfos dele, ele ja nao pode mais enganar o povo de Luanda, a demografia luandesa ja mudou bastante, ela basculou em desfovor do MPLA.
O MPLA está consciente disso e sabe que o povo de Luanda, na sua maioria,ja nao quer mais dele,ele nunca ira mais conseguir mobilizar o povo de Luanda contra a oposicao como foi o caso de 1975 e 1992.
Neste caso o MPLA está muito nervoso.
A oposicao deve ter cuidado e deve agir com muita prundencia, o MPLA é um macaco velho, ele é capaz de fazer o pior só para ficar no poder.
Pior que aquel que os chines fizeram na praca de Tian´nmen em abril de1989 contra os estudantes.

simbiki kuna mvia • há 7 anos

Por isso, mais velho Makuta, ainda que tentas limpar a imagem perante a Unita e Samakuva que não te querem mais e isto que te fique bem claro, eles não precisam mais dos teus bons ou falsos pronunciamentos e escritos que em nada irão ajudar uma verdadeira política do partido. A propósito, porquê que não dinamizas a FNLA ou outro partido bakongo qualquer?

Ndongala • há 7 anos

Ate agora continuas pensar e acreditar FNLA=TODOS BAKONGO e TODOS BAKONGO =FNLA?

José • há 6 anos

espero os militantes do Galo negro tem confiança com seu presidente.

Isso não vai enfeitar os militantes, eu ate com Révolutionnaire & outros olhos, já decidimos votar a unita.