Não foi possível carregar o Disqus. Se é um moderador, por favor leia o nosso guia de resolução de problemas.

Keneth Dönga Pascöal • há 8 anos

Grandes cenas dos ºCOTASº

Chinganeca • há 8 anos

Sou um cidadao neutro sem nenhuma cor politica ou partidaria para defender. Simplesmente amante do bem, da justica, rectidao e paz. Francamente sou forcado a reconhecer e emitir minha opiniao que este 'e um grande discurso para reflectitir.Estou inteiramente de acordo com oque foi aqui dito. Todo angolano que ama a paz a justica a retidao a equidade se reve no que foi dito. nao 'e hora de acusacoes, nem divisoes. Angola precisa de um novo rumo para os seus filhos. E isto se faz com a uniao de todos sem cores partidarias, cor da pele ou posicao social. De facto ha muita coisa ma. Mudanca precisa-se com urgencia . Espero que aqueles que tem ideias partidarias, alguns fanaticos (foi sem crer) nao interpretem minha interencao como favorecendo algum partido como melhor. Apenas quero dizer que os angolanos precisam da forca de todos. Vamos todos reflectir sem preconceitos antes que seja tarde. Se nao seremos todos a vergonha do amanha por nao termos feito absolutamente nada.

Angolano Atento • há 8 anos

Mas com um exército de mais de 100,000 homens, mesmo controlando 70% do território nacional, mesmo tendo o apoio da maior potência militar da história moderna os Estados Unidos da América, mesmo assim a UNITA não conseguiu derrotar militarmente o MPLA e as suas gloriosas FAPLA. Por isso faço simplesmente duas perguntas:
1) O que faltou para a tão poderosa UNITA como dizem para derrotar o MPLA?
2) Será que a UNITA era de facto tão poderosa militarmente ou não passava de muita garganta e gabarolice do Savimbi?

Gelson • há 8 anos

1) Faltou a questão sorte, Segundo o General Nzau Puna...
2) De facto era sim tão poderosa se não fosse, não poderia ter tomada de posse de várias terras e não poderia ter um exército com mais de 100.000 Homens.

Angolano Atento • há 8 anos

1- A sorte geralmente favorece os "audazes" quer isso dizer que o MPLA e as suas FAPLA eram mais audazes que a UNITA e as FALA?
2- Mesmo ocupando várias terras, a UNITA de certeza que não conseguia interagir com a população. Porque acredito que ocupando 70% do território nacional e tendo o apoio de 70% da população seria meio termo para derrotar militarmente o MPLA.
Meu caro, numa guerra de guerrilha o apoio da população é muito importante. Na minha opinião, posso estar errado, de facto para a UNITA faltou sorte e também apoio popular. Lembro-me quando tinha 16 anos e a UNITA atacou e tomou a cidade do Sumbe nos anos 80. Tinha sido a primeira vez que as FALA ocupavam militarmente uma capital provincial costeira. Eles tinham tudo para conquistar e ficaram com a cidade.A primeira coisa as FALA começaram a fazer foi executar todos os populares que não se identificavam com a UNITA. Foi a própria população que começou a revoltar - se é quando chegaram os reforços das FAPLA a população ajudou a correr com a UNITA. Eu estava no Sumbe e vive a situação.
Portanto, o que faltou a UNITA e tem faltado até agora é saber conquistar aquela população que não se identifica com o MPLA e nem com a própria UNITA. Porque a população que apoia a UNITA não faz os 70% que equivale o território ocupado no tempo da guerra.

miguel • há 8 anos

com cordo com sua analise a UNITA ao invés de conquistar as populações das terras ocupadas intimidava e matava sem no então desenvolver um dialogo de conquista e objectivos logo já não se trata de sorte mas de um destino que o presente na altura lhe concedeu, agora A nova UNITA deve ser mais diversificado em suas politicas de sociais

justo • há 8 anos

Sorte na guerra é ''quimera''. A unita mesmo com 100000 homens,os mesmos eram uns guerrilheiros. Não estavam treinados para derrotar exercito regular. Em todas pancadas em que a unita tentou enfrentar as fapla em combates sérios,os resultados foram sempre catastróficos,por isso aparecia o exercito racista para travar as fapla é salvar o que restava das forças da unita. A unita não tinha logística própria,no terreno não tinha frente nem profundidade,não tinha aviões de combate,por isso mesmo,o fim não podia ser outro.

Alfredina Bumba • há 8 anos

A UNITA existe hoje porque o MPLA salvou-lhes, o MPLA podia captura-los até ao fim e pagar por todos os crimes, mas o MPLA resgatou-lhes das matas, perdoou todos os seus crimes, deu-lhes abrigo e lugar no parlamento. Ingrata UNITA

Sulano Vivo • há 8 anos

Se assim foi então eu diria que, faltou vontade Divina!
Savimbi, era um sanguinário.

Viana Morais Viana • há 8 anos

Está sorte só da as bom, nisso foi MPLA com muita sorte também inteligência cota Zé é muito inteligente muito humilde

FORMIGA • há 8 anos

EIS O RESPIGO DA ENTREVISTA QUE A ANCIÃ MARGARETH ANSTEE, EX REPRESENTANTE ESPECIAL DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU EM ANGOLA, CONCEDEU AO JORNAL "O PAÍS".

"Noventa e dois por cento dos angolanos registados votaram. Nos países considerados desenvolvidos muitas pessoas já não votam. As eleições tiveram sucesso mas o paciente, que era a paz, morreu porque Savimbi, poucos dias depois, retirou o seu exército das Forças Armadas que tínhamos acabado de instalar. Savimbi estava convencido de que iria ganhar as eleições. Os americanos também o tinham persuadido de que iria ganhar. Ele não podia conceber que não iria ganhar.

Na realidade, a diferença de resultados das eleições presidenciais não foi muito grande.
O Presidente José Eduardo dos Santos estava muito próximo dos cinquenta por cento, não me lembro muito bem, mais foi 49.5% ou algo assim. Na verdade, houve necessidade de uma segunda volta mas Savimbi, quando viu que não ia ganhar, começou a acusar todo o mundo dizendo que tinha havido fraude, uma fraude por parte do Governo, etc, etc, etc… Eu penso que ele não conseguia perceber que não iria ser presidente porque queria ser presidente a todo o custo. Foi uma surpresa muito desagradável para ele descobrir que não o seria.

Fizemos investigações muito especializadas para saber se tinha havido fraude e chegamos à conclusão de que não. Em quase todas essas investigações havia representantes da UNITA, do MPLA e também das Nações Unidas. Depois destas pesquisas, houve uma noite em que um personagem bastante importante, que representava a UNITA e o Dr. Savimbi, estava de acordo com todo o mundo. Porém, no dia seguinte, Savimbi já não estava de acordo.

Contudo, apesar de todos esforços nossos, Savimbi não quis aceitar a realidade, queria ser presidente. Quando eu lhe falava na possibilidade de uma segunda volta, explicando que havia outras maneiras, em democracia, para se chegar à presidência sem recorrer à guerra, tal como Winston Churchill, seu herói, que apesar de ter ganho a guerra perdera uma primeira eleição mas ganhara a seguinte. Na eleição seguinte, Savimbi poderia ganhar e não devia perder esperança. Mas acho que ele (Savimbi) não tinha noção do que era a democracia.

Para Savimbi, já que não se podia ganhar nas urnas então podia-se ganhar com balas.

Contudo, o primeiro passo para a guerra foi a decisão de Jonas Savimbi de não respeitar o resultado das eleições. Basta ver que as tensões recomeçaram quando os generais da UNITA saíram das FAA, situação agravada com todas as acusações de fraudes.

A UNITA tinha ocupado setenta ou oitenta por cento do país, inclusive cidades onde nunca estivera presente antes.

Finalmente o povo angolano, o Governo e as forças armadas, acabaram por vencer. Foi uma solução militar pois não tiveram outra solução a não ser o desaparecimento de Savimbi do cenário.

Antes das eleições, Savimbi chamava-me “mãe” mas, depois das eleições, tratou-me de prostituta internacional e ameaçou assassinar-me." (fim-de-citação)

Angolano Atento • há 8 anos

O Savimbi era maluco e a sua maluquice levou a hecatombe que todos conhecemos e as consequências a UNITA esta a viver até hoje.
O mesmo vai acontecer com o MPLA. O José Eduardo dos Santos com a sua "mania" de querer eternizar - se no poder, rodeando - se de bajuladores vai estragar o MPLA. Se o JES não "larga o osso" agora que pode para dar conselhos ao seu sucessor, com o seu desaparecimento se estiver no poder, o MPLA vai entrar num processo de "auto - destruição" o que será mau para Angola porque as alas do MPLA vão lutar pelo poder...e vai acontecer o mesmo que aconteceu na Cote D'Ivoire de Houphouet Boigney.

PRETA • há 8 anos

SABIAS PALAVRAS!MAS ACONTECE QUE O MAIS VELHO DO M,AINDA CONFIA NA SUA ARCADA DENTARIA PARA CONTINUAR A PRENDER O OSSO,POR ISSO QUID IURIS!?SONOS RESTA ORAR ORAR E MTO!

Certamente que a Margareth Anstee terá outra versão sobre JES quando a situação for inversa. Dos europeus sobre africanos espera-se tudo! Quem os crê ainda não conheceu o historicismo!

justo • há 8 anos

Leram bem??

LIBOLO • há 8 anos

O cao na caça e simplesmente usado pelo seu dono, o caçador que quando apanhe alguma proa este apodera-se-lha. No ato do talho o não achado nem tido simplesmente, e chutado e na refeição se lhe atira OSSOS. E esta a historia da liderança africana. Todo presidente africano e posto pelos imperialistas, por isso, são comprometido por isso não tem compromisso com seus povos. O poderio militar não influenciou porque ai valeu o -QUEM DA MAIS E MELHOR . Assim também aconteceu em 1975. LEIAM ANGOLA para irem descobrir e conhecer sua historia, as verdades, as causas, os porque s. Por isso difícil e o exercício da Democracia. PAZ, PAZ, PAZ,...........

Tito mantas • há 8 anos

Meu Deus!!!
Vocês me persuadiram, falaram tudo!!!
Eu sou neutro e amo a verdade digo-vos : este é o melhor descurso já feito pela UNITA...
Eu ñ tenho nada contra o MPLA, mas em toda verdade vos digo : eu odeio o modo cm eles têm governado tem havido muita injustiça, por favor n vejem isso como que sendo um afronte leia simplesmente esse discurso depois me darão razão...
Eu nunca vou aceitar que alguém me obrigue dizer que o preto é branco, em troca de bens...
Por favor vós os que tendes o poder!
Governem com justiça é só isso que pesso...
Será que é pedir de mais?!
Façam a vontade do povo e evitem guerras e mortes desnecessárias em prol da vossa ambição , por favor!!!

Verdadez • há 8 anos

A UNITA tinha setenta porcentos do territorio sob sua administracao. Mas quando foram derrrrotados pelo povo e a paz chegou, nao foram encontrados sinais de administracao que devia significar construcao de casas, hospitais, escolas e estradas asfaltadas. Pelo contrario a UNITA so aprsentou populacoes miseravelmente desnutridas, monte de sepulturas das vitimas inocentes fuziladas impiedosamente, fogueiras em cinzas com ossadas das mulheres e criancas queimadas nas mesmas e um sem fim campos de minas implantadas em caminhos e terras araveis. Por isso, com o MPLA o paihs esta melhor admistrado e a desenvolver. Com a UNITA a desgraca continuaria a visitar os lares de todos angolanos e muitos de nohs viveriam como escravos, tal como o demonstraram nas aldeias do Uige, Bie, Malanje, Huambo, etc. antes sob sua ocupacao.

Caro irmao VC se for verdade como se chama então vai pela verdade lê o que foi dito ,culpado somos nós, quem não este na cidade no tempo de guerra ,não houve loja ,ninguém comprava carro ,ninguém podia fazer nada .tudo era do estado ,por isso não me vem com mentira ,nos dentro das cidades tínhamos fome ,p conseguir um pão era preciso ficar na bixas das 6 h as 18 h ,depois que a UNITA chegou tudo mudou não minta.Neste momento ninguém diz nada tanto MPLA como a UNITA todos cometeram erros com mais agravante o MPLA porque esteve sempre afrente dos destinos do país, por isso não pode cobrar a UNITA construção se o próprio governo que na altura nem contruiu também mesmo controlando as riqueza não fez nada ,por isso meu irmao o discurso chegou na boa hora p dispersar as consciência de todos nós. Que o país clama pela munda isto é verdade e VC sabe muito bem.

Verdadez • há 8 anos

Voce es cego de espirito ou que? Entao voce a ocupar e governar 70% dum vasto territorio como Angola, nao encontraria riqueza para explorar? A UNITA nao vendeu diamantes lucrando milhoes de dolares? Aonde aplicou o dinheiro? Antes de escrever primeiro raciocina.

Viana Morais Viana • há 8 anos

Mizael você houviu dizer não sabes nada

Parasita Social • há 8 anos

Lembras-te do ministro da saúde no tempo do GURN? Era da UNITA e acabou com Marburg no Ui'ge, enquanto o vice naquela altura rodeava em Luanda a dar entrevistas. Sebastiao Veloso, q Deus te tenha....

Dr Xhoxhota • há 8 anos

Quando se diz, e de forma correcta, que a UNITA controlava 70% do território, eu ate diria, 70 a 78% do território, diz a verdade, mas demonstra ou tentativa de ilusionismo politico ou amadorismo militar e conhecendo Samakuva, aposto mais na 1a do que na 2a.
Uma guerra não se vence apenas por se ter território. Consegue-se vencer ao controlar posições estratégicas, pontos focais de riqueza (alimentação, recursos naturais e as pessoas). Neste aspecto, as FALA não foram mais inteligentes do que as FAA.
As FAA, mais do que as FAPLA dominavam sempre as capitais, em especial aonde havia petroleo, depois os diamantes e deram procuraram sempre acolher as pessoas, ainda que sob o manto corrupto e destruidor da JESLANDIA.
A guerra é perdida porque JES tinha maior visao politco-estrategica do que Agostinho Neto e do que Savimbi.
Como diz e bem Samakuva: compravam petróleo ao MPLA e vendiam armas a UNITA. O que deveria ter sido dito, era que os russos compravam diamantes a UNITA (que também vendia aos sul africanos) e vendiam armas ao MPLA.

dulce crespo • há 8 anos

Samakuva é um boelo ... Falo atoa nem sei se é doctor de que ?

Canende • há 8 anos

Riquíssimo discurso do Presidente da Unita que, objetivo e sereno, fala e mostra-se despido do espírito partidarista e de revanche.

O Presidente da República deve também se comportar em verdadeiro homem de Estado e resignar-se a considerar positivamente o posicionamento do Leader do Galo negro: amor à Pátria, transparência, não à corrupção, independência dos órgãos judiciários e finalmente eleições livres e credíveis.

Senão, Jes arrisca juntar-se aos outros que, nostálgicos, vivem longe das suas terras. Ou dentro, mas na condição de detidos. Penso no caso do ivoirense Laurent Bagbo (em instância de julgamento na Holanda), do burquinabénse Blaise Compaoré (refugiado na França) e no ex ditadores do Egito e da Tunísia (em julgamento nos próprios países).

Ivan Vicente • há 8 anos

Independentemente da minha neutralidade política devo reconhecer que este discurso foi excelente.

Acho que não deveríamos mais voltar a atenção no que acontecu durante a guerra mas sim no futuro. E em vedade vos digo, até muitos dos que com os seus lábios afirmam que Angola está a crescer, nos seus corações defendem que precisamos de uma mudança. Por esta razão Angolanos, olhem para o vosso íntimo e perguntem:
- será que não viveríamos melhor sem corrupção, desigualdade social, nepotismo?
Devemos singir-nos do que é certo e justo afim de construírmos um futuro melhor para todos nós.

Kimbateta. • há 8 anos

MPLA & UNITA,
São todos a mesma porra.

Alfredina Bumba • há 8 anos

Hoje é tão bom passear por Luena. Mas a alguns anos aquilo era um campo de batalha, dor, sangue e mortos da UNITA

Alfredina Bumba • há 8 anos

O maior assassino que que Angola viu. Jonas Savimbe, as lágrimas vêm aos olhos só de lembrar o que ele fez a minha família e em tantas outras famílias Angolanas.

Amigo do Bem • há 8 anos

Também as lagrimas me vêm aos olhos, só de lembrar o que o Mpla fez na minha família.

Alfredina Bumba • há 8 anos

Esse acordo seria o final da dor em Angola se a UNITA de facto respeitasse o resultado das eleições a decisão do povo. Mas para a UNITA o poder sempre esteve a cima de tudo até das nossas vidas.

Alfredina Bumba • há 8 anos

Viva ao MPLA que sempre esteve do lado povo. o povo de ama JES

GURN • há 8 anos

VC FAZ PARTE DAQUELAS PESSOAS QUE TÊM FEITO ENVERGONHAR O PARTIDO VIVEM DO PASSADO NUMA ÉPOCA QUE ANGOLA PRECISA ESQUECER O QUE ESTE OU AQUELE FEZ PARA PODER-MOS TODOS JUNTOS CRIAR UM PAÍS MELHOR PARA AS GERAÇÕES QUE NOS SUCEDERÃO. O QUE GANHAS LEVANTANDO MEMÓRIAS DO PASSADO? OU QUERES QUE NOS OS ANGOLANOS ( MPLA, UNITA, FNLA, CASA CE...) CONTINUEMOS ASSIM A ACHAR QUE APENAS NOS( MPLA, UNITA OU CASA CE) TEMOS A SOLUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA QUANDO ESTÁ JÁ PATENTE Q A NECESSIDADE DE TRAÇARMOS O FUTURO DE ANGOLA JUNTOS E ESQUECERMOS AS NOSSAS DIVERGÊNCIAS PARTIDÁRIAS... PORQUE Q MUITOS COMO VOCÊ SE ACHAM NO DIREITO DE TRAZER ESSES DISCURSOS QUE LEVATAM RANCOR NO MEIO DOS ANGOLANOS? ACREDITAS Q ES A ÚNICA Q PERDEU PESSOAS QUERIDAS NA ÉPOCA DE CONFLITO... LIBERA O TEU CORAÇÃO P UNIDADE NACIONAL PERDOANDO O QUE ACHAS Q A UNITA OU SEI LÁ QUEM FEZ. MOSTRA Q AMAS ANGOLA FAZENDO ISSO...

infeliz teodoro • há 8 anos

Porque que a UNITA também não faz revelações sobre o ataque no Zenza no Itombe ...
Gostaria de mais esclarecimentos sobre este assunto .

infeliz teodoro • há 8 anos

Porque que a UNITA também não faz revelações sobre o ataque no Zenza no Itombe ...
Gostaria de mais esclarecimentos sobre este assunto , fico a espera deste esclarecimento...

fernandes Menga • há 8 anos

Discurso maduro, de quem realmente ama angola e quer vela mudada. o quer ver desenvolvida e diferente do que hoje é!. se José Eduardo dos santos tivesse pelo menos discursos do género e mesmo que não o pratica-se, há muito que a alma dos angolanos estaria em paz.
Viva os lideres que tem visto angola sem ligações partidárias.

Bolchevik13 • há 8 anos

É triste ter de ler comentários carregados de futilidades do tipo: se tinham 70% do território por quê que não governaram ou ganharam a guerra? se tinham uma administração por quê que não construíram escolas? quem matou mais? o MPLA tirou a UNITA das matas e lhes perdoou os crimes!! o discurso acima é bem claro, todos cometeram erros todos têm a sua própria cota de culpa quanto ao que aconteceu no passado. O momento agora é para olharmos para o quê está mal e exigirmos mudanças, acabar com o nepotismo, lutar contra a corrupção, parar de comprar carros caríssimos quando nem sequer temos estradas em condições, PARAR DE ROUBAR, ACABAR COM O FAVORITISMO, pode parecer extremista o que vou dizer: as pessoas que governam este país estão acomodadas e são as mesmas que vivem cometendo erros durante 40 anos, elas não precisam serem despertadas, devem ser substituídas por outras, se essas outras também cometerem erros devem igualmente serem removidas, é esse tipo de cultura e mentalidade que os angolanos devem ter e não ter uma cultura cega de devoção bajuladora em troca regalias.

Daias de Jesus • há 8 anos

Bolchevik 13, faço tuas palavras minhas

kurita yang • há 8 anos

lindas palavras de amor galera de espinosa afirmar que este foi um dos melhores cursos da mônica era uma vez que a tudo na vida precisa ser renovado esse é o presidente josé eduardo dos santos não removido uma vez que já faz um bom tempo no poder o poderio a acabar mal isso vai acabar mal e depois não vai á no c e depois não vai sobrar sobre ele vai sobrar para o povo angolano uma vez que se angola retomar empregarmais armas nós iremos pagar muito aqui rever bem o que dizer a carregar muito bem no que tange em que diz respeito às eleições de 92 na fazenda interpretando carina mais calma gente tem que ter calma de vestir ele não tinha oportunidade de uma segunda chance infelizmente tratava margaret anti asténico mãe e depois começou a chamar por prostituta isso suja suja o currículo vital de alguém salvo salvo ciee nós vermos com muita calma e assertiva aceitamos o que tá certo o que está errado porque não vai haver corrupção como se aconteceu em 92 na cor de bicesse vai haver muita confusão é o país que tem mais cálcio dn opinião fico feliz em viver a minha vida espero que continue assim em paz quando houver troca de presidente que não cessa por gritos da arma eu sempre oro por isso

cheguei • há 8 anos

A UNITA está totalmente desorientada e descontrolada perderam o norte

cheguei • há 8 anos

Coitados da UNITA já não sabem o que fazer perderam se

cheguei • há 8 anos

O povo Angolano já não quer saber dessas porcarias da UNITA

cheguei • há 8 anos

Viva o MPLA e viva Angola

cheguei • há 8 anos

Viva o nosso Presidente e chefe do Executivo nosso Arquitecto da Paz camarada José Eduardo dos Santos.
Viva o MPLA.
MPLA para sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

cheguei • há 8 anos

Angola que o MPLA no poder e para sempre

cheguei • há 8 anos

UNITA sem projectos e sem programas concretos para governar.....Esses Kwachas do Club k e da UNITA estão paiados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

musundi • há 8 anos

o problema e que o MPLA não vai partilhar o poder com a UNITA , portanto a solução objectiva e que : alguns pensadores deste regime devem desaparecer , afim de iniciarmos com as bases da equidade , este e o preço a pagar , da reconciliação nacional .

Tetembwela Joaquim • há 8 anos

Li atentamente esse discurso e quando diz que em 1990, a Unita controlava 70% do país, isso não é verdade. A Unita controlou sim o país em 70% depois das eleições de 1992, quando enveredaram pela guerra, depois de negar os resultados das eleições. Pegaram em armas e ocuparam sim, 70% do paÍs, incluindo capitais de províncias. O que a Unita fazia, até antes de 1992, era guerrilha e ataques rebeldes em alguns municipios, comunas, aldeias e só atacou uma capital de província nos anos 80 que é o Sumbe. COm esse discurso, Samakuva esta a aldrabar. Isso, não significa que neste discurso não há verdade. Tem muita verdade sim.

AUGUSTO A.A. AFONSO • há 8 anos

QUERIDOS IRMÃOS VÓS SÓS JOVENS, DEVEMOS AQUI CONTRIBUIR COM IDEIAS SUGESTIVAS E NÃO ENTRAR MAIS NESTAS BATALHAS VERBAIS QUE VÊM JA ASSOLANDO A MAIS DE 10 ANOS DE PAZ.
DE QUE QUNADO SE FAZ UM DISCURSO TEM SEMPRE QUE SE DIZER: ELES MATARAM NÓS SALVAMOS, OU ELES SÃO OS PIORES DA FITA E NOS OS HEROIS, BLA BLA BLA BLA BLA ... ETC
ESTES DISCURSOS JA NÃO DEVEM VALER PARA NÓS MENTES BRILHANTES D´ANGOLA NEW ERA.
PORQUE ESTES TAIS QUE SE APONTAM O DEDO REFLETEM PARA MI OS PIORES INIMIGOS DO DESENVOLVIMENTO E PROSPERIDADE DO AMANHA, ORA REPARA, ENQUANTO ELES ACUSAM-SE NOS DISCURSOS POR ELES PROFERIDOS "DE QUE! NÓS SALVAMOS E ELES MATARAM". EÚ TIRO DESTE O SEGTE SIGNIFICANTE: SE ELES MATARAM VOCÊS ANDARAM A DISTRIBUIR PIPOCAS AÉREAS, QUE QUANDO OS TERRÁQUEOS RECEBIAM ENGORDAVAM?.
EU SÓ DE OPINIÃO DE QUE ESTES JÁ NÃO DEVIAM GOVERNAR ANGOLA, TANTO OS DA ESQUERDA COMO OS DA DIREITA. PORQUE ENQUANTO ESTIVEREM ALI HAVERA SEMPRE ESTA DESUNIÃO E FALTA DE PATRIOTISMO, DIGO PATRIOTISMO E NÃO PARTIDARISMO QUE É O QUE SE VE NESTE MINHA TRISTE ANGOLA.

Gomes • há 8 anos

SAMAKUVA não deixou de ser atoa hahahahahah