Não foi possível carregar o Diqus. Se você é o moderador, por favor veja o nosso guia de problemas.

Dienekes • 9 anos atrás

Só não entendo porque eles não vão pro Norte, Nordeste ou Bahia. Por que só querem ir para o Sul em comunidades predominantemente euro-descendentes? Não são tão orgulhosos de sua origem/etnia/raça? E os gaúchos e sulistas não são todos maus, mal educados e racistas como a globo falou? Então... por que não largam os ''malvados'' e carrancudos sulistas de lado e vão conviver fraternalmente com seus irmãos na Bahia? Por acaso os lugares que seus irmãos vivem no Brasil não são bons o suficiente pra eles ou o que? Pra mim isso é racismo. Parece que o governo e a elite dominante de Brasília quer colonizar novamente o Sul, simultaneamente acabando com a cultura local, o que acabaria com o sentimento separatista que é forte na maioria dos sulistas. Triste, acabar com todo um povo e cultura únicos só por causa dos interesses de meia dúzia de ricaços lá em Brasília e no Rio de Janeiro. Você percebe claramente que a população local não concorda com isso. Por isso eles nunca consultam a população, especialmente os trabalhadores antes de tomar essas decisões que afetam principalmente a vida do pobre proletário local. O consolo é que quase todos esses imigrantes de países tropicais não aguentam o frio no inverno e vazam logo no primeiro ano. Tomara que ano que vem faça um daqueles invernos de gelar até os ossos, de 20 graus negativos pra baixo. hahahaha

Guest • 9 anos atrás

Excelente ver esse tipo de manifestação aqui. Saiba que você não é o único a ter esse pensamento, Caleb. Essas atitudes do governo em favorecimento de supostas minorias(única minoria no mundo são os brancos, que cada vez mais diminuem devido baixa taxa de natalidade e a imigração incentivada por governos corruptos na Europa) só unirão ainda mais os euro-descendentes. Qualquer branco que manifeste o orgulho de suas origens é taxado de racista pelo governo e pela mídia, inclusive a RBS. Racista mesmo é a história do Haiti onde eles exterminaram com os brancos que lá habitavam na revolução.

Luciana Frutuoso • 9 anos atrás

Tem branco que defende os haitianos mas desconhecem a história macabra do Haiti, onde lá eles estupraram, torturaram e mataram todos os brancos que haviam. Isso ninguém conta né? Acontece que quem grita mais por coitadismo acaba se passando por vítima mas não é.

Leonardo Jung Rott • 9 anos atrás

Vai acabar com toda a cultura, simples esse é o objetivo é triste

mas o governo quer tirar esse pensamento separatista do sul , então ele enche de imigrante fazendo que o sul fique igual ao resto do país

Amer Eng • 9 anos atrás

Vai acabar com a hegemonia branca do Sul !

Luciana Frutuoso • 9 anos atrás

São os brancos a resistência deste governo, então a intenção é a miscigenação num curto período de tempo para fazer estas novas gerações concordarem com tudo que é imposto como acontece no resto do país, sacanagem.

Guest • 9 anos atrás

Não quis te ofender.... reconheço a importância de todos os que pra cá vieram e ajudaram a desenvolver tanto o RS quanto o restante do Brasil.
Só não concordo que você sendo descendente de imigrantes seja tão radical.
Temos que buscar entender as reais motivações desta onda migratória e então posicionarmos de forma coerente.

Guest • 9 anos atrás

Apesar de você ser Da Silva, tem um Abi-Ali... ficou estranho o seu comentário xenófobo...

Aiuto Lopes • 9 anos atrás

OS HAITIANOS E AFRICANOS ESTÃO MUITO BEM INVADINDO O
BRASIL CONSEGUINDO EMPREGO COTA NAS UNIVERSIDADE E MORADIA PROTEGIDO PELO GOVERNO LADRAO DILMA E TURMA DO PT E BRASILEIROS GAÚCHO VAI PUXAR CARROÇA SEM
SAÚDE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA E PAGAR A CONTA QUE VERGONHA

Rick • 9 anos atrás

Bem inteligente o seu comentario. Toda essa grande diaspora de imigrantes, sobretudo, vindo do Haiti nao passa de uma estrategia do governo PT para impressionar a ONU se fazendo de Humanitarios e, com isso, se escondendo atraz da cortina chamada Hipocrisia, mas quem paga a conta sao os brasileiros de fato. Ah..detalhe, os haitianos nao sao tao bons como pensam alguns. Historicamente, os dominicanos ( povo que divide a mesma ilha) odeiam os haitianos e o maior agurmentos dos dominicanos e' que os haitianos sao arrogantes, intrusos, extremamente ambiciosos e , acima de tudo, mal agradecidos.

Dienekes • 9 anos atrás

E daí? O que falei é a realidade plenamente perceptível e verificável por qualquer pessoa independentemente de raça ou origem. A menos que você seja um racista que acredita que haja determinismo biológico e cultural na percepção da realidade. Engraçado você chamar os outros de xenófobo quando você mesmo julga as pessoas pela origem. Qual o problema do Abi-Ali? E se fosse italiano, português, espanhol, alemão polaco, judeu ou indígena?? Como exatamente isso refutaria o que eu falei? rs

Rick • 9 anos atrás

Deveria haver um movimento contra essa invasao !

Guest • 9 anos atrás

* Então você acha que uns punhado de haitianos e africanos vão terminar com a cultura gaúcha? Não subestime nossa cultura e tradição. É mais fácil daqui uns tempos ver eles nos ctgs de bota e bombacha, tomando um amargo... e cultuando nossa tradição.
* E essa conversa de separatismo... pare! Isso é conversa de semana farroupilha... até é legal, mas naquele ambiente. Ou vc vai pegar em armas e ir pro front de batalha?
Eu moro no PR e fico envergonhado quando vaiam o hino brasileiro... fiasco total.
* Claro que a mídia aproveitou a história do Aranha e agora quer taxar os gaúchos de racistas e xenófobos (haitianos). Tive que ir na escola de meu filho, dias atrás, porque chamavam ele de racista (somos gremistas) e depois da reportagem sobre os haitianos (esclarecer o que a professora de história quis dizer sobre "os gaúchos se acham melhores que os demais brasileiros").
* E pra concluir, da mesma forma que saem milhares de brasileiros todos os anos para EUA e Europa, para trabalhar e/ou estudar... acho que podemos acolher alguns milhares de estrangeiros também.

Dienekes • 9 anos atrás

''Então você acha que uns punhado de haitianos e africanos vão terminar com a cultura gaúcha?''

Então você admite que tem que haver um controle e um limite bem delimitado? Desde de que o número seja bem controlado limitado a um punhado não tem tantos problemas. A situação não pode ser livre e perpétua. Senão não se trata de um país e sim terra de ninguém. Isso não é questão de opinião ou ideologia. É mera constatação objetiva dos fatos. Acho que você deveria reler o conceito de País e Estado Nação.

Rick • 9 anos atrás

E essa situacao nao esta' limitada somente a um " punhado ", mas sim, uma bola de neve. Hoje ja' , so' os imigrantes haitianos, somam cerca de 4 mil , sendo que a maioria entrou no Brasił de forma ilegal pelo Estado do Acre. Sem nenhum criterio, esses memos imigrantes , que infrigiram a lei de imigracao entrando no pais de forma clandestina , recebem documentos para morar e trabalhar no Brasil. Essa situacao vai fugir do controle considerando que as fronteiras brasileiras nao sao vigiadas e a noticia de que o Brasil oferece asilo, mesmo para os que entram no pais de forma ilegal, esta' se espalhando como polvora no Haiti. Ou seja, dentro de muito tempo nao sera' mais um " punhado" , mas sim, um grando campo de refugiados, sendo que a unica contribuicao que esses imigrantes oferecem, e' com o aumento da pobreza.

Gian De Faria • 9 anos atrás

Legal vc ser do PR e querer opinar com algo que não é da sua conta. Deve ser muito legal ver aquele amontoado de Haitiano em Curitiba só vagabundeando né? hahaha, conheço alguns paranaenses e já me contaram isso.

Aiuto Lopes • 9 anos atrás

Lupy Lopes OS HAITIANOS E AFRICANOS ESTÃO MUITO BEM INVADINDO OBRASIL CONSEGUINDO EMPREGO COTA NAS UNIVERSIDADE E MORADIA PROTEGIDO PELO GOVERNO LADRAO DILMA E TURMA DO PT E BRASILEIROS GAÚCHO VAI PUXAR CARROÇA SEM SAÚDE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA E PAGAR A CONTA QUE VERGONHA

Luciana Frutuoso • 9 anos atrás

Quero ver se os brasileiros que vão à Europa trabalhar e estudar, digo só estudar né pq trabalhar só se for em trabalho subalterno, e por caráter temporário, pois permanecer lá não é fácil, a imigração barra.

Guest • 9 anos atrás

Vc é um Abi-Ali e pessoas com esses nomes árabes são odiadas na europa, se enxerga tá!!! Xenófobo otário, na europa há bastante xenofobia cotra sua descendencia.

Dienekes • 9 anos atrás

Gostaria de saber onde falei uma mentira. Por acaso não é verdade que eles rejeitam os estados onde negros são maioria e preferem sempre os estados onde praticamente não há negros?

No mais qual o problema com opinião contrária? Não suportam serem contrariados? Ué, mas vocês não são tão abertos e democráticos? Deveriam aprender a conviver com opinião alheia sem ser tão intolerantes. Se eu sou xenofóbico vc é gauchofóbico ou oikofóbico no caso de ser gaucho, o q duvido muito.

No mais como pode existir minha descendência se nem tenho filhos? Deixa de ser burro, tu não sabe nem o que tá falando.

Dienekes • 9 anos atrás

Tá, mas e daí? Se eu fosse negro ou tivesse um nick judeu iam estar apontando isso? O que eu falei é universal, bando de hipócritas, falsos moralistas de merda.

Renata • 8 anos atrás

R: Guest e Caleb - Excelente ver esse tipo de manifestação aqui. Saibam que vocês não são os único a ter esse pensamento.²

Jonas Bragança Molopock • 8 anos atrás

Fica ai de marra, até construirem 50 favelas no RS, e vc ter que dormir embaixo da cama fugindo de bala perdida. Vou postar umas fotos que mostram o que esses "coitados" fazem no Rio para vcs que defendem essas massas migratórias acordarem um pouco. Você acha que o governo brasileiro é bonzinho? Por que a política de imigração brasileira é tão branda? Acham que vocês seriam bem recebidos no Haiti? Brasil para os brasileiros!

Guest • 9 anos atrás

Excelente ver esse tipo de manifestação aqui. Saiba que você não é o único a ter esse pensamento, Caleb.

Rick • 9 anos atrás

Concordo com voce! Bem inteligente o seu comentario. Toda essa grande diaspora de imigrantes, sobretudo, vindo do Haiti nao passa de uma estrategia do governo PT para impressionar a ONU se fazendo de Humanitarios e, com isso, se escondendo atraz da cortina chamada Hipocrisia, mas quem paga a conta sao os brasileiros de fato. Ah..detalhe, os haitianos nao sao tao bons como pensam alguns. Historicamente, os dominicanos ( povo que divide a mesma ilha) odeiam os haitianos e o maior agurmentos dos dominicanos e' que os haitianos sao arrogantes, intrusos, extremamente ambiciosos e , acima de tudo, mal agradecidos.

Enzo • 8 anos atrás

Vc deveria ler com mais atenção. Na matéria diz:"A escassez de força de trabalho nas indústrias do interior gaúcho foi determinante para que empresários buscassem migrantes. Sem eles, as linhas de produção corriam o risco de parar, efeito do desinteresse da população local – focada em melhores empregos – em desempenhar atividades pesadas e menos rentáveis.— Enfrentávamos uma carência enorme de mão de obra. Ficamos sabendo que a Massas Romena (em Gravataí) havia contratado haitianos. Fomos até Brasileia (no Acre) e trouxemos 50 haitianos em outubro de 2012 — conta Sandra Simonis Lucca, supervisora
de Pessoal da Dália Alimentos, em Encantado.
— Em fevereiro de 2013, voltamos a Brasileia e trouxemos mais 75 haitianos e alguns dominicanos. A partir daí, eles começaram a fazer contatos com outros compatriotas, que foram se candidatando a vagas de emprego. Atualmente, a empresa conta com 321 estrangeiros no frigorífico de Encantado — 30% do total de funcionários", LEIA novamente.

Nulyan Pelsy • 9 anos atrás

Vc está correta, a única com sabedoria intuitiva aqui, o resto são igênuos e ignorantes, não tem experiência de morar no exterior!

Dienekes • 9 anos atrás

Não sou sulista mas há de se reconhecer o medo e desconfiança que a identidade e cultura gaúcha, e a disposição histórica deles pelo separatismo (que existe até hoje já confirmada por diversos estudos e pesquisas de opinião), sempre despertou nos altos círculos da oligarquia que comandava o país do Rio de Janeiro e agora comanda em Brasília. Por isso, para eles é importante que se apague a cultura gaúcha o mais rápido possível. Quando os três estados sulistas estiverem completamente ''brazilizados'' e o gaúcho tiver sido extinto da face da terra, aí o objetivo estará completo. O risco de secessão desaparecerá.

Guest • 9 anos atrás

Concordo, já colocaram essa escória pobre, que vai aumentar a bandidagem logo no sul pra acabar com a colonização européia lá. Tomara mesmo que os invernos vindouros seja brabo pra esse povo zarpar do sul! Invasão não tem outra palavra, o Brasil está sendo invadido e ainda tem besta apoiando.

PauloPennaforte • 9 anos atrás

Muito boa e oportuna reportagem.
E para quem ficar torcendo o nariz, tem que lembrar. Se não se chama Iraci, Peri ou Ceci, com certeza é descendente de outros imigrantes carentes de outras épocas. Então, nada de querer discriminar. De alguma forma somos todos "estrangeiros" neste país.
Tenho prestado alguns serviços, sobretudo para haitianos. No geral são todos educados e são muito honestos e corretos.

Aiuto Lopes • 9 anos atrás

OS HAITIANOS E AFRICANOS ESTÃO MUITO BEM INVADINDO O
BRASIL CONSEGUINDO EMPREGO COTA NAS UNIVERSIDADE E MORADIA PROTEGIDO PELO GOVERNO DILMA DO PT
E BRASILEIROS GAÚCHO VAI PUXAR CARROÇA SEM
SAÚDE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA E PAGAR A CONTA QUE VERGONHA

Dienekes • 9 anos atrás

Não, não. O país tem uma identidade de matriz bem clara, que criou tudo isso aqui há 500 anos com algumas pequenas variações regionais no Sul, Norte e Nordeste. Além é claro dos mestiços que também são identificados com a cultura portuguesa. E nem todos os imigrantes são carentes. Nossos pais, os portugueses vieram como legítimos conquistadores da terra. Já outros, vieram como banqueiros sanguessugas. Não existia Brasil na época dos índios. Era uma selva enorme com vários povos silvícolas caçadores-coletores da idade da pedra se digladiando numa eterna guerra genocida, sem qualquer senso de identidade nacional. Nem mesmo falavam a mesma língua.

No caso esses haitianos e africanos que estão chegando em massa agora são totalmente exóticos a cultura do país, aos costumes, modo de vida e visão de mundo do Povo. Mas vamos lá: Você defende uma idéia que é insustentável, pois se for aplicada de fato em sua totalidade o país acaba. Nem sequer existiria um país. Pra existir um país, tem que haver um território. E se qualquer um pode entrar e sair livremente, não existe território, então, não existe um país. Um limite tem que ser delimitado e imposto, mais cedo ou mais tarde. Até por que, não existe qualquer evidência de que a situação de todos os pobres e necessitados do mundo mudaria se todos eles viessem pra cá. No mais, é importante ressaltar que a imigração é sempre ruim tanto para os pobres que emigram quanto para a população local pobre trabalhadora que é obrigada a os receber e conviver com eles independente das incompatibilidades culturais e os conflitos que isso invariavelmente causa. Sempre um lado ou outro tem que ceder, o que vai resultar em posição de privilégio de um grupo e opressão de outro. O que você defende, é meramente um aparato do capitalismo ocidental para não entrar em colapso, se expandir e gerar lucros. Só quem lucra são os ricos capitalistas que tem sua oferta de mão-de-obra aumentada, a classe trabalhadora desunida, sindicatos fracos e os salários e custos reduzidos pois há um aumento na oferta de gente que aceita trabalhar por qualquer prato de comida além de ajudar na homogenização dos povos e perda de identidade e cultura tradicional a fim de gerar mais consumidores de mc donalds e quinquilharias inúteis. O que ruma obviamente ao fim da diversidade étnica e cultural. Ou seja, genocídio de toas as culturas originais no mundo.

Enquanto esses africanos, que poderiam estar melhorando e enriquecendo o próprio país e o próprio povo (já que são todos muito bons em tudo que fazem como vc gota de dizer) são explorados 2 vezes. Primeiro pelos capitalistas dos países ricos que sempre sugaram até não poder mais da África, e são em grande parte responsáveis pelo caos e pobreza de lá, e depois pelos capitalistas daqui que se aproveitam da situação de fragilidade dos pobres trabalhadores dos países do terceiro mundo para os usarem como escravos e massa de manobra eleitoral. Imigração na pós-modernidade pode ser sim classificada como sinônimo de escravidão e opressão.

Guest • 9 anos atrás
PauloPennaforte • 9 anos atrás

Imbecil sectário sempre precisa etiquetar as pessoas, atacá-las e ofendê-las, já que argumentos sua pouca inteligência [se é que alguma] não lhes permite ter. Vai estudar um poco e se conseguir entender um pouco do que ler [o que duvido], aí volta. Vai ver direito quem eram muitos desses "povos trabalhadores". E quem te disse que os atuais não são trabalhadores? Como escrevi mas teu deficit cognitivo não te permitiu entender, conheço vários e sei do que estou falando, e não apoiado em preconceito que é típico de idiota como tu. Aliás, perdeu teu emprego para um haitiano, foi?

Franco Ferreira • 9 anos atrás

Mão de obra honesta é bem vinda...sempre.
Não consigo ver eles "roubando" trabalho nosso...
Acho que tem um erro de não termos investido em infraestrutura pra trazer mais empresas e assim permitir mais empregos, tanto os de "entrada" quanto os que exigem qualificação.
Assim como temos brasileiros que querem tentar a vida lá fora, também devemos receber bem eles.
Muito legal. Boa essa matéria, não é tendenciosa nem nada. Parabéns.

Pacificador • 9 anos atrás

O Brasil precisa de mão de obra qualificada, e não me refiro aos médicos escravos cubanos, colocados aqui, para financiar a ditadura dos irmãos Castro.

Claro que é importante ajudar quem precisa, mas trazer mão de obra que não tem especialização nenhuma, para concorrer com brasileiros nessa mesma situação, não me parece justo, nem adequado.

aip2 • 9 anos atrás

Cara, você é o maior imbecil aqui dos posts da ZH. Toda vez que leio teus comentários repletos de sectarismo, ódio, intolerância e burrice, dá vontade de perder a fé na humanidade. Sério! Você deveria se tratar e deveria ser com um médico cubano!

Carlos • 9 anos atrás

Ô meu, os caras vêm falando inglês e tu quer mais qualificação?! Aposto que nem o To Be você conjuga!

Patriota • 9 anos atrás

Eu me pergunto,e se isso virar moda na Africa ?E se todos os africanos começarem a ter interesse de vir ao Brasil ?Até quando vamos conseguir manter essa migração ?
Não quero ser contra aos imigrantes virem para cá, só que o Brasil não está tão bem assim para se dar ao luxo de ser ponto chegada para imigrantes vindos de qualquer parte do globo em busca de trabalho.
Nossa economia não esta em alta,a inflação bate nas nossas portas,e os imóveis estão cada vez mais caros junto com o aluguel.Por favor senhores vamos ter bom senso.Não vivemos num país que teve um salto de desenvolvimento econômico como os Estados Unido e que conseguiu suprir a mão de obra dos imigrantes.
Nós somos um país subdesenvolvido, onde a nossa posição no IDH é 79°, e temos um IDH inferior a muitos países vizinhos nossos que estão em crise financeira, um bom exemplo é a Argentina, temos que cair na realidade deste país.

Guest • 9 anos atrás

Cooperativa de suínocultores de Encantado Ltda. Cosuel produtos Dalia.

Essa mesma cooperativa que agora contrata 400 Haitianos para compor sua falta de mão de obra é a a mesma que no tempo do FHC e companhia vivia demitindo e ameaçando fechar por não dar lucro. Essa é a diferença do Governo atual para o anterior...

ronilson pereira • 9 anos atrás

ESSE É UM FENÔMENO INTERESSANTE, VEJA SÓ, SE OS EUA NÃO TIVESSE ACEITADO OS IMIGRANTES NO COMEÇO DE SUA INDUSTRIALIZAÇÃO E NO PERÍODO QUE OS AMERICANOS NÃO QUERIAM MAIS FAZER SERVIÇOS PESADOS SE NÃO TIVESSE ESSES IMIGRANTES EU ACHO QUE OS EUA NÃO SERIAM O PAIS RICO QUE É HOJE, EU PENSO ASSIM QUE QUANTO MAIS OS IMIGRANTES PRODUZIREM E MAIS VAI TER EMPREGO, MAIS EMPREGO mAIS DINHEIRO, MAIS SERVIÇOS MAIS vigor na ECONÔMICA, ENTÃO EU NÃO VEJO UM PROBLEMA NESSA ONDA MIGRATÓRIA, EU VEJO PROGRESSO!!!

Nulyan Pelsy • 9 anos atrás

ERRADO! O maior problemão eles tiveram! Antes EUA e Japão podiam deixar as portas de casa sem chaviar, agora até aqui no Japão isso já não é possível. O Brasil PRECISA DE MÃO DE OBRA especializada de gente que traga KNOWHOW e tecnologia para acrescentar! Mão de obra barata já tem no Brazil. Estes caras vão tirar o emprego do povo brasileiro, e trazer o perigo do Islam pra vcs aí!

Aiuto Lopes • 9 anos atrás

Lupy Lopes OS HAITIANOS E AFRICANOS ESTÃO MUITO BEM INVADINDO OBRASIL CONSEGUINDO EMPREGO COTA NAS UNIVERSIDADE E MORADIA PROTEGIDO PELO GOVERNO LADRAO DILMA E TURMA DO PT E BRASILEIROS GAÚCHO VAI PUXAR CARROÇA SEM SAÚDE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA E PAGAR A CONTA QUE VERGONHA

Patriota • 9 anos atrás

Você leu o que eu escrevi ?

Mimimi do cão • 9 anos atrás

Qual é o limite, então? Quantas pessoas podemos receber? Você tem ideia? Então para de fingir que sabe o quanto é muito. Se você é contra, seja explícito, para de inventar argumentos falaciosos.

Patriota • 9 anos atrás

O limite é a falta de emprego.
Tu acha que vive no paraíso?
Não, tu não vive no paraíso,mas tu vive num lugar onde pessoas tem perdido emprego,onde a industria tem demitido,onde existe uma previsão de crescimento de 0,3% no PIB.
Por favor pará de pensar que existe emprego e que o Brasil é uma potencia que se da ao luxo de receber imigrantes pobres e sem qualificação alguma.
Temos muitos problemas e vocês querem mais problemas.

Mimimi do cão • 9 anos atrás

Devemos parar de mandar problemas para os outros também, não acha? Porque todo ano tem brasileiro indo para todos os cantos do mundo dar "problema" para outros países.

Jonas Bragança Molopock • 8 anos atrás

A um problema cultural também. Vá no google earth e observe como esse pessoal vive na África e no Haiti. Aqui no Rio, alguns imigrantes ganharam casas em um condomínio simples, e eles transformaram o lugar em favela. Venderam as janelas e portas, substituíram por pedaços de madeira. Inclusive, há tráfico e outras ilegalidades no lugar, pois eles fazem de tudo por umas moedinhas. Vamos parar de nos fingir de santos e caridosos. Isso é um problema enorme!

Carlos • 9 anos atrás

600 metalúrgicos gaúchos foram trabalhar no Canadá, poos lá é uma profissã . inferior. .. vc é contra isto também? !

Patriota • 9 anos atrás

Isso já é uma prova cabal de que não existe emprego como se fala por aí.
E você tem a cara de pau de achar bonito estes imigrantes virem para cá.
Tu não gostas do povo brasileiro?
Quer mais pobreza,né?